Cinema com Rapadura

Colunas   segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nicholas Sparks, o romancista do século 21 que ganhou os cinemas

Com dezesseis romances publicados e seis adaptações para o cinema, o americano ganhou seu espaço e se tornou o mais novo queridinho dos apaixonados.

“Um Amor Para Recordar”, “Diário de Uma Paixão”, “Querido John”, “Noites de Tormenta”. Histórias de amor que já fizeram a alegria de casais apaixonados, e daqueles que gostariam de se apaixonar, ao redor do mundo. O que elas têm em comum, além do tema? Todas elas foram escritas pelo americano Nicholas Sparks.

Nascido em Omaha Nebraska no dia 31 de dezembro de 1965, Nicholas Sparks é filho do professor universitário Patrick Michael Sparks e da dona de casa e assistente de obstetrícia Jill Emma Marie Sparks. Filho do meio do casal tem um irmão mais velho, Michael Earl “Micah” Sparks, e uma irmã mais nova Danielle “Dana” Sparks, que morreu aos 33 anos. Sparks costuma dizer que usou a irmã de inspiração para seu personagem principal em seu romance Um Amor Para Recordar.

Aos oito anos de idade, graças ao trabalho do pai, Nicholas já havia morado em várias cidades entre elas Minnesota, Los Angeles e em Grand Island, Nebraska. Em 1974 a família fixou residência em Fair Oaks, California, onde morou durante os anos de estudo de Nicholas. Formado em 1984 como melhor aluno pela Bella Vista High School, foi responsável pelo discurso de graduação da turma. Estudante aplicado, ingressou na Universidade de Notre Dame com uma bolsa de estudos integral

O que poucas pessoas sabem é que além das atividades acadêmicas, Sparks costumava praticar esportes. Em seu primeiro ano universitário seu time de corrida bateu o recorde de revezamento quatro por quatro nos 800 metros livres. Além disso, também escreveu seu primeiro romance, nunca publicado, The Passing, escrito durante suas férias de verão. Sparks também escreveu outro livro, que nunca foi publicado, The Royal Murders em 1989.

Em 1988 se formou em Mercado Financeiro com honras. No mesmo ano conheceu sua futura esposa, Cathy Cote, de New Hampshire, durante suas férias de primavera. Depois de 108 cartas trocadas, se casaram em 22 de julho de 1989 e mudaram logo em seguida para Sacramento na Califórnia.

Depois de concluir a faculdade enviou os manuscritos de seus trabalhos para editoras, enquanto tentava ingressar para a faculdade de direito, mas foi rejeitado em ambos. Então, passou os três anos seguintes tentando outras carreiras como: vendedor de produtos dentários por telefone e corretor de imóveis.

Em 1990, Sparks foi co-autor, em parceria com Billy Mills Wokini, do livro Uma Viagem Espiritual. Publicado pelas editoras Feather Publishing, Random House e Hay House, vendeu, aproximadamente, 50mil cópias logo após o seu lançamento. No Brasil o livro foi publicado em 2004 pela editora Presença II.

Dois anos depois, ainda sem sucesso no mundo editorial Sparks trabalhou vendendo remédios e em 1993 havia sido transferido para Greenville, na Carolina do Sul. Foi lá, durante o seu tempo livre, que escreveu O Diário de Uma Paixão. Em 1995 foi descoberto pela agente literária Theresa Park, que retirou o livro da pilha de manuscritos enviados para a editora, gostou da história e se ofereceu para representá-lo. No mesmo ano sua agente conseguiu um adiantamento de um milhão de dólares pelo livro que seria publicado pela Time Warner Book Group. O romance chegou às prateleiras das livrarias em outubro de 1996 e ocupou o primeiro lugar na lista de Best-Sellers do New York Times em sua primeira semana de lançamento.

Com o sucesso de vendas de seu primeiro romance, Sparks mudou-se com a família para New Bern, Carolina do Norte, onde ainda escreveria muitos outros best-sellers. Seis de suas obras ganharam adaptações cinematográficas: Uma Carta de Amor (1999), Um Amor Para Recordar (2002), O Diário de Uma Paixão (2004), Noites de Tormenta (2008), Querido John (2010) e A Última Música (2010). The Lucky One, ainda não publicado no Brasil, tem previsão de estréia para o início de 2012.

Para aqueles que aguardam por novas adaptações, segundo o website do autor, também foram vendidos direitos de adaptação para os livros True Believer e At First Sight, mas ainda não se sabe qual dos dois ganhará as telonas. Seu ultimo romance adaptado foi A Última Música, produzido pela Offspring Entertainment e levado às telas dos cinemas pela Touchstone Pictures, o longa trazia a estrela teen Miley Cyrus (“Hanna Montana: O Filme”) no papel principal.

Além de Miley Cyrus, seus romances também contaram com atores como Ryan Gosling (“Namorados Para Sempre”), Rachel McAdams (“Uma Manhã Gloriosa”), Richard Gere (“Sempre ao Seu Lado”), Diane Lane (“Procura-se Um Amor que Goste de Cachorros”), James Franco (“127 Horas”) e Mandy Moore (“Licença Para Casar”).

Em 2010, Sparks publicou seu décimo sexto romance, “Safe Haven” e pouco tempo depois recebeu propostas de produtores para que uma adaptação para o cinema fosse feita. Em 28 de fevereiro de 2011, em sua página no Twitter, o autor anunciou aos fãs que o livro pode começar sua produção ainda em 2011.

Nicholas Sparks, além de romancista, contribui com doações para projetos de caridade locais e nacionais, e para programas como o Programa Creative Writing da Universidade de Notre Dame, para o qual colabora com doações de bolsas de estudo, estágios e uma contribuição anual.

Em 2008, a Entertainment Weekly publicou uma matéria onde falavam sobre uma doação, de aproximadamente 10 milhões de dólares, que Sparks e sua esposa haviam feito para começar um colégio internacional, privado e cristão, chamado The Epiphany School, o qual enfatiza o conhecimento pessoal. O autor mora na Carolina do Norte com a sua esposa Cathy e seus cinco filhos: Miles, Ryan, Landon e as gêmeas Lexie e Savannah.

Leilane Soares
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados