Moda: Os monstros vestem Prada! – O terror ganha as passarelas
Do elegante smoking de Drácula às bandagens da Múmia, como o visual dos monstros influencia a moda?
Embora o visual característico do terror seja o vermelho sangue, o gênero conquistou as passarelas em 2013 de forma diferente. Estampas inspiradas em “O Iluminado”, “Psicose” e “Os Pássaros” ganharam formas em vestidos e casacos e algumas marcas fizeram referências às vítimas de assassinos e monstros.
A verdade é que a moda é o aspecto mais importante de um filme de terror e chega a ser surpreendente que um não tenha influenciado o outro com mais frequência. O figurino é essencial para amplificar o poder de susto de monstros, fantasmas e assassinos, assim como ajuda a reforçar a vulnerabilidade de adolescentes e adultos que fogem dessas criaturas.
No ano passado, a revista Fashion Magazine publicou um artigo exaltando os grandes ícones do cinema de terror e analisando o motivo dessas novas influências sobre a moda. Segundo o texto, a elegância e a importância de roupas e acessórios na caracterização de personagens são capazes de inspirar artistas fora desse mercado. E o interesse vem crescendo.
Duas marcas que chamaram a atenção por seus looks inspirados em clássicos foram a The Blonds e Bottega Veneta.
Afinal, os filmes de terror nunca saem de moda.