Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 27 de maio de 2022

Obi-Wan Kenobi | Com os dois primeiros episódios, nova série de Star Wars começa a contar a história que todo fã queria ouvir

Episódios 1 e 2 da série já estão disponíveis no streaming Disney Plus.

(Imagens: divulgação: Disney)

[ATENÇÃO! Este texto contém spoilers do episódios 1 e 2 de ‘Obi-Wan Kenobi’. Siga por sua conta e risco]

Chegou a hora! Após anos – ou melhor, décadas – de espera, os fãs de “Star Wars” puderam reencontrar um de seus personagens favoritos, o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi. Novamente interpretado por Ewan McGregor, Kenobi (agora conhecido apenas como Ben) vive em Tatooine como parte de seu exílio após a queda da República e da Ordem Jedi em “Star Wars: A Vingança dos Sith” (2005), e depois de perder seu aprendiz e melhor amigo Anakin Skywalker (Hayden Christensen) para o Lado Sombrio da Força.

Sem que Kenobi saiba, Skywalker ainda vive, mas sob um novo nome: Darth Vader. Sua condição, no entanto, é frágil, e sua sobrevivência depende de uma armadura que sustenta seus sinais vitais e o enclausura em si mesmo pelo resto da vida após a derrota para Kenobi no planeta infernal de Mustafar em “A Vingança dos Sith“. O que Vader não sabe é que ele deixou herdeiros. Os gêmeos Luke e Leia.

Em Tatooine, Ben protege Luke (Grant Feely), que foi posto aos cuidados do meio-irmão de Anakin, Owen Lars (Joel Edgerton) e sua esposa, Beru Whitesun (Bonnie Piesse). Como Anakin – ou melhor, Vader – sempre odiou o planeta desértico por causa da infância como escravo e da morte de sua mãe Shmi em “Star Wars: Ataque dos Clones” (2002), os dois sóis são sinônimo de segurança para o garoto, apesar da distância do centro galáctico por estar na Orla Exterior. Já em um canto mais rico e badalado do universo, a jovem Leia Organa (Vivien Lyra Blair) é criada como herdeira do planeta Alderaan por seu pai adotivo, o senador Bail Organa (Jimmy Smits) e a rainha Breha (Simone Kessell).

Os gêmeos são a maior esperança para o futuro da galáxia e o fim do reinado de tirania e crueldade dos Sith com o Império. Eles deverão ser mantidos em segurança por seus respectivos guardiões até que chegue a hora de agir…

Episódio 1

A série se inicia na fatídica noite do Expurgo Jedi no Templo em Coruscant, em uma cena que ocorre em paralelo aos acontecimentos de “A Vingança dos Sith“. O treinamento de um grupo de pequenos aprendizes Jedi é interrompido abruptamente pela Ordem 66, que ordena ao exército da República o extermínio dos Jedi por toda a galáxia. Todo o Templo está tomado por clones que compõem a 501ª Legião do exército. Quando a professora é morta pelos soldados, os alunos decidem fazer a única coisa que podem: correr.

Tatooine

Dez anos depois, na cidade de Mos Eisley, no deserto sem fim de Tatooine, um vulto de escuridão aparece na forma de uma nave. Dela saem três figuras igualmente sombrias: o Grande Inquisidor (Rupert Friend), a Terceira Irmã (Moses Ingram) e o Quinto Irmão (Sung Kang). Os Inquisidores são usuários do Lado Sombrio da Força comandados por Darth Vader, e buscam os últimos Jedi que ainda insistem e sobreviver após o expurgo da Ordem 66. Não restam muitos, e agora eles avançam como um grupo de leões famintos sobre os poucos que encontram. Em Tatooine, eles buscam um jovem aprendiz, possivelmente um dos que escapou do Templo Jedi uma década atrás. Eles até o encontram, mas logo o perdem novamente.

Uma das Inquisidoras, no entanto, não está satisfeita com restos. Ela quer mais. Ela é tão diferente que seus próprios colegas a chamam com desdém pelo nome antigo, em vez da alcunha Terceira Irmã. Reva. Seu objetivo não é caçar aprendizes ou restos, mas ir atrás do próprio Kenobi, pois sabe que é ele que Vader quer. Ela fez seu dever de casa e sabe quem Kenobi foi, sabe quem são seus amigos e até onde ele iria para ajudá-los.

Mas os Inquisidores não estão em Tatooine procurando por Obi-Wan, e sequer sabem que é lá que ele tem vivido, trabalhando revirando pedaços de um peixe ancestral da época em que o planeta ainda tinha oceanos, sob as ordens de um chefe qualquer que não se importa com seus empregados. Kenobi tem vivido em uma caverna, tenta se aproximar da família Lars sempre que pode e estabelecer algum laço com o jovem Luke, que faz dos tios gato e sapato. Owen, no entanto, sabe o que aconteceu com seu irmão Anakin sob a tutela de Obi-Wan, e não quer o velho Jedi por perto. Quando ele é abordado por Reva e pelo Quinto Irmão, Owen dá um perdido na dupla sem mencionar Kenobi, não para ajudar o Jedi, mas porque sabe que expor Ben levaria os Inquisidores até Luke, e isso não pode acontecer com sua família.

Na noite seguinte, Ben é abordado pelo jovem Nari (Benny Safdie), que buscava o Mestre Jedi para tentar lutar contra o Império. Mas Kenobi não é mais o grande guerreiro que fora dez anos atrás; agora, ele é apenas Ben. Ele logo despacha Nari, que amanhece morto pelos Inquisidores e pendurado em praça pública em Tatooine, para lembrar a todos o que acontece com quem resiste ao Império. Após ver o que aconteceu, Kenobi retorna a sua caverna, onde acaba encontrando um velho amigo, Bail Organa, que precisa da ajuda de Obi-Wan para resgatar a jovem Leia, raptada e mantida em cativeiro no planeta Daiyu. É hora de deixar Ben de lado e partir para uma última luta, pois Leia é tão importante quanto Luke para o futuro.

Alderaan

Depois de “A Vingança dos Sith“, essa é a primeira vez que a superfície Alderaan aparece nas telas do universo de “Star Wars”. O planeta será destruído pela Estrela da Morte em “Uma Nova Esperança” (1977), mas, por enquanto, ainda é um bastião de paz, cultura, ordem e modernidade na galáxia. É lá que a rainha Breha tenta domar sua herdeira, a jovem Leia Organa.

Leia é uma menina inquieta, curiosa e dona de uma intuição afiada, que apenas seu pai, o senador Bail Organa, consegue acalmar. Não bem acalmar, mas direcionar e dar foco. Bail conheceu os pais biológicos da criança (Anakin Skywalker e Padmé Amidala) e sabe a quem ela puxou, então tem alguma noção do que fazer.

Em uma de suas escapadas para evitar um evento diplomático chato do tipo que ela odeia, Leia acaba raptada pela gangue do caçador de recompensas Vect Nokru (Flea) e levada ao planeta Daiyu, um dos vários antros de escória e vilania nessa galáxia decadente. O criminoso foi contratado por Reva, e raptou a criança para atrair Kenobi… E o plano da Inquisidora parece ter dado certo.

Curiosidades

– A sequência inicial no Templo Jedi é a primeira vez que a armadura dos clones aparece fisicamente em “Star Wars”. Nos filmes em que elas são mostradas antes, “O Ataque dos Clones” e “A Vingança dos Sith“, todas são feitas digitalmente.

– O Grande Inquisidor e o Quinto Irmão já apareceram antes em “Star Wars”. Eles são os vilões da série de animação “Star Wars Rebels“, apesar de serem interpretados por um elenco de vozes diferente.

– Como Ben trabalha cortando carne de um peixe gigante se Tatooine é um deserto? Em “O Livro de Boba Fett“, os Tusken explicam que o planeta dos dois sóis foi um planeta oceânico em um passado distante, e começou a secar quando colonizadores começaram a se mudar para lá.

– A refeição que Ben come em sua caverna é parecida com a que Rey (Daisy Ridley) costumava comer enquanto vivia como sucateira no planeta Jakku, em “Star Wars: O Despertar da Força” (2015). Trata-se de um pó que, misturado com um pouco de água, vira um alimento comestível. E é de verdade, não são efeitos especiais.

– Bail Organa caçando purrgil? Os animais que ele menciona a Leia que gostaria de ter caçado em sua infância também já apareceram em “Rebels“, e são uma espécie de baleias que vivem no espaço e se locomovem através do hiperespaço. Porém, caçá-los não é assim tão fácil.

– A tradição de grandes baixistas da música atuando em “Star Wars” é mantida em “Obi-Wan Kenobi”, agora com Flea, do Red Hot Chili Peppers. Antes dele, Stephen “Thundercat” Bruner já integra o elenco de “O Livro de Boba Fett“.

Episódio 2

Se o primeiro episódio de “Obi-Wan Kenobi” foi dividido entre os lares dos gêmeos Skywalker, o segundo se passa inteiramente no planeta Daiyu. Descrito pelo roteirista Joby Harold como “parecido com Hong Kong” devido à atmosfera noturna e às luzes de neon, o lugar é mais um dentre os inúmeros antros de escória e vilania em “Star Wars”, como Nar Shaddaa, Ord Mantell e outros. E é lá que a jovem Leia Organa é mantida em cativeiro pela gangue do caçador de recompensas Vect Nokru, a mando da Inquisidora Reva.

Obi-Wan Kenobi chega ao planeta e já descobre que não há como rastrear naves e veículos por lá, então o resgate terá que ser feito à moda antiga. Ele inicia sua investigação e é levado a um “Jedi” que “ajuda” as pessoas em troca de créditos. Na verdade, o trambiqueiro Haja Estree (Kumail Nanjiani) contrabandeia pessoas para fora de Daiyu e usa ímãs para fingir que usa a Força e impressionar os clientes. Obi-Wan percebe o jogo de Haja, mas também uma intenção real, bem profunda mesmo, de fazer a coisa certa. As dicas dadas por ele levam Kenobi primeiro a um laboratório clandestino para fabricação de especiarias (as “drogas” de “Star Wars”), em um cenário que remete à série “Breaking Bad“. Depois, após lutar com Vect e sua gangue, ele consegue resgatar Leia.

A jovem, no entanto, não dá vida fácil para Obi-Wan, e questiona absolutamente tudo que vê. Inclusive se seu salvador é realmente um Jedi e realmente conhece seu pai, Bail Organa, e foge da guarda de Kenobi. O alvoroço todo chama a atenção de Reva, que chegou a Daiyu junto aos Inquisidores para caçar Obi-Wan Kenobi (“a última chama de uma era passada”, segundo o Grande Inquisidor). Reva atua sozinha, contra as ordens de seus superiores, e isso irá lhe custar seu prêmio adiante.

Inesperadamente, Obi-Wan recebe ajuda de Haja após revelar sua identidade e usar a Força para salvar Leia de uma queda que seria fatal. A dupla não tão dinâmica parte para um terminal de carga, onde é encurralado por Reva. A Inquisidora provoca Obi-Wan e revela que sim, Anakin Skywalker está vivo e o procurando, sedento por vingança. A iminência de um combate entre ela e Kenobi é interrompida pelo Grande Inquisidor, que repreende sua subordinada e acaba perfurado pelo sabre de luz dela, enraivecida por perder sua conquista. É por conta de momentos e atitudes como essas que eles são Inquisidores, não Sith.

Já abordo de um transporte rumo a um lugar seguro (quem sabe?), Obi-Wan é acometido pelo pânico com a notícia de que Anakin sobreviveu ao duelo em Mustafar. Anos-luz dali, Darth Vader acorda dentro de um tanque de bacta, quase como que sentindo o temor de seu antigo mestre e agora maior inimigo.

Curiosidades

– Após chegar em Daiyu, Obi-Wan encontra um clone veterano das Guerras Clônicas (Temuera Morrison) vivendo como mendigo e pedindo dinheiro na rua. O Jedi teve um laço forte com os clones durante a guerra décadas antes, mas agora tem medo deles por conta da Ordem 66, que os obrigou a exterminar os Jedi. Pela armadura azul e branca do clone, ele provavelmente serviu na 501ª Legião, liderada por Anakin Skywalker. Ou seja, Kenobi pode até ter conhecido o homem no passado.

– A cena em que Obi-Wan resgata Leia é um paralelo quase idêntico ao resgate da princesa por Luke Skywalker em “Uma Nova Esperança“, filmada, inclusive, pelos mesmos ângulos. Ali, Luke a resgatava sob ordens de Kenobi; aqui, Kenobi a resgata a pedido de Bail Organa.

– Apesar de ter sido abatido por Reva, o Grande Inquisidor não morreu. Ele reaparece em “Star Wars Rebels“.

==

Os créditos finais são exibidos no formato tradicional dos filmes, sem as artes conceituais como fazem “The Mandalorian” e “O Livro de Boba Fett“. Isso é um indicador de que “Obi-Wan Kenobi”, apesar de pertencer à mesma franquia, não está inserida no mesmo contexto das demais séries criadas e produzidas por Jon Favreau e Filoni. Aqui, o comando é da diretora Deborah Chow e do roteirista Joby Harold.

Todas as cenas vistas nos trailers da série se passaram nos dois primeiros episódios, o que nos deixa ainda mais ansiosos para as próximas semanas. O terceiro episódio de “Obi-Wan Kenobi” chega ao Disney Plus na quarta-feira, 1º de junho.

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados