Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Demolidor – O Homem Sem Medo

O filme de 2003 do Demolidor foi inspirado principalmente nas histórias de Frank Miller com o personagem, esta inclusive, mas não conseguiu transpor o mundo de Matt Murdock para as telas.

Demolidor - O Homem Sem MedoEsta é uma edição especial lançada pela Panini direto pras livrarias, com capa dura e papel couchê. Um tratamento gráfico digno dessa grande história. Escrita pelo genial Frank Miller e desenhada por John Romita Jr., essa é considerada como a maior história do Homem Sem Medo de todos os tempos. Vamos à premissa da história:

Uma chama arde profundamente em Matt Murdock. Ele foi criado por seu pai, um boxeador em decadência com uma última chance de fazer algo de bom — uma chance que lhe custou a vida. Ridicularizado e atormentado pelas outras crianças enquanto crescia, Matt teve sua vida irremediavelmente alterada quando, ao salvar um idoso, perdeu a visão ao ser atingido por materiais radioativos. A compensação? Uma vontade inquebrantável e uma inteligência aguçada, que ajudaram a dar foco aos supersentidos com os quais Matt foi abençoado pelo acidente.

A ideia da série partiu do desenhista John Romita Jr., que queria fazer uma história do Wolverine com roteiros de Frank Miller. Era o início dos anos 1990, o Wolverine estava em alta e todos estavam fazendo histórias com ele. Por isso, Frank recusou, mas ele tinha escrito um roteiro pra um telefilme do Demolidor que nunca foi filmado, e achou que seria uma boa ideia adaptar esse roteiro pra uma mini-série. Vale lembrar que Frank Miller nessa época estava bem envolvido com Hollywood, inclusive é dele o roteiro de “Robocop II”. Frank tinha escrito também uma excelente fase da revista mensal do Demolidor alguns anos antes, então ele também encarou essa mini-série como um fechamento do seu trabalho com o personagem, contando a origem do herói.

Logo no primeiro capítulo, somos apresentados a Matt Murdock, um garoto pobre morando no bairro da Cozinha do Inferno, em Nova York, cujo pai é um boxeador fracassado que trabalha secretamente pro chefão do crime local, o Arranjador. A mãe de Matt o abandonou quando ele era bebê e o pai, sem conseguir dinheiro com suas lutas, se viu obrigado a trabalhar pro Arranjador pra poder criar o filho. Pra agradar o pai, Matt passa a impressão de um garoto comportado e estudioso. Mas Matt é um garoto sorrateiro e, quando os olhos do mundo não estão sobre ele, aproveita pra aprontar suas travessuras, como roubar o cassetete do guarda gordo que patrulha o bairro e levá-lo pro seu lugar preferido, o ginásio de treino do seu pai. Quando o pai não está treinando, o ginásio vira o seu local secreto, onde ele pode descarregar toda a raiva reprimida na escola, onde os outros garotos o batem e o chamam de “Demolidor”, um apelido jocoso que remete a uma vergonhosa luta de seu pai.

É nesse cenário que acontece um dos acidentes mais famosos dos quadrinhos, quando Matt salva um velho cego de ser atropelado por um caminhão transportando lixo radioativo e é atingido por um dos tonéis, ficando ele mesmo cego. A genialidade de Frank Miller se faz sentir aqui, porque ao invés de seguir a história tradicional pessoa-que-ganha-poder-e-vira-herói, o acidente não melhorou a vida de Matt em nada, muito pelo contrário. Agora, além de não poder mais enxergar, ele ainda é atormentado por seus sentidos aguçados. Imagine o que é sentir todos os odores e ouvir todos os sons do bairro inteiro ao mesmo tempo, sem conseguir desligar. Não, Matt não ficou melhor, e nem mesmo o ginásio, o único lugar em que ele conseguia se libertar, faz mais efeito. Todos têm pena de Matt, menos uma figura misteriosa chamada apenas de Stick. Ele treina Matt cruelmente, e o ensina a usar seus novos sentidos, mas apenas pra abandoná-lo novamente quando Matt comete um grave erro, que culmina na morte de uma mulher.

Demolidor- O Homem Sem Medo

O restante da edição mostra o crescimento de Matt, sua entrada e formatura na faculdade de direito, sua parceria com Foggy Nelson, o primeiro encontro com Elektra e a ascensão de Wilson Fisk como o Rei do Crime. Porém, todas essas histórias fazem referência à infância de Matt e sua criação na Cozinha do Inferno. O mais interessante é que o Demolidor propriamente dito, de uniforme e tudo, só vai aparecer na última página. Frank Miller fez questão de escrever uma história sobre Matt Murdock, e não uma história de herói.

A arte de John Romita Jr. nessa série é perfeita, principalmente suas cenas chuvosas. Cada quadro é carregado de emoção, e suas linhas retas criam o mundo urbano do Demolidor de forma magistral.

O filme de 2003 do Demolidor foi inspirado principalmente nas histórias de Frank Miller com o personagem, esta inclusive, mas não conseguiu transpor o mundo de Matt Murdock para as telas. Uma pena, talvez se tivessem usado o roteiro do telefilme engavetado que se tornou essa série poderíamos ter um resultado melhor.

Esta edição da Panini ainda traz um texto de introdução pelo editor Ralph Macchio, vários trechos do roteiro original de Frank Miller, esboços de John Romita Jr., páginas não utilizadas, transcrições dos telefonemas entre Romita, Miller e Macchio, uma matéria de Anya Martin e todas as capas originais. Uma edição imperdível pros fãs do Demolidor e pros fãs de boas histórias em geral.

Nome original: Daredevil: Man Without Fear 1-5
Edição especial, formato americano, 156 páginas, papel couchê

Onde comprar? Aqui!

Vladimir ‘Vlad’ Marques
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados