Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Apenas 8 filmes originais foram indicados ao Oscar esta década

Falta de originalidade ou oportunismo?

OscarQuando questionam a originalidade da indústria do cinema, os números e os fatos não deixam mentir. Para se ter uma ideia, dos 50 filmes de maiores bilheterias desta década, apenas nove são totalmente originais (sem ser baseado em nenhum livro, jogo, quadrinho ou conto). Cinco dos filmes foram produzidos pela Pixar Animation Studios (“Procurando Nemo”, “Os Incríveis”, “Ratatouille”, “Monstros S.A.” e “Wall-E”), dois são da Dreamworks Animation (“Madagascar” e “Kung Fu Panda“) e apenas dois são live-action (“Hancock” e “O Dia Depois de Amanhã“).

Indo para o lado das premiações, mais precisamente do Oscar, apenas 8 dos 45 candidatos à estatueta de Melhor Filme de 2000-2008 (até agora) são originais. Abaixo a lista de quem não é original:

1 foi um remake de outro filme (“Os Infiltrados“)

1 foi baseada em uma série de TV (“Traffic“)

1 foi baseada em um mito grego e uma Ópera (“Moulin Rouge“)

1 foi uma sequência (“A Rainha“)

3 foram baseados em peças (“Frost/Nixon”, “Chicago”, “Em Busca da Terra do Nunca“)

4 foram baseados em contos (“Menina de Ouro”, “Entre Quatro Paredes”, “O Segredo de Brokeback Mountain”, “O Curioso Caso de Benjamin Button“)

4 foram sobre biografias, histórias de alguma personalidade ou sobre fatos que não foram publicados, mas que não são uma propriedade original, já que foram compradas por estúdios e não foram criadas do zero (“Erin Brokovich”, “Ray”, “Boa Noite e Boa Sorte”, “Milk”)

8 foram baseados em livros de não-ficção (“O Pianista”, Gangues de Nova York, Uma Mente Brilhante, O Aviador, Capote, Cartas de Iwo Jima, Seabiscuit, Munique)

14 foram baseados em romances ou livros de ficção (O Senhor dos Anéis 1, 2, 3, As Horas, Mestre dos Mares, Sobre Meninos e Lobos, Sideways, Onde os Fracos Não Têm Vez, Desejo e Reparação, Sangue Negro, Quem Quer Ser um Milionário?, O Leitor, Chocolate, O Tigre e o Dragão)

Conclui-se que apenas oito que são originais: Gladiador, Assassinato em Gosford Park, Encontros e Desencontros, Crash, Babel, Pequena Miss Sunshine, Juno e Conduta de Risco. Em números, 8/45 – 17,7% (Oscar) é pior do que 9/50 – 18% (Bilheteria). Desta forma, parece que a bilheteria (o povo) aprecia originalidade mais do que a Academia.

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados