Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 08 de maio de 2012

Livros: Um Homem de Sorte mostra personagem marcado pelo destino

Com um personagem cativante, que faz o leitor torcer pelo seu êxito do começo ao fim, a obra se revela uma leitura agradável e cheia de boas surpresas.

A vida é cheia de surpresas. Pelo menos é o que todas as pessoas costumam dizer ou pensar em momentos de dificuldade. Mas o que esperar quando você encontra algo, que inexplicavelmente, pode salvar a sua vida?

Logan Thibault estava fazendo sua caminhada matinal no Kuwait, há milhares de quilômetros de casa, quando encontrou uma fotografia. No verso um desejo de boa sorte e apenas uma letra E. Mas o que era apenas uma fotografia perdida no meio de uma guerra, depois, quando ninguém a pegou de volta do quadro de avisos, se tornou seu amuleto da sorte, como diria seu melhor amigo Victor. Mesmo que ele não acreditasse naquilo de início e, inconscientemente, levasse a foto aonde quer que fosse em seu bolso, ele sabia que, de algum modo, a sua sorte estava ligada aquela fotografia.

Compre o LIVRO Um Homem de Sorte
Leia a CRÍTICA do filme Um Homem de Sorte

Acreditando em sorte ou não, todo o dinheiro que havia perdido no poker durantes os primeiros dias da guerra havia retornado, o perigo o cercava a todo instante e, enquanto companheiros de guerra caiam, ele continuava de pé, a morte o rondava, mas nunca o acertara. Por três vezes fora convocado para o Iraque, por 11 vezes escapara de bombas. E foi aí que os rumores começaram. Junto com eles estava o medo entre os saldados, de que ele era um maldito sortudo que escaparia de qualquer batalha, mas seus companheiros ou qualquer um que o acompanhasse cairiam por terra. A vida deles, em troca da dele. E tudo isso por causa de uma simples fotografia. Tirada anos atrás pelo irmão de Elizabeth Green, em uma feira da cidade, uma recordação que o irmão levara para guerra, para dar sorte. Mas Logan não sabia disso. Não fazia ideia de quem era a moça na foto.

Na última vez em que conversara com o melhor amigo, anos após terem sido dispensados dos Fuzileiros Navais, em um dia de pescaria, Victor o convencera, sem ao menos ter ideia disso, de que o destino do amigo estava ligado ao da mulher da foto e que o fato de ele estar vivo era graças a ela, que se tornara seu amuleto durante os cinco anos em que ele carregara a foto consigo. Como forma de descobrir o que reservava o seu destino, ele deveria procurá-la.

Em “Um Homem de Sorte”, Nicholas Sparks, um dos escritores mais queridos da atualidade, mostra como o destino pode unir duas pessoas completamente diferentes e alheias à existência uma da outra. Que diferença uma simples fotografia poderia fazer? Essa pergunta é respondida pouco tempo depois da chegada de Logan em Hampton, na Carolina do Norte, onde Elizabeth vive com a avó Nana e Ben, o filho de 10 anos.

Mas antes que isso aconteça, ele precisa encontrar Elizabeth. Aqui a inteligência de Logan e o destino, sempre presente em “Um Homem de Sorte”, são os elementos cruciais para começar a busca. Depois de pagar umas cervejas e perder, propositalmente umas partidas de bilhar, Logan descobre que ela vive em uma fazenda que adestra cães que é comandada pela avó Nana. Sabia onde ela morava, com quem, mas agora o problema era como se aproximaria dela sem levantar suspeitas. Era um estranho em uma cidade pequena, as pessoas não gostavam de estranhos.

Ao sair para caminhar na manhã do dia seguinte, avistou uma placa na fazenda indicando que eles estavam precisando de alguém que pudesse cuidar dos cachorros a maior parte do tempo. Destino ou não, Logan resolve arriscar e acaba encontrando-se com Elizabeth no lugar da avó e se candidata para a vaga de emprego. À medida que a história avança e que somos apresentados a todos os personagens e suas imperfeições e medos, nos damos conta de que a missão de Logan, que parecia obvia desde o começo, não é tão óbvia assim.

O propósito de sua viagem não é apenas conhecer a moça da foto e agradecê-la, mesmo que por muitas vezes teimasse em não acreditar nisso, por ter salvo sua vida durante todos aqueles anos em que esteve em serviço. Seu propósito, ou sua dívida, envolvia também o ex-marido de Elizabeth, Keith Clayton, que se revelara uma verdadeira pedra no sapato de Elizabeth graças ao seu sobrenome. A família Clayton, como Logan descobriria depois, era dona de metade da cidade, o que dificultava a vida de Elizabeth por ter um filho com algum membro da família.

Empecilhos, uma trama bem desenvolvida e uma leitura que é capaz de fazer o leitor prender a respiração na torcida por Logan em sua busca pela mulher, que indiretamente salvara sua vida tantas vezes, faz de “Um Homem de Sorte”, um daqueles livros para serem lidos em uma tarde ensolarada e preguiçosa, quando tudo o que o leitor mais deseja é algo leve, que o faça sonhar, e acreditar, que coisas como destino de fato existam.

A adaptação cinematográfica de “Um Homem de Sorte” está em cartaz nas telonas nacionais brasileiras e conta em seu elenco com atores como Zac Efron (“Noite de Ano Novo”), Taylor Schilling (“Atlas Shrugged”), Blythe Danner (“Entrando Numa Fria Maior Ainda”), Jay R. Ferguson (“O Assassino em Mim”).

Leilane Soares
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados