Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 24 de agosto de 2022

True Crime: 5 séries brasileiras sobre crimes reais para assistir na Netflix

Se você ama se envolver nos mistérios ou gosta de ficar grudado no sofá de tanta tensão, esta é a sua lista!

24(Imagens: Divulgação/Netflix)

O subgênero True Crime vem ganhando cada vez mais adeptos apaixonados e ávidos por desvendar o próximo mistério baseado em crimes reais. Foi pensando nesses fãs que preparamos uma lista especial com cinco indicações de conteúdos disponíveis na Netflix, com um adendo: todas as produções são brasileiras! Dá uma olhada!

João de Deus: Cura e Crime (2021) – 4 episódios

Internacionalmente conhecido, o idolatrado e autoproclamado médium João Teixeira de Faria, mais conhecido como João de Deus, alcançou grande fama com a suposta cura para doenças como câncer, depressão e cegueira através de cirurgias espirituais. A figura atraiu atores, jogadores de futebol, políticos, e até mesmo a apresentadora americana, Oprah Winfrey, voou para o interior de Goiás para se encontrar com o curandeiro.

Até que tudo mudou quando sobreviventes do seu “tratamento”, procuradores e a mídia começaram a denunciar suas práticas. O médium chegou a ser denunciado por mais de 500 mulheres e meninas — inclusive por uma de suas filhas —, que relatavam serem chamadas para consultas individuais, onde sofriam abusos. Os quatro capítulos de “João de Deus: Cura e Crime” dão voz a várias dessas que foram corajosas o bastante para denunciar o curandeiro mais admirado e poderoso do Brasil.

>> [Rapaduracast] O fenômeno True Crime nos filmes, séries e podcasts

Bandidos na TV (2019) – 7 episódios

O fenômenos dos programas sensacionalistas parece não ter fim nas mídias brasileiras, abordando assassinatos, tráfico, sequestros e estupros, como se qualquer horário do dia fosse conveniente para tratar de assuntos indigestos como estes. Além de alimentar a ira ou o medo de muitos, esse formato aposta na curiosidade despertada na população como fórmula do sucesso. Porém, a minissérie “Bandidos na TV” se debruça sobre o caso de um apresentador que foi longe demais em busca de audiência.

O apresentador é Wallace Souza, político e personalidade da televisão, cujo programa fez tanto sucesso que o transformou no deputado estadual mais votado do Amazonas. Enquanto no estúdio de TV ele costumava dizer que a “única solução para bandido era o caixão”, fora dele, Wallace foi acusado de planejar os crimes violentos que denunciava e investigava em seu programa.

Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime (2021) – 4 episódios

Um dos crimes mais presentes no imaginário popular do brasileiro, o caso Elize Matsunaga tomou as manchetes de 2012 após o assassinato e esquartejamento do seu marido, Marcos Matsunaga, herdeiro da indústrias de alimentos Yoki. Dez anos depois, a criminosa quebra o silêncio em “Elize Matsunaga: Era Uma Vez Um Crime“, minissérie que traz ainda depoimentos de familiares e colegas do ex-casal, além dos especialistas que acompanharam as investigações.

A obra foi alvo de polêmicas por uma suposta tentativa de humanização de Elize, ao retratar que a ré sofria com os abusos psicológicos e os adultérios do companheiro. A série também busca retratar um claro machismo presente na investigação e no próprio círculo de pessoas próximas ao casal, com testemunhos reduzindo mulheres a simples companheiras e que Elize deveria se sentir grata pelo marido que tinha — além de aguentar suas traições.

3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central (2022) – 3 episódios

Outro crime muito presente no zeitgeist do brasileiro — já foi até transposto para os cinemas —, o assalto ao Banco Central em Fortaleza em 2005 é considerado um dos maiores e mais conhecidos roubos da história do país. Ladrões cavaram um túnel de quase 80 metros e levaram mais de 160 milhões de reais.

Na série “3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central“, somos apresentados, através de arquivos, reconstituições e depoimentos, aos detalhes desse assalto histórico, passando pelas etapas do roubo desde a escavação do túnel que ligava uma casa alugada ao cofre, até os planos de fuga.

>> [Entrevista] Diretor fala sobre as chocantes reviravoltas de um dos crimes mais famosos do Brasil

Menção Honrosa: Irmandade – 1ª T (2019) – 8 episódios / 2ª T (2022) – 6 episódios

Apesar de não ser baseada em uma história real, a série “Irmandade” retrata muitos elementos do dia a dia carcerário brasileiro e explora várias questões importantes dentro desse sistema.

A trama gira em torno da advogada Cristina Ferreira, que descobre que seu irmão, Edson, está preso. Ela, então, recebe a arriscada tarefa de se infiltrar na facção criminosa comandada por ele e se tornar uma informante da polícia, mas acaba entrando em uma teia de violência e traições. Quanto mais tempo ela passa com o grupo, mais ela começa a questionar o significado da justiça.

==

Estas foram nossas dicas de produções nacionais de True Crime disponíveis na Netflix! Fica ligado aqui no site e nas redes sociais do Cinema com Rapadura que esta é apenas a primeira de uma série de listas que vamos fazer sobre crimes reais. 😉

Martinho Neto
@omeninomartinho

Compartilhe


Conteúdos Relacionados