Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 07 de maio de 2012

Boca, de Flavio Frederico, é o novo fenômeno nacional da pirataria

Longa paulista segue o caminho de “Tropa de Elite” e se populariza antes mesmo do lançamento comercial.

Antes mesmo de chegar aos cinemas ou ganhar o Urso de Ouro no Festival de Berlim, “Tropa de Elite” se tornou popular entre os brasileiros graças a uma cópia não finalizada do longa de José Padilha (“Ônibus 174”) que se alastrou pelas bancas de camelô de todo o País. Agora, a história se repete com “Boca”, longa de Flavio Frederico (do documentário “Caparaó”) que tem estreia prevista para setembro.

De acordo com o jornal O Globo, uma cópia da versão britânica do filme, com legendas em inglês, é facilmente encontrada em camelôs da Zona Norte e da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro. O DVD, vendido por R$ 8 e com uma capa que reproduz a imagem de um cartaz disponível na internet, tem sido um dos mais pedidos pelos consumidores.

O filme, batizado originalmente de “Boca do Lixo”, é uma espécie de thriller com clima noir que reconta a saga de Hiroito de Moraes Joanides, bandido real que se tornou famoso na zona de prostituição a que se refere o título, localizada no Centro de São Paulo, nas décadas de 1950 e 1960. Líder do submundo local, Hiroito travou inúmeros conflitos com criminosos que desafiavam seu poder. O protagonista é interpretado por Daniel de Oliveira (“Cazuza – O Tempo Não Para”). O elenco conta ainda com Hermila Guedes (“O Céu de Suely”), Milhem Cortaz (“Assalto ao Banco Central”), Maxwell Nascimento (“Querô”), entre outros.

“Boca” está pronto há dois anos e foi exibido pela primeira vez no Festival do Rio de 2010, quando ganhou os prêmios de fotografia e montagem. O longa foi exibido recentemente na 16ª edição do Cine PE Festival do Audiovisual. No festival pernambucano, Flavio Frederico foi escolhido como melhor diretor e Hermila Guedes levou o prêmio de atriz. O filme recebeu ainda os prêmios de melhor direção de arte e fotografia. A produção foi baseada na autobiografia de Hiroito, escrita durante uma de suas passagens pela prisão, em 1978. O livro foi adaptado pelo diretor e por Mariana Pamplona, misturando personagens reais e fictícios.

Segundo O Globo, o filme já foi vendido para mais de 15 países e teve lançamento na Europa em fevereiro, para o mercado de DVDs. A cópia ilegal que se populariza nas bancas de camelô teria partido da versão britânica do longa. Produzido pela Kinoscópio, de Flavio Frederico, o filme seria inicialmente lançado entre 2010 e 2011. Assista abaixo ao trailer da produção:

http://www.youtube.com/watch?v=waf9TaYWifI

Saiba Mais: , , ,

Túlio Moreira
@

Compartilhe


Notícias Relacionadas