Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 21 de agosto de 2018

Kelly Marie Tran fala pela primeira vez sobre caso de assédio e racismo contra ela nas redes sociais

Atriz escreveu ao The New York Times uma resposta em relação ao ataques de racismo e assédio que sofreu em sua conta no Instagram.

Kelly Marie Tran fala pela primeira vez sobre caso de assédio e racismo contra ela nas redes sociais>

Pela primeira vez desde o caso de assédio e racismo contra ela em suas redes sociais, que a levou a deletar sua conta pessoal no Instagram no começo deste ano, a a atriz Kelly Marie Tran (Star Wars: Os Últimos Jedi”) se pronunciou a respeito do assunto. Em um texto publicado no The New York Times, Kelly posicionou-se contra todas as formas de abuso e preconceito online e na vida real. Leia trechos do texto abaixo:

“As palavras deles [agressores] pareciam confirmar o que crescer como uma mulher e pessoa de cor me ensinou: que eu pertencia nas margens, válida apenas como uma personagem menor nas suas histórias e vidas. Suas palavras reforçaram uma narrativa que ouvi minha vida toda: que eu era ‘outra’, que eu não pertencia, que não era boa suficiente, simplesmente porque eu não parecia com eles. E esse sentimento, eu percebo agora, foi, e é, uma vergonha, uma vergonha pelas coisas que fazem de mim diferente, uma vergonha pela cultura de onde vim. E, para mim, a parte mais decepcionante foi que eu senti tudo isso.

Eu acreditei naquelas palavras, naquelas histórias, cuidadosamente criadas por uma sociedade que foi construída para sustentar um tipo de pessoa – um gênero, um tom de cor, uma existência. E por mais que eu odeie admitir, eu comecei a me culpar [por isso]. Eu pensei ‘Oh, talvez se eu fosse mais magra’ ou ‘Talvez se eu deixasse meu cabelo crescer’ e, pior de tudo, ‘Talvez se eu não fosse asiática’. Por meses, eu entrei em um espiral de ódio próprio, no recesso mais sombrio da minha mente, um lugar onde eu destruí a mim mesmo, onde coloquei as palavras dele acima do meu próprio valor.

Eu gostaria de viver em um mundo onde crianças de cor não gastam toda sua adolescência querendo ser brancos. Gostaria de viver em um mundo onde mulheres não são julgadas pela aparência, ou suas ações, ou sua existência em geral. Gostaria de viver em um mundo onde pessoas de todas as raças, religiões, classes e orientações sexuais sejam vistos pelo o que eles sempre foram: seres humanos.”

Kelly Marie Tran, que é americana com ascendência vietnamita, excluiu seu perfil no Instagram após ser vítima de assédio sexual e racismo nos comentários de suas postagens. Em um episódio anterior, ocorrido em dezembro de 2017, a página da atriz na Wookiepedia, uma das maiores enciclopédias on-line de “Star Wars”, já havia sido editada com comentários racistas. Apesar do episódio, a atriz termina o texto com um aviso para aqueles que a atacaram:

“Eu sei que a oportunidade dada a mim é rara. Eu sei que eu pertenço a um pequeno grupo de pessoas privilegiadas que contam histórias para viver, histórias que são vistas, ouvidas e digeridas por um mundo que por muito tempo, experimentou apenas uma coisa. Eu sei o quão importante isto é. E eu não irei desistir.Você talvez me conheça como Kelly. Eu sou a primeira mulher de cor a ter um papel principal em um filme de ‘Star Wars’. Sou a primeira mulher asiática a estampar a capa da Vanity Fair. Meu nome real é Loan. E eu estou apenas começando.”

Para ler o texto da atriz na íntegra (em inglês), clique aqui.

Saiba Mais:

Gustavo Scholl Ventura
@gscventura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas