Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 22 de agosto de 2010

A Disney fez um bom trabalho no site oficial de “O Aprendiz de Feiticeiro”?

Vale a pena visitar o site oficial brasileiro do filme?

Nicolas Cage ficou tão escondido. Coitado.

Sejamos sinceros, Disney formou nosso caráter. É comum viajarmos aos seus parques sempre que sobra uma boa grana e assistirmos a seus filmes inúmeras vezes até decorarmos as falas. Há décadas a empresa nos emociona e inspira, sempre apelando para o mesmo elemento: a magia.

E em seu novo filme, “O Aprendiz de Feiticeiro” (Sorcerer’s Apprentice), não há como ser mais direto ao assunto. Os elementos fantásticos e o rico universo visual criado por Jerry Bruckheimer e Jon Turteltaub foram um prato cheio para a equipe de profissionais web da empresa. Eles souberam captar perfeitamente a atmosfera do filme em seu site, provendo uma experiência única tanto para quem aguarda a oportunidade de assistí-lo quanto para quem saiu empolgado do cinema.

Opiniões de críticos e twitters lado-a-lado no site internacional. Qual a mais relevante pra você?

O site de “O Aprendiz de Feiticeiro te imerge no filme desde o primeiro momento. Nicolas Cage e sua famosa “cara de pôster” nos recepciona com seu hadouken em mãos num ambiente enfumaçado com sutis efeitos de atmosfera em flash e elementos estranhos que provavelmente farão mais sentido após assistir ao filme. Com o clima definido, a navegação nos apresenta em suas primeiras opções o que deveria ser o básico de qualquer site de filme: sinopse, elenco, galeria de fotos, downloads e trailers. Criar qualquer material para internet relativo à cinema sem isso equivale a ter um blog sem um link “sobre”, um portal sem notícias diárias ou um portfólio online sem imagens. Afinal, apesar da internet ter inúmeras utilidades, informar ainda é sua base.

E, felizmente, a equipe não se conteve com o básico. Um passo adiante foi até fácil: jogos online e mobiles. Minigames (indisponíveis em território nacional) estão se tornando estratégia corriqueira da Disney, seguindo a mesma linha do Cartoon Network e Adult Swim, por exemplo. Afinal, quem não quer um pedaço do mercado que superou a indústria cinematográfica em faturamento? Ainda mais com um game para Nintendo DS já nas prateleiras virtuais.

Os jogos se baseiam nas principais cenas de ação do filme: o treinamento de Dave Stutler (vivido por Jay Baruchel)  e a perseguição de carros que se transformam por magia. Com jogabilidade razoável e bons efeitos sonoros, são um bom passatempo e complementam bem a experiência. Porém, por algum motivo obscuro, a versão nacional só disponibiliza um dos dois.

O site nacional, inclusive, parece ser uma versão resumida da internacional (prática comum, mas que não consigo ver sentido). Os vídeos extras em melhor definição (parte inferior do internacional) sumiram, assim como a trilha sonora e os papéis de parede. Além disso, as seções celular e videojogos (tradução bizarra) ainda estão em construção e sabemos que não deixarão essa condição tão cedo. Nem mesmo os botões do Twitter e Facebook, que já se tornaram praticamente obrigatórios em qualquer site, se mantiveram. Não consigo entender o porquê da mudança da língua acarretar em tantos cortes. Pelo menos a apresentação dos personagens foi melhorada.

Confesso que não sou nem um pouco fã de Nicolas Cage e “O Aprendiz de Feiticeiro” provavelmente passaria batido por mim. Mas o site me despertou curiosidade e, com isso, cumpriu seu papel como uma peça importante do material de comunicação. Aconteceu o mesmo com você?

Rafael Dourado
@rdourado

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