Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 21 de setembro de 2010

Quem são os maiores amantes da história do cinema? Opine também!

Existe coisa melhor que cinema, rapadura e amante?

A palavra “amante” me remete a muitas coisas boas. E tenho certeza de que para você também. Quem nunca foi amante, seja de algo, a exemplo do cinema, ou de alguém (do tipo paixão avassaladora)? Essa #Lanterna é dedicada a pessoas que curtem a intensidade. Para quem não sabe, dia 22 de setembro é o Dia dos Amantes.

Se você é amante “apenas” de algo, sugiro que volte para a página principal e procure outra notícia. Hoje, o que eu quero mesmo é falar com os amantes de paixões fervorosas, porque só eles vão entender a essência do que será dito aqui… em palavras, imagens e entrelinhas.

Encontrei vários significados para a palavra “amante”, mas para essa coluna, irei me apropriar apenas de dois deles. O primeiro diz: “pessoa que ama; namorado; apaixonado”. Agradeço ao dicionário, mas eu acho essa palavra tão calorosa, que não consigo me contentar só com essa “mísera” explicação. Será que o Aurélio nunca foi amante ou ele precisa ser o mais técnico possível para elaborar essa publicação chamada dicionário? Isso pouco importa agora.

Para mim, amante é sinônimo de paixão ardente, incontrolável. E esse sentimento reflete no nosso corpo de várias maneiras. Você sente aquele velho friozinho na barriga, apenas um toque é o suficiente para fazer você se arrepiar por inteiro, os instintos animais são aguçados com um único olhar, o cheiro da outra pessoa provoca desejos que as palavras não conseguiriam explicar. Ser amante é quase uma agonia… e que agonia! Faz você suar, tremer e perder a noção de tudo por questões de segundos. O coração acelera. Mas isso tudo não tem problema, pois os amantes são acima de tudo cúmplices.

Para homenagear esse dia tão delicioso, fiz uma seleção de alguns trechos de filmes que envolvem esse tema.

P.S. Eu te Amo

Quantos (as) amantes você já teve? Quantas paixões? Esse filme é legal porque mostra que um novo amor é sempre possível e bem-vindo. Muitas vezes, quando sofremos a perda de um amor, não conseguimos enxergar outras possibilidades, mas elas existem. É só se permitir que acontece. Um colega comentou recentemente comigo: “o amor é como um ônibus. Uma hora ele passa e te pega”. (meu colega está certo)

Ghost – Do Outro Lado da Vida

Esse é um clássico do cinema. Levanta a mão quem não se emocionou com esse filme na década de 90. Essa cena é muito linda! Dá até vontade de viver algo assim. Confesso que, quando assisti a esse filme pela primeira vez, eu era uma criança e fiquei muito constrangida em olhar atentamente para a tela durante esse trecho. Hoje, além de uma cena um tanto erótica, percebo a tremenda sintonia que esse casal tinha. E é tão bom quando isso acontece na vida real!

Essa outra parte da coluna eu reservei para os filmes que falam de outro tipo de amantes. Lá em cima eu disse que me apropriaria de dois significados da palavra “amante”. Eis o segundo: pessoa que tem com outra relações extramatrimoniais.

Para mim, o dicionário peca mais uma vez. “Relações extramatrimoniais” é um termo muito forte. Estamos falando de paixão. E paixão é um sentimento que merece ser vivido. Então, escolhi alguns filmes que envolvem essa temática e que o proibido vira prazer.

As Pontes de Madison

Filme lindíssimo! Ele mostra que nem sempre a paixão avisa que vai chegar. Ela acontece, e rápido. Uma troca de olhar, uma gentileza, um sorriso, um toque (sem querer), mesmo não demonstrando disponibilidade, ela chega. Quem é capaz de condenar esse amor? O amante a fez sentir até o que ela mesma desconhecia de si. Isso é incrível e só o amor faz.

Frida

Eu arriscaria dizer que esses sabem viver. Aliás, eu admiro as pessoas que superam a dor com alegria, e no caso de Frida Kahlo, com sensibilidade e arte. O filme mostra um amor que supera traição, tempo, distância, sexualidade e até deslealdade de pessoas queridas.

Minha Vida sem Mim

http://www.youtube.com/watch?v=3qYB8OP_XXc

Homens, atenção! Atitude é tudo! Mulheres sempre esperam isso de um homem e quando eles não fazem, elas podem, sim, gritar. “Minha Vida sem Mim” mostra que todos nós merecemos viver mais de um amor. Diferente de “As Pontes de Madison”, nessa história a paixão foi programada. A personagem planeja fazer um homem se apaixonar por ela. Creio que ela não imaginava que ia se envolver também. E eles realmente se amaram.

O Segredo de Brokeback Mountain

http://www.youtube.com/watch?v=mWoO0_Plb7Y

Eu não poderia deixar de falar desse amor. Tão intenso e tão proibido. Achei uma linda história de amor. Lembro que fiquei muito emocionada com o filme, mas também fiquei muito impressionada com o preconceito que existe com a sexualidade do outro. E infelizmente, isso existe até hoje.

Antes do Pôr-do-sol

Amantes de uma noite, de um dia… Esse filme, particularmente, mexe comigo e me remete um sentimento profundo e verdadeiro de paixão. Continuação de “Antes do Amanhecer”, prova que uma noite pode virar uma paixão para a vida inteira. Nessa história não aparece um beijo sequer, mas os momentos finais revelam a intensidade do amor do casal.

É claro que existem milhares de outros filmes. Eu mesma fiz uma relação longa e foi difícil selecionar apenas esses acima. Pensei no clássico “Dona Flor e seus Dois Maridos”, o engraçado “Divã”, o confuso “Closer”, o antigo e sensacional “Três Formas de Amar”, entre outros.

Dê também a sua contribuição ao Dia dos Amantes. Indique um filme.

Karol Ximenes
@karolximenes

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados