Cinema com Rapadura

Acme   quarta-feira, 07 de julho de 2010

GTA não chegará aos cinemas, mas temos opções

Uma lista de filmes que possuem características presentes em GTA.

Os videogames estão ficando cada vez mais cinematográficos, que muitos se perguntam se vale a pena adaptá-los. Alguns gêneros de games são tão bons, que depois de finalizamos, vasculharmos todos os extras e completarmos 100%, ainda queremos mais. No fim, acabamos tendo que recorrer aos filmes. E neles vamos achar semelhanças únicas que inspiraram os jogos e o que os jogos inspiraram os filmes.

Grand Theft Auto IV” é um dos melhores jogos dessa geração. Talvez seja um dos jogos com maior longevidade em tempos. Porém, não dura para sempre. Uma hora temos que aposentar nosso velho companheiro de madrugadas. E aí, o que temos que fazer? Já que GTA dificilmente será adaptado para os cinemas, o site IGN fez uma lista com alguns filmes que possuem particularidades com o jogo. Vamos a eles:

COLATERAL
(Collateral, 2004)

O diretor Michael Mann seria o ideal para comandar uma adaptação do jogo para as telonas. “Miami Vice”, “Inimigos Públicos” e este “Colateral” representam bem a visão dele para o universo de GTA. Max (Jamie Foxx) vive há 12 anos como um simples motorista de táxi. Muitos rostos surgiram e sumiram no seu espelho retrovisor e ele já esqueceu de muitas pessoas e lugares… até uma fatídica noite. Vincent (Tom Cruise) é um assassino de aluguel. Quando os membros de um cartel do narcotráfico descobrem que estão prestes a serem condenados por um júri federal, é montada uma operação para identificar e matar as testemunhas-chave. E esta noite é o último estágio. A trama envolvente, os assassinatos, as perseguições, o envolvimento da máfia e toda tensão de GTA estão presentes.

OS BONS COMPANHEIROS
(Goodfellas, 1990)

Se liga na trama do filme: Henry Hill (Ray Liotta) sempre quis ser um gângster. Cresceu num típico bairro de Nova Iorque, onde irlandeses e italianos  conviviam no dia-a-dia. Aos poucos ele se envolveu com os “carcamanos”, mas devido a sua descedência mezzo irlandesa, ele não podia ingressar na Cosa Nostra. Então, acompanhado de seu amigo Jimmy Conway (Robert De Niro) – também meio irlandês, meio italiano – e Tommy DeVito (Joe Pesci.), este, descedente de italianos e meio esquentadinho, mas que é o único dos três a poder ingressar na Máfia.

Pronto, é o filme do GTA (rs). Se você pegar as histórias do GTA 3, Vice City, San Andreas e GTA 4 verá que todos tem um pouco desse espírito do Goodfellas. Um filmaço extremamente recomendável.

O GÂNGSTER
(American Gangster, 2007)

Frank Lucas (Denzel Washington) é um motorista de um dos mais poderosos chefes do crime na cidade. Após a súbita morte de seu chefe, Lucas entra na brecha deixada pelo seu ex-empregador e então começa sua escalada até o topo no mundo do crime e das drogas fazendo com que o instintivo policial Ritchie Roberts (Russell Crowe) note uma perigosa mudança de comando no submundo.

Esse é um daqueles filmes que mostra como uma carreira de gângster é construída até o seu declínio. É quase um Poderoso Chefão por conveniência. Um dos pontos altos do filme é sangue frio em algumas das execuções, típico de GTA 4, quando escolhemos quem/e se queremos matar.

SENHORES DO CRIME
(Eastern Promises, 2007)

A parteira Ana (Naomi Watts) trabalha em um hospital em Londres e acaba testemunhando a morte de uma jovem garota durante o parto na noite de Natal. Ana acaba decidindo descobrir mais sobre a identidade e a família da garota, para dar a triste notícia pessoalmente. No entanto, a busca acaba colocando-a em perigo quando ela se depara com o lucrativo negócio do tráfico de sexo, comandado por uma organização criminosa da Rússia. Não demora até que o caminho de Ana se cruze com o de Nickolai (Viggo Mortensen), um homem violento e misterioso que acaba revelando ser muito mais do que aparenta.

Quer mais semelhança do que Niko Bellic (protagonista do jogo) e Nickolai? Além do estereótipo russo (apesar de não sabermos a nacionalidade exata de Niko e ele falar sérvio, fica evidente que o objetivo é que ele fosse identificado como russo), ambos fazem o trabalho sujo, mesmo não querendo manter essa pinta de vilão. O que marca no filme é o crescimento do personagem em uma organização criminosa tradicional, assim como vemos em muitos momentos do jogo.

VELOZES E FURIOSOS
(The Fast and the Furious, 2001)

Se existem franquias que casam perfeitamente são Velozes e Furiosos e GTA. Carros potentes, muitos rachas, fugas de polícia, assaltos, brigas. Uma franquia é sinônimo da outra. O filme conta a história de Brian O’Conner (Paul Walker), um policial novato que se infiltra no mundo das corridas ilegais de carros tunados nas ruas de Los Angeles para capturar o responsável por diversos roubos a caminhões nas estradas próximas à cidade. Mas ele acabou se envolvendo de tal modo que acabou não prendendo os corredores, mas sim se apaixonando por Mia Toretto (Jordana Brewster), irmã de um deles, Domonic Toretto (Vin Diesel), que é o mais famoso e respeitado das ruas, cujo mesmo namora a bela Letty (Michelle Rodriguez), que além de ser namorada de Dom, também é aliada nos crimes que ele comete.

Uma das paixões da franquia GTA é você poder ter o carro quiser, e melhor, poder tunar e transformá-los em grandes máquinas. O jogo não se prepõe a seguir apenas um roteiro. As missões paralelas, como roubar uma lista de carros, são a grande coqueluche da franquia.

==

Que outros filmes se encaixam perfeitamente no gênero do GTA?

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados