Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 08 de janeiro de 2012

Adaptação Os Vingadores é uma das atrações mais aguardadas do ano

O encontro dos super-heróis será o grande evento cinematográfico de 2012?

Por essa nem os maias esperavam: uma das maiores equipes de super-heróis das HQs, “Os Vingadores”, será finalmente reunida nos cinemas em abril desse ano. Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Viúva Negra, Hulk, Gavião Arqueiro e Nick Fury formam a equipe de heróis da Marvel Comics que se tornará um dos maiores eventos cinematográficos (e nerds) de 2012.

O terreno dos Vingadores foi preparado desde 2008, quando “Homem de Ferro”  (estrelado por Robert Downey Jr. depois de um bom tempo fora de grandes sucessos) chegou aos cinemas e trouxe consigo a Marvel Studios, selo de filmes independentes da Marvel. Em junho do mesmo ano, “O Incrível Hulk” trazia o gigante esmeralda de volta aos cinemas – o fiasco “Hulk” (2003), dirigido por Ang Lee, foi esquecido. O grande sucesso de “Homem de Ferro” (quase US$ 600 milhões em bilheteria mundial) gerou uma continuação em 2010, que ainda nos apresentou a bela e perigosa espiã Viúva Negra (Scarlett Johansson) e o Máquina de Combate (espécie de parceiro do Homem de Ferro que foi introduzido no primeiro filme). Em abril de 2011, o poderoso deus do trovão, “Thor”, estreia com a premissa mais arriscada da Marvel: um super-herói deus e o mítico universo (bem distinto do nosso mundo) ao qual ele pertence. “Thor” continuou a supremacia da Marvel nas bilheterias e contou com a presença da recém oscarizada Natalie Portman (“Cisne Negro”).

No mesmo ano, após o sucesso de Thor, o nobre e patriota super-herói norte-americano, “Capitão América: O Primeiro Vingador” (Chris Evans em sua melhor atuação) chega aos cinemas e crava o clímax que antecede a grande estreia de Os Vingadores. O final de Capitão América se encaixa exatamente no que poderá ser o início do filme dos heróis e ainda presenteia o público com um trailer surpresa que está escondido após todos os créditos finais. Veja o trailer oficial:

PERFIS DO TIME

Capitão América

O fraco e magro Steve Rogers é escolhido – pela sua nobreza e coragem – para participar de uma experiência com o soro do super-soldado e torna-se um herói durante a Segunda Guerra Mundial na luta contra as organizações da Hydra, apoiada pelos nazistas.  Você pode conhecer mais da história do vingador lendo as HQs encadernadas “Capitão América: O Sentinela da Liberdade” e “Capitão América: Soldado Invernal . Uma opção mais acessível é a revista “Marvel+Aventura Nº3” que apresenta resumidamente a origem do herói.

Homem de Ferro

O bilionário de indústrias de armamentos de guerra, Tony Stark, constrói uma armadura de ferro e gasta fortunas em tecnologias para manter a paz. No primeiro filme você conhece a secreta organização S.H.I.E.L.D – bem presente nos próximos filmes da Marvel Studios e em “Os Vingadores”.  As HQ “Homem de Ferro: Demônio na Garrafa” são indispensável e sua história principal (a crise de Stark) ainda poderá ser o plot principal do terceiro longa, programado para 2013. “‘Homem de Ferro 3’ é provavelmente o melhor roteiro que eu li em cinco anos. É engraçado… as coisas mudaram tanto que um filme de super-heróis pode realmente ser o roteiro mais artístico que já li”, disse Downey Jr. em entrevista recente. O ator ainda falou estar animado para a estreia de Os Vingadores por muitos fãs estarem muito ansiosos para assisti-lo.

Thor

O deus nórdico do trovão é mandado por seu pai, o deus Odin, para a Terra para ser mais humilde e acaba enfrentando as armadilhas do irmão Loki – também vilão em “Os Vingadores”. No filme é notável o cuidado da direção de arte e da equipe dos efeitos especiais que nos apresentam duas dimensões (algo muito comum nas histórias em quadrinhos): a Terra e o Reino de Asgard. Os encadernados “Maiores clássicos do poderoso Thor” (já no quarto volume) são ótimas opções para conhecer melhor a mitologia desse herói.

Nick Fury

Como o lendário diretor da organização internacional que mantém a paz, S.H.I.E.L.D., o coronel Nick Fury é a primeira linha de defesa da humanidade contra as maiores ameaças mundiais. Fury é interpretado pelo ator Samuel L. Jackson (“Pulp Fiction”), que fez participações especiais em quase todos os outros filmes solos dos Vingadores. A exceção foi “O Incrível Hulk”.

Hulk

O cientista Bruce Banner é contaminado pelo raio gama e passa a se transfomar no gigante verde toda vez que a adrenalina aumenta no seu organismo. Interpretado por Eric Banna em “Hulk” e por Edward Norton em “O Incrível Hulk”, agora, em “Os Vingadores” é Mark Ruffalo (“Minhas Mães e Meu Pai”) que assume o posto do monstro bom de briga.

 Viúva Negra

A agente da S.H.I.E.L.D. Natasha Romanoff, mais conhecida como Viúva Negra, é uma das  maiores espiãs do mundo e muito possivelmente também a assassina mais habilidosa. Armada com um extenso arsenal de armas especializadas como ferrões de aranhas e bombas de fragmentação, assim  como um vasto repertório em artes marciais, os talentos únicos de Romanoff a tornam uma das  principais agentes do diretor coronel Fury e uma peça importante na formação do time. A  heroína da equipe é interpretada por Scarlett Johansson (“Ele Não Está Tão a Fim de Você”).

Gavião Arqueiro

Um dos principais agentes de elite da S.H.I.E.L.D., Clint Barton, codinome Gavião Arqueiro, é o  mais exímio atirador existente em toda a Terra. Usando a arma de sua preferência,  arco recurvado,  dispara com perfeita precisão seu arsenal de flechas personalizadas, específicas para uma série de  situações. Jeremy Renner (“Missão Impossível: Protocolo Fantasma”) interpreta o atirador.

ASSISTA ANTES DA GRANDE ESTREIA

Antes da estreia de “Os Vingadores” assista (e nessa ordem) os filmes: “Homem de Ferro” (2008), “O Incrível Hulk”, (2008), “Homem de Ferro 2” (2010), “Thor” (2011) e “Capitão América: O Primeiro Vingador”  (2011). A animação “Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra” (que conta com uma formação diferente daquela que veremos no filme, mas tão original quanto às das HQs) é outra chance de conhecer mais sobre a famosa equipe. O nosso querido Stan Lee (foto ao lado), criador de vários personagens da Marvel Comics como o Homem-Aranha e muito dos fabulosos X-Men, fará mais uma famosa participação em um filme de super-heróis da editora.

PREPARE-SE…

Na trama de “Os Vingadores”, depois que sua tentativa de tomar o trono de Asgard foi frustrada por seu irmão Thor, Loki (Tom Hiddleston) recuou para terras desconhecidas para tramar sua vingança. Não apenas contra seu irmão, mas contra a Terra, cujos habitantes agora são protegidos por Thor. Ele arma uma trama infame para conquistar a Terra e nada o deterá até que ele veja seu sonho ser realizado. Quando seu mau uso do poder ameaça todo o planeta, pode ser que Os Vingadores não sejam o suficiente para detê-lo. Em “Os Vingadores”, veremos o vilão nórdico Loki convocando um terrível mal para seu propósito de invadir e dominar a Terra. Caberá à S.H.I.E.L.D. unir os maiores heróis do mundo a fim de combater o vilão e seus comandados. O elenco conta ainda com Clark Gregg (“Os Pinguins do  Papai”)  como o agente Phil Coulson.

Os alienígenas transmorfos Skrulls  (lembra deles nas HQs do Quarteto  Fantástico?) e Caveira Vermelha (visto em “Capitão  América: O  Primeiro vingador”) poderão ser  outros vilões da  trama. O filme é roteirizado pelo diretor  Joss Whedon (“Serenity  – A Luta  pelo Amanhã”) em parceria com Zak Penn (“X-Men: O  Confronto Final”). A estreia está  prevista para 27 de abril no Brasil.

Edem Ortegal
@cineortega

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados