Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quais são as metamorfoses mais impressionantes do cinema recente?

O que um ator não faz por um papel?

É impressionante o que alguns atores fazem por um papel: engordam, emagrecem ou passam horas e horas sentados em uma cadeira enquanto uma trabalhosa maquiagem lhes é aplicada. Mas se você se depara com um papel que pode alavancar sua carreira, por que não se sacrificar um pouco? Comecei a pensar nesses sacrifícios feitos em nome da sétima arte (e do dindin também, é claro) e decidi montar um pequeno ranking dos casos mais impressionantes. É lógico que se eu listasse todas essas transformações você passaria horas em frente ao computador, por isso, selecionei dez casos baseados não somente no ganho ou perda de peso, mas também na história por trás de tudo.

10. Adrien Brody em “O Pianista”: Em primeiro lugar, Brody sempre foi magro por natureza, mas quando o personagem de sua vida apareceu o ator foi mais além. Ele emagreceu 14 quilos para interpretar o pianista polonês Wladyslaw Szpilman no drama de guerra de Roman Polanski, “O Pianista”. O resultado foi atingido ao longo de seis duras semanas em uma dieta á base de ovos, chá, salada e frango.

Resultado: Brody levou o Oscar de Melhor Ator e, em seu entusiasmo, arrancou uma beijoca da bela atriz Halle Berry ao vivo.

9. Taylor Lautner em “Lua Nova”: Com o estrondoso sucesso de “Crepúsculo” em 2008, a Summit não perdeu tempo e logo começou os preparativos para a sequência “Lua Nova”, mas ainda tinham um problema. Como o personagem Jacob Black dá uma “encorpada” no intervalo dos dois filmes, os produtores questionaram se Taylor Lautner (de apenas 16 anos na época) conseguiria obter o físico necessário. Os atores Steven Strait (“10.000 A.C.”) e Michael Copon (“O Escorpião Rei 2”) chegaram a ser cogitados para substituí-lo, mas Lautner correu contra o tempo e a balança, indo a academia cinco vezes por semana e fazendo seis refeições por dia. Em apenas dois meses, ele voltou com 15 quilos a mais em músculos.

Resultado: Lautner não só manteve seu lugar na Saga como se tornou um dos jovens atores mais requisitados em Hollywood.

8. Jared Leto em “Capítulo 27”: Em 2000, o ator e também vocalista da banda “30 Seconds To Mars”, Jared Leto, teve que perder 12 quilos para protagonizar o drama “Réquiem Para um Sonho”. Três anos atrás, ele se tornou um dos atores que mais engordaram para um papel no cinema. Para interpretar Mark Chapman (o assassino do ex-beatle John Lennon) em “Capítulo 27”, Leto engordou quase 30 quilos e ficou irreconhecível.

Resultado: O rápido ganho de peso trouxe problemas a sua saúde. Ele adquiriu uma doença chamada gota, fazendo com que tivesse que usar uma cadeira de rodas temporariamente.

7. Renée Zellweger em “O Diário de Bridget Jones 1 e 2”: O fato de engordar por um papel não foi o motivo que trouxe Renée para a lista, e sim por ter feito disso um excelente negócio. Para protagonizar a adaptação do livro “O Diário de Bridget Jones” a atriz engordou dez quilos, que foram logo perdidos para que ela filmasse o musical “Chicago”. Dois anos depois, Zellweger voltou a interpretar a jornalista gordinha, e dessa vez ganhou 14 quilos.

Resultado: Além de ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz pelo primeiro filme, ela recebeu um cachê de 15 milhões de libras pelo segundo, um bônus de US$ 3,2 milhões pelo excesso de peso ganho e mais US$ 32 milhões para se tornar a garota propaganda dos Vigilantes do Peso. Nada mal, hein?

6. Matt Damon em “Coragem Sob Fogo”: Embora os 13 quilos que ganhou para estrelar “O Desinformante” tenham espantado seus fãs, sua impressionante metamorfose no drama de guerra “Coragem Sob Fogo” lhe garantiu um lugar no ranking. O então desconhecido ator emagreceu 20 quilos para interpretar um soldado viciado em drogas. Detalhe: ele fez isso ao longo das filmagens.

Resultado: Apesar de o feito ter lhe trazido alguns problemas de saúde, foi graças a sua atuação nesse filme que Damon foi chamado por Steven Spielberg para se juntar ao elenco de “O Resgate do Soldado Ryan”.

5. Tom Hanks por “Náufrago”: Hanks é com certeza um dos grandes camaleões de Hollywood. Ele também já havia enfrentado o desafio de se transformar por um personagem em “Filadélfia”, mas e quando uma produção inteira depende de seu emagrecimento para continuar? No começo das filmagens de “Náufrago”, o ator pesava cerca de 90 quilos, mas como seu personagem fica preso  em uma ilha por quatro anos em uma dieta á base de peixes e água-de-coco, as filmagens foram paralisadas para que ele pudesse perder peso. Hanks emagreceu 20 quilos e voltou para filmar a segunda parte do longa.

Resultado: Ele levou o Globo de Ouro de Melhor Ator e foi indicado na mesma categoria no Oscar.

4. Charlize Theron em “Monster – Desejo Assassino”: Ao ser escolhida para protagonizar o filme sobre a história real da assassina Aileen Wuornos, a atriz precisou engordar cerca de 14 quilos, usar dentes falsos e maquiagem para se parecer com a serial-killer. Apesar de não ter ganhado tanto peso quanto outros atores, o fato de terem conseguido deixá-la assustadoramente feia lhe rendeu o quarto lugar. Sério, dê uma olhada na foto. Impressionante, não é?

Resultado: Theron ganhou o Oscar de Melhor Atriz pelo papel.

3. 50 Cent em “Things Fall Apart'”: A razão para Curtis “50 Cent” Jackson estar nessa lista é simples. Para alguém que já tem uma carreira muito bem estabelecida no mundo da música, seu sacrifício só pode ser descrito em uma palavra: admirável. Para estrelar o drama “Things Fall Apart”, onde interpreta um jogador de futebol americano que é diagnosticado com câncer, ele passou nove semanas em uma dieta líquida e chegou a fazer caminhadas de até três horas por dia. Ele emagreceu 27 quilos, ficando bem longe do visual musculoso pelo qual é conhecido e assustou o mundo inteiro ao postar as fotos de sua transformação no Twitter.

Resultado: O filme ainda não estreou, mas o feito de 50 Cent com certeza vai servir de publicidade.

2. Robert DeNiro em “Touro Indomável”: Ao ser escolhido para interpretar o boxeador Jake Lamotta em “Touro Indomável”, DeNiro teve que passar por uma transformação dupla. Para filmar a primeira parte do longa, o ator teve que entrar em forma e treinar bastante para viver o lutador em seus dias de glória. Assim como no caso de Hanks, as filmagens também foram interrompidas, mas para que DeNiro pudesse engordar. Dois meses e muitas pizzas depois, ele voltou com 27 quilos a mais e filmou a parte do longa que mostra Lamotta após a aposentadoria.

Resultado: DeNiro ganhou seu segundo Oscar pela atuação, dessa vez de Melhor Ator.

1. Christian Bale em “O Operário” e “Batman Begins”: Que o Christian Bale está virando o mestre das transformações em Hollywood não é segredo. Nos intervalos dos filmes do Batman, o ator está criando o hábito de escolher personagens que exigem uma grande perda de peso. Os exemplos são os longas “O Sobrevivente” e o ainda inédito “The Fighter”, sua mais recente empreitada. Mas nada comparado ao caso escolhido. Você deve estar se perguntando: Por que dois filmes? Simplesmente porque sua transformação para ambos aconteceu em um intervalo de apenas um ano e é um recorde até hoje. Para interpretar um homem que sofre de insônia a mais de um ano em “O Operário”, Bale simplesmente parou de comer e emagreceu 28 quilos, assustando fãs e familiares ao exibir um corpo esquelético. Meses depois, ele foi escolhido pela Warner para ser o novo homem-morcego no reboot da franquia, “Batman Begins“. Em poucos meses, ele passou de um assustador visual anoréxico para um corpo musculoso digno de um super-herói. Ele engordou quase 50 quilos!!!!!

Resultado: Bale se consolidou na versão mais rentável da franquia do herói até hoje.

E você? Lembra de mais algum caso?

Camila Fernandes
@camila_1989

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados