Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 30 de junho de 2012

Soundtrack: Relembre os filmes da carreira da cantora Jennifer Lopez

JLo fez uma série de shows no Brasil.

No Brasil desde o dia 23 de junho, quando iniciou a turnê “Dance Again” em São Paulo, a atriz e cantora Jennifer Lopez é o assunto da vez. A atual jurada do American Idol já passou pelo Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife, como atração principal do Arte Music Festival, evento inovador que tem como objetivo reunir grandes cantores do cenário internacional. Pela primeira vez no País para a realização de shows, a diva do pop cantará os principais hits de sua carreira, como “Get Right”, “I’m Real”, “If You Had My Love”, “Dance Again”, além do recente sucesso “On The Floor”, entre outros. Elogiada por onde passa, JLo trará uma uma superprodução cheia de surpresas e muita dança.

JLo durante show no Arena Music Festival, realizado no dia
26 de junho no HSBC Arena, no Rio de Janeiro.
(Foto: Rodrigo Gorosito/G1 – reprodução)

A carreira, com altos e baixos, enfrentou a enorme competitividade do atual cenário da música pop. Mas ela voltou aos holofotes após a entrada no American Idol. Não que alguém duvidasse do seu talento, mas foi o reality show que deu um novo gás à trajetória da artista. Hoje, conhecida por sua simpatia nas telinhas e seus personagens açucarados no cinema, JLo movimenta públicos diversos, desde os mais jovens aos que a acompanharam desde o começo. Aos 42 anos, a diva exala sensualidade e é uma das mulheres mais cobiçadas do mundo e conquistou o título de uma das celebridades mais influentes dos Estados Unidos.

Além de referência na música, JLo, assim como outras cantoras que expandem suas experiências no universo do entretenimento, já foi vista diversas vezes nos cinemas. Em 1986, ela fez uma aparição no drama “My Little Girl”, de Connie Kaiserman. Em seguida, foi experimentar as séries de TV, passando pelos programas “In Living Floor” (1991-1993), “Nurses on the Line: The Crash of Flight 7” (1993), “South Central” (1994), “Hotel Malibu” (1994) e “Second Chances” (1993-1994). Depois disso, resolveu se dedicar aos cinemas  e participou dos pouco conhecidos “Minha Família”, de Gregory Nava, e “Assalto Sobre Trilhos”, de Joseph Ruben, ambos em 1995.

No ano seguinte, JLo teve sua primeira oportunidade de trabalhar com o cineasta renomado em “Jack”, de Francis Ford Coppola, ao lado de Robin Williams e Diane Lane. Ainda em 1996, atuou ao lado de Jack Nicholson e Michael Cane em “Sangue e Vinho”, dirigido por Bob Rafaelson. Mas foi em 1997 que ela conseguiu seu primeiro grande papel em “Selena”, em mais uma parceria com o diretor Gregory Nava, cinebiografia musical da cantora Selena Quintanilla-Perez. Já com a carreira estabelecida, não teve dificuldades para interpretar um papel mais denso e demonstrar seus dotes artísticos, rendendo-lhe uma indicação ao Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz em Comédia ou Musical, perdendo para uma soberba Helen Hunt em “Melhor é Impossível”.

“Anaconda” e “Selena”

Depois disso, JLo estrelou o terror “Anaconda” (1997) ao lado de Jon Voight, considerado um clássico do gênero que gerou outras sequências sem muito sucesso. Até chegar em “A Cela” (2000), outro papel de destaque em sua filmografia, a cantora atuou em “Reviravolta” (1997), ao lado de Sean Penn e com direção do aclamado Oliver Stone, e em “Irresistível Paixão” (1998), onde fez par com George Clooney e foi dirigida pelo também aclamado Steven Soderbergh. JLo também teve experiência com dublagem de filme animado no mesmo ano com o divertido “Formiguinhaz” (1998).

“A Cela” e “Nunca Mais”

Em 2001, JLo começou a se aventurar de vez nas comédias com “O Casamento dos Meus Sonhos”, onde fez par romântico com Matthew McConaughey e foi dirigida por Adam Shankman. No mesmo ano, protagonizou o drama “Olhar de Anjo” ao lado de Jim Caviezel, mas foi mesmo o thriller “Nunca Mais” (2002), no ano seguinte, que chamou a atenção do público pela entrega ao personagem. Dirigida por Michael Apted, JLo interpreta Slim, uma mulher que é abusada pelo marido e se prepara para confrontá-lo.

“Dança Comigo” e “A Sogra”

Ao lado de Ralph Fiennes, a diva estrelou o fraco “Encontro de Amor” (2002), dirigido pelo ótimo Wayne Wang, e “Contato de Risco” (2003), ao lado de Ben Affleck, que viria a se tornar seu grande amor. Em 2004, JLo lançou os dramas “Menina dos Olhos”, mais uma com Affleck no elenco,  e “Dança Comigo”, ao lado dos premiados Richard Gere e Susan Sarandon. No ano seguinte, a diva protagonizou a comédia “A Sogra”, de Robert Luketic, dividindo tela com Jane Fonda e Michael Vartan, e “Um Lugar Para Recomeçar”, de Lasse Hallstrom, onde atuou com dois dos mais aclamados atores: Robert Redford e Morgan Freeman.

“El Cantante” e “Plano B”

Uma terceira parceria com Gregory Nava resultou no drama “Cidade do Silêncio” (2006), que contou com a participação de Antonio Banderas. No mesmo ano, foi a vez de outra cinebiografia musical, “El Cantante”, ao lado do seu marido da época, o cantor Marc Anthony. Depois do fracasso de crítica do longa, a cantora ficou um tempo longe das telonas, voltando apenas em 2010 com a comédia romântica “Plano B”, que teve a gravidez como trama principal. Em agosto desse ano, a mesma temática será foco de “O Que Esperar Quando Você Está Esperando”, adaptação literária que conta com grande elenco e onde JLo faz par romântico com Rodrigo Santoro.

“O Que Esperar Quando Você Está Esperando”

Atualmente, JLo está em cartaz nas cópias originais da animação “A Era do Gelo 4”, onde dublou a voz da personagem Shira. A atriz também finalizou as gravações do thriller “Parker”, dirigido por Taylor Hackford e que conta com a participação de Jason Statham. A previsão da estreia do longa é para 2013.

Que tal curtir alguns sucessos de Jennifer Lopez e se preparar para os shows?

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados