Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 07 de outubro de 2018

Conheça os principais destaques dos festivais de cinema de Toronto, Veneza e Telluride

Os festivais são considerados grandes termômetros para a temporada de premiações, principalmente para o Oscar.

Foi dada largada à temporada de premiações 2019. Em setembro, ocorreram três festivais que são considerados termômetros para o Oscar, já que boa parte de seus destaques são agraciados com diversas indicações à concorrida estatueta. São eles o Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), o Festival de Veneza (Itália) e o Festival de Cinema de Telluride (EUA).

O Cinema com Rapadura selecionou os filmes que figuraram entre os principais destaques desses festivais. Prepare a sua lista, e fique atento aos fortes candidatos ao Oscar 2019:

At Eternity’s Gate

O filme retrata o período vivido por van Gogh (Willem Dafoe) em Arles, no sul da França, onde veio a falecer – mesmo recorte feito em 2017 pela animação “Com Amor, Vincent“. O título do filme faz menção ao nome em inglês de uma das obras mais emblemáticas do pintor, “Homem Velho com a Cabeça em Suas Mãos” (em tradução livre, o original seria “Nos Portões da Eternidade”), que mostra um homem em idade avançada em uma posição que faz alusão ao desespero. A direção é de Julian Schnabel.

O longa ainda não tem data de estreia no Brasil, mas tem lançamento previsto nos EUA para 16 de novembro deste ano.

Assista ao trailer

The Favourite

No novo filme do aclamado diretor cult Yorgos Lanthimos (“O Sacrifício do Cervo Sagrado”), Olivia Colman interpreta a rainha Anne, que tem como sua fiel conselheira e amiga a Sra. Sarah (Rachel Weisz). A Inglaterra do século XVIII está em guerra com a França, mas a rainha está mais preocupada em caçar patos ou comer abacaxis. No entanto, a situação complica para a Sra. Sarah quando uma nova servente (Emma Stone) chega ao castelo com planos de se tornar a mais nova conselheira da rainha.

O filme ainda não tem previsão de estreia no Brasil, mas será lançado nos EUA em 23 de novembro deste ano.

Assista ao trailer

Her Smell

Becky Something (Elisabeth Moss) é uma estrela destrutiva do punk rock que leva sua vida ao extremo enquanto trava uma batalha contra o seu vício em álcool. Ela deseja voltar a ativa e recuperar sua criatividade que um dia foi a fórmula de sucesso de sua banda.

Dirigida por Alex Ross Perry, o longa estreou nos EUA em 09 de setembro deste ano, mas ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Assista ao teaser

Green Book

O filme, que foi o vencedor do principal do Festival de Toronto, é baseado na história real da amizade entre o pianista negro de jazz, Don Shirley (Mahershala Ali) e seu segurança branco Tony Lip (Viggo Mortensen) durante a turnê pelo sul dos Estados Unidos, região conhecida pelo seu histórico preconceito.

Dirigido por Peter Farrely, o longa estreia nos EUA em 21 de novembro deste ano, mas ainda não tem data prevista para o Brasil.

Assista ao trailer

High Life

A história do filme protagonizado por Robert Pattinson e Juliette Binoche se passa em uma espaçonave com um grupo de criminosos a bordo. Os criminosos foram convencidos a acreditar que serão libertados caso participem de uma missão em busca de um buraco negro, para encontrar uma fonte alternativa de energia. Ao mesmo tempo, eles se submetem a experiências sexuais ministradas pelos cientistas a bordo.

O longa estreou em 09 de setembro nos EUA, mas permanece sem previsão de estreia no Brasil.

If Beale Street Could Talk

O novo filme do diretor Barry Jenkins, cujo último trabalho, “Moonlight“, venceu o Oscar de Melhor Filme em 2017, narra a história do casal Tish (Kiki Layne) e Fonny (Stephan James). Ao descobrir que está gravida, Tish vê seu marido ser preso por um crime que não cometeu. Com a ajuda de sua família, ela luta para limpar o nome de Fonny antes que seu bebê nasça.

A adaptação cinematográfica do romance escrito por James Baldwin estreia em 30 de novembro deste ano nos Estados Unidos, mas ainda não tem uma data de lançamento prevista no Brasil.

Assista ao trailer

Nasce Uma Estrela

Na trama do filme, Jackson Maine (Bradley Cooper), é um experiente músico que descobre a artista desconhecida Ally (Lady Gaga), por quem se apaixona. Ela está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma cantora de sucesso, até que Jack a convence a mudar de ideia. Porém, apesar de a carreira de Ally decolar, o relacionamento pessoal entre os dois começa a desandar, à medida em que Jack luta contra seus próprios demônios. A história já foi gravada para o cinema três vezes, sendo a versão de 1954 considerada o sétimo melhor musical americano de todos os tempos.

O longa tem estreia prevista para 11 de outubro de 2018 no Brasil.

Assista ao trailer

Vox Lux

A trama de “Vox Lux” se passa ao longo de 15 anos, mostrando como Celeste (Natalie Portman) se tornou uma estrela do pop após uma grande tragédia nacional. A história também mostrará diversos momentos da cultura pop americana, por meio dos olhos da protagonista.

Dirigido por  Brady Corbet, o filme estreia nos EUA em 07 de dezembro deste ano, mas ainda não tem previsão de estreia no Brasil.

Assista ao teaser

O Primeiro Homem

O novo longa do aclamado diretor Damien Chazelle, de “La La Land: Cantando Estações“, é baseado na biografia “First Man: A Life of Neil Armstrong” (“O Primeiro Homem: A Vida de Neil A. Armstrong“, em tradução livre). O filme focará na vida de Armstrong (Ryan Gosling) entre os anos de 1961 e 1969, acompanhando sua trajetória até o dia em que ele se tornou o primeiro homem a pisar na Lua.

O filme estreia no Brasil em 18 de outubro.

Assista ao trailer

Boo Mesquita
@boomesquita

Compartilhe


Conteúdos Relacionados