Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Rotten Tomatoes anuncia mudanças no site para conter críticas negativas antes de estreias

Ataques e sabotagem nas notas de filmes que nem tinham sido lançados motivou a mudança editorial do site agregador de avaliações.

Rotten Tomatoes anuncia mudanças no site para conter críticas negativas antes de estreias>

O Rotten Tomatoes, site americano que agrega críticas de cinema e televisão, anunciou novas medidas que serão implementadas na plataforma, especialmente direcionadas à forma como contabiliza as críticas e gera as notas de cada título.

Desde o último dia 25, o site anunciou que não será mais possível ver o campo “Want to See” (“querem assistir”, em tradução livre), que identificava a quantidade de pessoas interessadas em uma obra que ainda seria lançada. A justificativa é que, segundo o editorial do RT, o público confundia esse dado com a “Audience Score” (“nota do público”), que efetivamente mostrava se o público estava gostando ou não de um filme ou série.

A partir de então, as notas serão exibidas da seguinte forma:

A empresa também anunciou que a sessão de comentários ficará desativada até a estreia dos filmes. O motivo seria que muitos estão atribuindo notas negativas a títulos em massa, mesmo sem tê-los assistido:

“Infelizmente, temos visto um aumento na contribuição não-construtiva, às vezes beirando ao trolling [sabotagem], o que acreditamos ser um desserviço aos nossos leitores em geral. Decidimos que desativar esse recurso, por enquanto, é a melhor solução. Mas não se preocupem, os fãs ainda terão o direito de opinar: quando um filme é lançado, o público pode deixar uma avaliação de usuário e comentários como sempre fizeram”.

O trolling ao qual se referem é o bombardeio de críticas negativas online à um filme, com a intenção de desmoralizá-lo. Na maioria dos casos, os títulos mais afetados são aqueles que promovem o emponderamento de grupos considerados minoritários, ou que os tenham como protagonistas da história. A última “vítima” deste tipo de ataque foi “Capitã Marvel”, que recebeu uma enxurrada de críticas negativas mesmo sem ter sido lançado oficialmente ou passado em testes de exibição: o fato de ter uma protagonista feminina foi considerado “excesso de justiça social” por usuários. No passado, “Pantera Negra” e “Star Wars: Os Últimos Jedi” também foram alvos de sabotagem nas notas.

Saiba Mais:

Jacqueline Elise
@jacquelinelise

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas