Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 20 de novembro de 2011

Livros: Comer, Rezar, Amar trata da busca pelo autoconhecimento

De forma leve e descontraída, Elizabeth Gilbert aborda em seu romance todas as coisas que são essências na vida.

Que tal comer na Itália, rezar na Índia e encontrar sua cara metade na Indonésia? Essas deliciosas possibilidades são narradas de forma leve e descontraída por Elizabeth Gilbert em “Comer, Rezar e Amar”. O livro, que já vendeu atualmente mais de seis milhões de cópias e ganhou as telas dos cinemas recentemente com Julia Roberts na pele da escritora, narra as aventuras e peripécias de nossa personagem mais do que real pelos três países em sua incansável busca de si mesma.

Antes de partir para Roma, em sua primeira parada nessa busca pelo autoconhecimento, Liz precisa lidar com algumas questões pendentes. A primeira delas é o seu casamento, chegando ao fim depois de oito anos de relacionamento, e do qual ela descobre que precisa sair depois de chorar uma noite inteira no banheiro e pedir a Deus forças para terminar um relacionamento do qual ela não faz mais parte. A segunda delas é o ex-marido Steven, que sempre a está lembrando o quanto é ingrata por brincar com os sentimentos dele desta maneira. O divórcio dura dois anos e, quando finalmente sai, Liz consegue a sua tão sonhada liberdade, mas em troca perde tudo. Tudo o que ela possui cabe em um quarto no sótão da casa da irmã, para onde se muda temporariamente logo após a separação.

Mas não bastava sair desse pequeno turbilhão e do processo exaustivo que é o divórcio. Liz, que nunca soube estar sozinha desde os quinze anos de idade, encontra uma nova paixão: David. Ator, jovem, bonito e muito interessado nela, o rapaz, que ela conheceu enquanto assistia a uma encenação de uma de suas obras, se mostra um verdadeiro Romeu durante o início do relacionamento, mas o que parecia um mar de rosas logo se transforma em outra tormenta quando David para de dispensar tanta atenção à Liz quanto no começo do relacionamento. O que se segue são anos de sofrimento, choros escondidos e o estresse de ainda ter de lidar com um divórcio que parecia nunca sair.

Em meio a isso tudo, nossa intrépida escritora recebe um trabalho: uma revista precisa que ela viaje até Bali para entrevistar um xamã e falar um pouco sobre as maravilhas de uma incursão espiritual. É a partir dessa viagem, depois que o xamã lê a sua mão e prevê alguns fatos, bem como a volta dela para Bali dali algum tempo, que Liz se vê às voltas com algumas questões que sempre estiveram presentes em sua vida: ela conseguiria ter um relacionamento estável? Seria capaz de ter uma família? E filhos? Seria capaz de gera uma vida?

Incentivada pelas previsões do xamã, com sua carta de alforria na mão, depois de dois longos anos de brigas e desacordos, o divórcio finalmente foi assinado, e sem um centavo no bolso Liz segue viagem e faz sua primeira parada em Roma. Durante quatro meses ela vai aprender italiano e comer, comer como nunca na vida e experimentar a sensação de fazer refeições apenas pelo prazer do paladar. Vai ganhar novos amigos, dez quilos e vai descobrir que mesmo em uma cidade sensual e provocante como Roma, tudo que ela mais quer agora é estar consigo mesma. Vai descobrir a força que tem ao espantar a solidão e a depressão na mesma noite e vai se sentir feliz ao descobrir que não precisa mais dos antidepressivos. Ela descobrirá que cada cidade e cada pessoa tem a sua palavra, mas que ainda está em busca da sua própria.

Saindo de Roma aterrissamos na Índia, onde Liz encontra algumas respostas e se livra de alguns males que estavam impedindo, não só de viver a viagem, mas como de evoluir em sua jornada espiritual. É na Índia que ela consegue finalmente se perdoar por todo o sofrimento causado ao ex-marido, se livrar de sua obsessão por David e descobrir, em meio a meditações e cânticos, a sua palavra. Mas, acima de tudo, é onde consegue, depois de muitas tentativas, estabelecer alguma conexão com Deus. Sentir-se parte de um todo e colocar em prática um ensinamento que parecia ser o mais difícil de todos: “Deus vive dentro de você, como você”.

Disciplinada e sentindo-se bem consigo mesma, depois de meses de meditação e uma dieta vegetariana na Índia, Liz finalmente parte para a Indonésia, sua última parada nessa viagem em busca de si mesma. Bali, além de seus encantos e sua gente feliz, é o lugar onde tudo isso começou, anos atrás, com a visita ao xamã Ketut Liyer e sua profecia e é onde Liz vai encontrar, além de conhecimento e novos amigos, o amor nos braços de um bom homem e a paz que tanto buscou a vida toda.

O romance de Elizabeth Gilbert chegou às telas dos cinemas em 2010 e contou com Julia Roberts na pele de Liz, bem como James Franco (“Planeta dos Macacos – A Origem”) no papel de David, Javier Bardem (“O Amor Nos Tempos do Cólera”) como José, Billy Crudup (“Missão Impossível 3”) como Steven, o marido atormentado. O filme também contou com a direção de Ryan Murphy, conhecido do público pelos seus trabalhos na TV americana com as séries de sucesso “Glee” e “American Horror Story”.

Leilane Soares
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados