Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 15 de março de 2014

Soundtrack: Músicas para guarda-chuvas, chaminés e crianças levadas

Desta vez, a coluna Soundtrack se sujou de fuligem e voou para Londres com Mary Poppins para aprender as canções inesquecíveis deste eterno musical.

MP

Uma babá chega ao lar da família Banks, em Londres, para ajudar os pais na criação dos filhos levados. Ela chega até a casa da família não pelos classificados, mas enviada pelo vento do oeste. Ela não é Supernanny! Ela é um clássico inquestionável: Mary Poppins!

“Mary Poppins” é o primeiro exemplar de uma série de oito livros infanto-juvenis assinados pela escritora australiana P.L. Travers (foto à direita). O material, publicado originalmente em 1934, serviu mais tarde para basear o roteiro do musical, que estreou nos cinemas em 1964.

Mary Poppins author PL TraversA trajetória que levou o livro a se tornar o sexto musical americano de todos os tempos, segundo o American Film Institute, aparece em “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” (foto abaixo), filme com Tom Hanks (“Capitão Phillips”) e Emma Thompson (“Valente”), que está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Walt levou quase três décadas para convencer a autora de que faria um bom trabalho adaptando seus livros. Travers não gostava de Los Angeles, onde o filme foi gravado, não ia muito com a cara de Walt, mesmo depois de assinar o contrato não gostou do roteiro e, já que estamos falando de música, não aprovou muito o trabalho dos irmãos Sherman.

Robert e Richard Sherman são compositores americanos especialistas em musicais. Em seus currículos, além de “Mary Poppins” eles também levam crédito pelos números em “O Calhambeque Mágico”, “Mogli – O Menino Lobo”, “A Menina e o Porquinho” e “Aristogatas”. Até hoje, eles são os compositores que mais escreveram para esse gênero de filme.

Richard, único dos irmãos ainda vivo, diz se lembrar quando Walt Disney entregou a eles o livro.

“Nós estávamos muito empolgados, encantados mesmo com a personagem, mas apavorados com o fato de que ele [o livro] não tinha uma trama específica”, lembra.

SavingMrBanks

Juntos, os irmãos trabalharam quase dois anos e meio escrevendo números para o musical na tentativa de estruturar um arco narrativo para a história, baseada no trabalho de Travers.

O segredo para o sucesso pode estar nos conselhos do pai, Al Sherman, nome por trás da trilha sonora de “A Vida é uma Canção”.

“Ele nos disse: ‘Mantenham a trilha simples, cantável e sincera. Mas acima de tudo ela tem que ser original’.”

No final, das cinco estatuetas do Oscar que “Mary Poppins” levou para casa, dois deles (Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora) foram para os irmãos Sherman.

A Soundtrack separou três faixas icônicas do musical “Mary Poppins” que vão te fazer cantarolar o dia inteiro:

Chim Chim Cher-ee 

http://youtu.be/xyzrKJAu9Rk

Spoon Full of Sugar 

Supercalifragilisticexpialidocious  

Bruno Maranhão
@bmaranhas

Compartilhe


Conteúdos Relacionados