Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Soundtrack: Música e emoção nos palcos do Oscar

A cerimônia deste ano contará com as apresentações do U2, Karen O, Pharrel Williams e Idina Menzel. Vamos relembrar outras estrelas que já pisaram no tapete vermelho.

U2 photographed by John Wright

A 86ª edição da cerimônia do Oscar será realizada no próximo dia 02 e reservará uma boa parte da noite para as atrações musicais. Este ano, quem sobe ao palco é a banda irlandesa U2, apresentando sua música “Ordinary Love”, do filme “Mandela” e forte concorrente na categoria Melhor Canção Original. O vocalista Bono diz que a canção tem como objetivo levar ao público uma faceta diferente e pouco explorada de Mandela.

A intenção do filme é mostrar o outro lado dele, o amante, o pai, o amigo e o marido, então eu senti que teria de compor uma canção de amor, e uma canção de um amor complicado“, afirma o cantor.

Karen OAlém do grupo liderado por Bono, também foram confirmadas as performances de Karen O, vocalista do Yeah Yeah Yeahs, Pharrel Williams e Idina Menzel. Karen e Williams também competem pela estatueta dourada com suas canções “The Moon Song”, do filme “Ela”, e “Happy”, de “Meu Malvado Favorito 2″, respectivamente. Idina Menzel dubla a personagem Elsa em “Frozen – Uma Aventura Congelante” e interpretará a música “Let It Go”, composta por Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez.

Melhor Canção Original

A categoria foi introduzida na cerimônia de premiação do Oscar em 1934, em sua sétima edição. Desde então, compositores e letristas são homenageados por seu trabalho e dedicação à arte e produção cinematográfica. Além da entrega de prêmios, intérpretes e os próprios compositores costumam apresentar as canções que concorrem na categoria em todos os anos. Dentre os indicados à categoria, muitos são integrantes de bandas ou artistas pop bastante conhecidos e aclamados pelo público.

Pharrel Williams

Como requisito para concorrer à premiação, é preciso que a canção seja original e tenha sido escrita especificamente para tal filme. Músicas que tiveram seu lançamento antes da realização e produção de um filme não podem ser indicadas ao Oscar, mesmo que sejam fortemente associadas ao filme do qual compuseram a trilha sonora, assim como “I Will Always Love You”, de “O Guarda Costas”.

Empolgados com as apresentações musicais no Oscar deste ano, separamos aqui bandas e artistas famosos que já foram indicados à estatueta de ouro. Dentre os vários músicos que já tocaram na cerimônia, escolhemos apenas 15 e a partir dos anos 90. Veja:

Bon Jovi – Blaze of Glory (1991)

Embora tenha feito uma apresentação energética na cerimônia de 1991, o grupo não ganhou o prêmio de Melhor Canção Original, perdendo para Stephen Sondheim. Jon Bon Jovi compôs “Blaze of Glory” para o filme “Jovens Demais para Morrer”, de Geoff Murphy.

Bryan Adams – (Everything I do) I Do It For You (1992)

http://www.youtube.com/watch?v=ZGoWtY_h4xo

Apesar de amada pelo público, a música não conseguiu vencer a força de “A Bela e a Fera”, com três indicações para Melhor Canção Original. Bryan Adams compôs as letras da canção para o filme “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões”, de Kevin Reynolds.

Bruce Sprigsteen – The Streets of Philadelphia (1994)

O filme “Filadélfia”, de Jonathan Demme, teve duas indicações a Melhor Canção Original: “Philadelphia”, por Neil Young, e “The Streets of Philadelphia”, vencedora da categoria em 1994.

Elton John – Can You Feel the Love Tonight (1995)

Elton John dominou a premiação de 1995, sendo indicado por outras duas canções (“Circle of Life” e “Hakuna Matata”), além de “Can You Feel the Love Tonight”, vencedora da noite. As três canções foram compostas para o filme “O Rei Leão”, de Roger Allers e Rob Minkoff. 

Phill Collins – You’ll Be In My Heart (2000)

Uma das grandes maravilhas da Disney é, com certeza, a música. Phill Collins conquistou a estatueta em 2000 com sua canção feita para a animação “Tarzan”, de Chris Buck e Kevin Lima. 

Bjork – I’ve Seen It All (2001)

http://www.youtube.com/watch?v=RnEJUio2DiE

Além de cantar e compor a música de “Dançando no Escuro”, de Lars Von Trier, a islandesa também atuou no filme. Apesar de uma bela apresentação, a cantora não levou uma estatueta para casa. 

Bob Dylan – Things Have Changed (2001)

Musicalmente falando, Dylan foi o grande vencedor da noite. Sua canção foi composta para o filme “Garotos Incríveis”, de Curtis Hanson.

Paul McCartney – Vanilla Sky (2002)

Mesmo com uma canção e apresentação fortes, Sir Paul McCartney não conquistou a estatueta em 2002. Ele escreveu a música para “Vanilla Sky”, de Cameron Crowe.

Sting – Until (2002)

Um dos nomes mais recorrentes entre os nomeados a Melhor Canção Original no Oscar, Sting já fora indicado em 2001 por “My Funny Friend and Me”, da animação “A Nova Onda do Imperador”, de Mark Dindal, e foi indicado pela terceira vez em 2004 com a canção “You Will Be My Ain True Love”, do filme “Cold Mountain”, de Anthony Minghella. “Until” foi composta para o filme “Kate & Leopold”, de James Mangold.

Eminem – Lose Yourself (2003)

http://www.youtube.com/watch?v=Lp99IGfHIkA

Eminem desbancou grandes nomes em 2003, como U2 e Paul Simon, e venceu a estatueta de 2003. Sua canção foi feita para “8 Mile: Rua das Ilusões”, de Curtis Hanson, filme baseado em sua vida.

U2 – The Hands that Built America (2003)

Primeira apresentação da banda em uma cerimônia do Oscar, o U2 encantou a plateia, mas não conquistou o prêmio de Melhor Canção Original. A música foi composta para o filme “Gangues de Nova York”, de Martin Scorsese.

Counting Crows – Accidentally in Love (2005)

O grupo tocou na cerimônia de premiação do Oscar, mas acabou perdendo para Jorge Drexler. A canção fez parte da trilha sonora de “Shrek 2″, de Andrew Adamson, Kelly Asbury e Conrad Vernon.

Three 6 Mafia – It’s Hard Out Her for a Pimp (2006)

http://www.youtube.com/watch?v=aGmUksCmY2E#t=119

O grupo venceu na categoria e fez uma performance histórica na cerimônia ao mostrar algo diferente daquilo que é esperado em uma apresentação musical no Oscar. A música foi composta para o filme “Ritmo de um Sonho”, de Craig Brewer.

Carlinhos Brown e Sérgio Mendes – Real in Rio (2012)

Os primeiros representantes brasileiros na categoria Melhor Canção Original no Oscar, Carlinhos Brown e Sérgio Mendes criaram um canção que representasse o ritmo do país em “Rio”, de Carlos Saldanha.

Adele – Skyfall (2013)

http://www.youtube.com/watch?v=U9iYfamfByA

Além da linda apresentação na cerimônia do Oscar e de conquistar a estatueta de Melhor Canção Original, Adele se consagrou por ter composto um dos melhores e mais marcantes temas dos filmes de James Bond em “007 – Operação Skyfall”, de Sam Mendes.

Adele Lazarin
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados