Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Descubra os principais destaques do Festival Sundance de Cinema de 2018

Veja a lista com grandes filmes dentro do Festival que deverão ser lembrados muitas vezes ao longo do ano.

O Festival Sundance de Cinema é conhecido por ser um dos mais importantes eventos do cinema independente e a primeira grande celebração dos possíveis sucessos de crítica e (talvez) de bilheteria que chegarão ao circuito comercial durante o ano. Apenas para citar como exemplo, “Me Chame Pelo Seu Nome” e “Mudboud: Lágrimas Sobre o Mississipi” foram exibidos pela primeira vez na edição do ano passado do festival. Além destes, as últimas edições trouxeram obras como: “Whiplash: Em Busca da Perfeição” (2014), “Brooklyn” (2015), “Manchester À Beira-Mar” (2016), “Preciosa” (2009), “Indomável Sonhadora” (2012) e muitos outros.

Dentre os vencedores e os destaques desta edição, muitos poderão se tornar memoráveis para a próxima temporada das premiações de Hollywood e também lembrados como grandes obras do ano. Pensando nisso, o Cinema Com Rapadura preparou uma lista com os principais destaques do festival.

“The Miseducation of Cameron Post”, de Desiree Akhavan

Sinopse: Em 1993, uma adolescente chamada Cameron Post é pega tendo um encontro sexual com a rainha do baile de sua escola. Cameron é então forçada a ir em um centro de terapia de conversão gay por seus conservadores tios e responsáveis legais.

O grande vencedor do festival em 2018 é um filme dirigido por uma mulher, Desiree Akhavan, fato marcante para o festival e que comprova um aumento no número de diretoras dentro do mercado de Hollywood. O longa, que retrata sobre a temática atual do preconceito contra homossexuais, conta com Chloë Grace Moretz (“A 5ª Onda”) como principal nome do elenco. Promete não ser esquecido facilmente devido ao seu tema extremamente relevante na atualidade.

“I Think We’re Alone Now”, de Reed Morano

Sinopse: A trama do longa gira em torno de Del, um homem que tem todas as suas fantasias de reclusão realizadas quando a população da Terra desaparece em um misterioso acidente. Porém, uma nova sobrevivente aparece, ameaçando seu novo estilo de vida.

A obra foi uma das premiadas pelo júri do festival, no prêmio de Excelência em Cinema. A ficção científica criada pela badalada diretora Reed Morano (da série “The Handmaid’s Tale”) chamou a atenção do público e da crítica especializada, que classificou a obra como “inovadora”. Peter Dinklage (“Três Anúncios para um Crime”), Ellen Fanning (“O Estranho que Nós Amamos”), Charlotte Gainsbourg (“Boneco de Neve”) e Paul Giamatti (“Straight Outta Compton: A História do N.W.A.”) formam o elenco.

“Benzinho”, de Gustavo Pizzi

Sinopse: Irene mora com o marido e os quatro filhos nos arredores do Rio. Em crise no trabalho e com a irmã, ela se desdobra para ajudar a todos e dar atenção aos filhos. Quando seu filho mais velho é convidado para jogar handebol na Alemanha, ela terá que lidar a partida do garoto.

Este filme brasileiro extremamente aclamado conta com Gustavo Pizzi (“Riscado”) na direção, além das performances imensamente elogiadas de Karine Teles (“Fala Comigo”), Adriana Esteves (“Real Beleza”) e Otávio Müller (“Detetives do Prédio Azul”). O longa já desponta como um possível indicado tupiniquim ao Oscar 2019.

“The Kindergarten Teacher”, de Sara Colangelo

Sinopse: Uma professora do jardim de infância em Nova York se torna obsessiva por um de seus estudantes, o qual ela acredita ser uma criança prodígio.

Este que é apenas o segundo trabalho da diretora Sara Colangelo (“Conflitos e Reencontros”) já promete ser lembrada até a grande temporada de premiações, principalmente devido a sua vitória como no quesito melhor direção dentro do festival. Também foram elogiadas as atuações de Maggie Gyllenhaal (“Nanny McPhee e as Lições Mágicas”) e Rosa Salazar (“Maze Runner: A Cura Mortal”). O elenco também conta com Gael Garcia Bernal (“Vida: A Vida é uma Festa”).

“Nancy”, de Christina Choe

Sinopse: Nancy se torna cada vez mais convencida de que foi sequestrada quando criança. Quando conhece um casal cuja filha desapareceu há trinta anos, dúvidas razoáveis dão lugar a uma crença intencional.

A estreia de Christina Choe na direção e na escrita de um longa pode ter marcado o surgimento de uma nova revelação de Hollywood. O suspense ganhou o prêmio de Melhor Roteiro do festival e teve destaques da crítica por se tratar de uma “história diferenciada”. Steve Buscemi (“Transfomers: O Último Cavaleiro”) e Andrea Riseborough (“A Guerra dos Sexos”) são os destaques no elenco.

“Hereditary”, de Ari Aster

Sinopse: Mesmo após a morte da reclusa avó, a matriarca dos Graham ainda exerce um mal sobre a família, especialmente em sua neta adolescente e solitária, com quem ela sempre teve um fascínio incomum. À medida que um terror esmagador toma conta de sua casa, sua existência pacífica é desfeita, forçando sua mãe a explorar um reino mais obscuro para escapar do destino infeliz que eles herdaram.

Mesmo não sendo premiado em nada, esse filme de terror obteve as maiores notas dentre os participantes do festival, atingindo 89/100 no Metascore. O longa, estreia de Ari Aster na direção, promete ser a obra-prima do gênero no ano, adentrando no “pós-horror“, nova denominação para produções de terror do cinema recente e que tem feito tanto sucesso. Tem sido comentado por muitos como o “A Bruxa” de 2018. Toni Collette (“xXx: Reativado”) é o nome mais famoso dentro do elenco.

“Wildlife”, de Paul Dano

Sinopse: Um menino testemunha o casamento de seus pais acabando depois que sua mãe encontra outro homem.

A estreia de Paul Dano (“Um Cadáver Para Sobreviver”) como diretor foi uma das maiores surpresas do festival nesse ano. O renomado ator saiu com uma das maiores médias de notas e também deve ser lembrado nas grandes premiações até o final de 2018, principalmente devido ao renomado elenco, que conta com Jake Gyllenhaal (“Okja”), Carey Mulligan (“As Sufragistas”), Ed Oxenbould (“A Visita”), dentre outros.

Todos os filmes citados na lista ainda não possuem previsão de estreia no Brasil, devendo aparecer em território nacional apenas depois de marcar presença nos principais festivais pelo mundo.

Cláudio Gabriel
@ClaudiogabrielJ

Compartilhe


Conteúdos Relacionados