Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Dicionário de Duna – o que você precisa saber para entender o universo de Frank Herbert

Muito do que é dito na obra de Frank Herbert vem de nomenclaturas próprias, podendo causar confusão a quem acaba de chegar.

Com o lançamento do primeiro trailer de “Duna“, o filme de Denis Villeneuve se tornou o principal assunto das redes sociais durante dias. Os fãs da obra original de Frank Herbert ganharam novos colegas, já que desde o anúncio do projeto pessoas que nunca haviam tido contato com o livro buscaram conhecer e entender melhor este universo.

“Duna” se passa, em essência, em uma versão futurística do nosso próprio universo, mas milhares de anos adiante. Nessa realidade, a raça humana colonizou milhares de planetas universo afora, e a Terra é uma relíquia distante. Os planetas operam sob um sistema político feudal, com a autoridade central do Imperador Padishah dependendo de sua capacidade de articulação política ou força militar. Paralelamente ao Imperador, as Grandes Casas que compõem o conselho chamado Landsraad determinam os rumos do Império. As duas casas mais influentes do Landsraad são Atreides e Harkonnen, ambas inimigas mortais.

Muito do que se passa e é dito em Arrakis e nos diversos outros planetas do Império vem de nomenclaturas próprias, podendo causar confusão a quem acaba de chegar. Para isso, separamos os principais termos e neologismos que fazem parte do universo criado por Frank Herbert.

Casa Atreides

Os protagonistas de “Duna”, a Casa Atreides é uma das mais influentes do Landsraad, causando preocupação constante ao Imperador Padishah Shaddam IV, que considera isso uma ameaça a seu reinado. Os ancestrais dos Atreides remontam à Grécia Antiga, e sua rivalidade com a Casa Harkonnen iniciou-se séculos antes dos eventos de “Duna”.

No início da história, os Atreides governam o planeta oceânico Caladan, mas deverão se mudar para o planeta desértico Arrakis por ordens do Imperador. O personagem principal é Paul Atreides (Timothée Chalamet), filho do duque Leto Atreides (Oscar Isaac) e de sua concubina, a Bene Gesserit Lady Jessica (Rebecca Ferguson). Seus servos mais destacados são os mestres de armas Gurney Halleck (Josh Brolin) e Duncan Idaho (Jason Momoa), o mentat Thufir Hawat (Stephen McKinley Henderson) e o médico Suk Wellington Yueh (Chang Chen).

Casa Harkonnen

Os Harkonnen são inimigos mortais da família Atreides. Liderados pelo barão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgard), a linhagem da família remonta ao norte europeu, possivelmente da Finlândia. A Casa Harkonnen é uma das mais poderosas do Landsraad e conta com o favor do Imperador Padishah Shaddam IV, e era ela que administrava Arrakis antes de o planeta ser transferido para a Casa Atreides. A riqueza e o poder dos Harkonnen, no entanto, vieram não só da exploração dos planetas que governa, mas de práticas de comércio desleais e imorais, principalmente escravidão.

Bene Gesserit

As Bene Gesserit são uma das instituições mais poderosas do universo de “Duna”, ainda que muito de seu poder e influência seja mantido em segredo. Trata-se de uma irmandade feminina instaurada milênios antes do acontecimentos do livro e filme, que vem guiando secreta e pacientemente a humanidade de acordo com sua crença em um futuro iluminado – implementando até um programa secreto de eugenia. Para tanto, elas possuem sua própria escola, onde treinam filhas das Grandes Casas, e enviam acólitas treinadas para servirem como concubinas ou se casarem com seus líderes.

Por conta do consumo da droga Melange, as Bene Gesserit desenvolveram poderes tidos como sobre-humanos, como a capacidade de manipular genes para gerar descendentes do gênero que escolherem, clarividência, a Voz (uma forma de controlar pessoas apenas mudando o tom de voz) e acessar a chamada Outra Memória (memórias e ego de suas ancestrais femininas, transmitidas através de memória genética). Outro ponto são as artes marciais da ordem, que não utilizam armas e empregam controle dos músculos através de seus poderes mentais.

As Bene Gesserit têm um laço cultural forte com os Fremen, povo oriundo de Arrakis. Alguns milhares de anos antes dos eventos do filme, a Missionária Protectiva, braço missionário das Bene Gesserit, foi ao planeta e instaurou parte das crenças e superstições dos Fremen, além de treinar alguns membros da tribo em suas artes marciais – que os Fremen chamam de “weirding way” (“forma esquisita”, em tradução livre). A principal Bene Gesserit em “Duna” é Lady Jessica, mãe de Paul Atreides.

Gom Jabbar

Gom Jabbar é o nome de um veneno utilizado durante um teste conduzido pelas Bene Gesserit. O veneno é posto em um agulha, que por sua vez é posta pela aplicante próxima ao pescoço da pessoa em quem aplica o teste. Como dito pela Reverenda Mãe Gaius Helen Mohiam (Charlotte Rampling) no trailer, o teste é simples: caso a pessoa remova a mão de uma caixa específica, ela morre. Dentro da caixa, a mão da pessoa que passa pelo teste sofre todo tipo de dor física. O objetivo é testar a força da consciência de uma pessoa em detrimento de seus instintos.

Kwisatz Haderach

“Pois ele é o Kwisatz Haderach.”

O nascimento do ser conhecido como Kwisatz Haderach é o principal objetivo das Bene Gesserit à época dos acontecimentos de “Duna”. Este ser seria um homem com as mesmas capacidades de uma Bene Gesserit, e sua concepção se daria através de um projeto de procriação humana elaborado cuidadosamente ao longo de milênios, juntando peças que forneçam os genes adequados ao longo das gerações. Este ser, então, iria liderar a humanidade rumo ao futuro tal qual um messias.

Mentat

O trailer da versão de Villeneuve não trouxe um olhar mais apurado sobre os Mentat, sendo o único visível durante toda a duração Thufir Hawat, interpretado por Stephen McKinley Henderson. Na imagem acima, aparece logo atrás do Gurney Halleck de Josh Brolin, portando uma sombrinha. Os Mentat são uma ordem de servos das Grandes Casas que possuem capacidades similares às de um computador, sendo capazes de processar grandes quantidades de dados e fazer análises e estratégias apuradas.

Os Mentat existem por decorrência da chamada Jihad Butleriana (que, segundo o trailer, deverá ter seu nome alterado para “cruzada” para evitar analogias religiosas), um movimento milhares de anos anterior aos eventos de “Duna”, no qual todo tipo de inteligência artificial foi expurgado do universo. Máquinas, robôs e computadores dotados de I.A. são terminantemente proibidos nesse universo, dando origem à ordem dos Mentats como substitutos. A capacidade de empatia e moralidade humana é o grande diferencial – mas, assim como humanos normais, eles também podem ser subvertidos, como Piter De Vries (David Dastmalchian), servo da Casa Harkonnen. Todos os candidatos a Mentat são treinados até certa idade sem saber, sendo avisados apenas quando tiverem discernimento para escolher continuar ou não com o treinamento.

Suk

Os Suk são médicos treinados na Escola Suk, e são os mais confiáveis e capazes do ramo. Por conta de seu treinamento, acredita-se que eles seja incapazes de ferir ou fazer mal a pacientes e seres vivos em geral. É possível identificar os Suk pela tatuagem de um diamante negro que é feita em suas testas quando se formam na Escola. No trailer de “Duna”, é possível ver Chang Chen no papel do médico Suk Wellington Yueh, que serve à Casa Atreides.

Efeito Holtzman

O efeito Holtzman é a principal tecnologia do universo de “Duna”. Apesar de não ser explicado em detalhes, ele consiste em uma série de microvibrações que reduzem a ação da gravidade aplicada a corpos físicos, tornando possíveis a viagem interestelar e escudos corporais. O Barão Vladimir Harkonnen (Stellan Skarsgard) também utiliza um mecanismo de efeito Holtzman para poder se movimentar.

Os motores das grandes naves da Guilda Espacial funcionam com tecnologia baseada no efeito Holtzman. Contudo, sua atuação por si só exigiria uma quantidade de cálculos praticamente impossíveis para se atingir o destino final da viagem, e por isso a viagem interestelar só é possível com os navegadores especializados da Guilda, que por conta do alto uso de Melange conseguem manter as naves no trajeto desejado. Certas armaduras militares também utilizam motores de Holtzman, mas em escala menor.

Já os escudos de Holtzman são uma tecnologia de defesa utilizada por praticamente todas as pessoas que têm o combate como parte de suas vidas. Trata-se de um campo de força que envolve todo o corpo do usuário, podendo ser penetrado apenas por movimentos certeiros em combate físico. O uso do escudo, no entanto, reduz a velocidade dos movimentos do lutador, mas o protege de armas a laser. Se entrar em contato com o laser de uma arma, o escudo de Holtzman causa explosões de proporções imprevisíveis.

Arrakis

Arrakis é a peça-chave da geopolítica de “Duna”. Única fonte da droga Melange em todo o universo, quem controla esse planeta desértico controla o destino de todos. Esse lugar, no entanto, cobra um preço altíssimo daqueles que se propõem a explorá-lo. O ambiente hostil é algo que precisa ser constantemente levado em consideração, principalmente suas altas temperaturas e a escassa umidade do ar, a ponto de água ser tida como uma moeda extremamente valiosa.

A extração de Melange também não é tarefa fácil. A substância é produzida como resíduo das criaturas conhecidas como Shai Hulud (vermes de areia gigantes), que a depositam fundo nos desertos do planeta. Para conseguir extraí-la são necessários diversos ornitópteros (veículos aéreos específicos), e ainda assim é uma tarefa perigosa.

Como se não bastasse, Arrakis também abriga uma população local, os Fremen, que precisam estar do lado de quem governa o planeta; do contrário, eles tornarão a vida do governante algo ainda mais difícil. Um povo orgulhoso, os Fremen têm conhecimentos importantes sobre conservação de água e umidade, a fauna local, navegação pelo deserto, entre outros. Eles são extremamente orgulhosos e respeitam quem os respeita. Arrakis era controlado pela Casa Harkonnen, que oprimia e perseguia os Fremen, além de explorar os depósitos de Melange à exaustão.

Melange

“Neste momento, a substância mais preciosa no universo é a droga Melange.”

Uma substância tão importante que tem aplicações em praticamente tudo que move a sociedade. O Melange serve desde tempero para comida em pequenas quantidades até ter efeitos psicotrópicos que tornam possíveis viagens interestelares.

Os usos mais notáveis da droga, no entanto, são dois, e se destacam pela capacidade de aumentar a percepção humana. Primeiro, pelos navegadores da Guilda Espacial, que de tanto usá-lo tiveram sua própria fisiologia alterada; mas é através do Melange que eles conseguem “enxergar” as rotas de navegação interespacial. O segundo uso vem de um uso em menor escala, principalmente pelas Bene Gesserit e os Fremen, visando adquirir dons de clarividência e acessar diversos tipos de memória além das geradas conscientemente.

A única fonte de Melange no universo é o planeta Arrakis, e a substância precisa ser retirada de depósitos sob as areias dos desertos locais. Como ela é um resíduo das larvas de Shai Hulud (os famosos “vermes de areia”), a extração de Melange configura um grande perigo para quem trabalha no ramo.

Shai Hulud

Os Shai Hulud são conhecidos popularmente apenas como “vermes de areia”. A denominação anterior vem dos Fremen, que enxergam os Shai Hulud como divindades – entre a tribo, domar um dos vermes gigantes é tido como um ritual de crescimento e passagem para a vida adulta.

A espécie é, simultaneamente, o grande trunfo e a grande praga de Arrakis, já que suas larvas são responsáveis pela produção de Melange, mas depositam a droga nas profundidades das areias desérticas locais. Como a espécie é extremamente sensível a ruídos e vibrações (especialmente as decorrentes de aparelhos que se utilizam do efeito Holtzman), a extração de Melange precisa ser feita por ornitópteros, e mesmo assim há grande perigo envolvido.

Ornitóptero

Ornitópteros são o principal meio de transporte em Arrakis, principalmente para longas distâncias. Tratam-se de veículos aéreos cujo voo é proporcionado pelo bater de suas asas. Nos livros, a descrição dos ornitópteros os assemelha a pássaros, mas o trailer do filme de Denis Villeneuve os retrata como parecidos com libélulas. Para diminuir o perigo durante o trânsito pelos desertos de Arrakis, esses veículos não utilizam motores de Holtzman, levantando voo pela força de suas asas e mantendo-se no ar com o uso de motores a propulsão.

Fremen

Os Fremen são o povo originário do planeta Arrakis. Descendentes dos Zensunni (cuja religião era uma mistura de Zen Budismo e Islamismo Sunita), a cultura dos Fremen evoluiu ao longo de milhares de anos até o ponto onde “Duna” começa, com o povo tendo como foco a preservação da água (ao ponto de seu sangue coagular quase instantaneamente) e o consumo de melange – de onde vêm seus olhos profundamente azuis, sem qualquer resquício de branco. Eles também têm um laço muito forte com a cultura das Bene Gesserit.

Por conta da atmosfera hostil de Arrakis, os Fremen vivem em cidades subterrâneas conhecidas como Sietch, onde conseguem manter um certo grau de umidade. Fora de suas Sietchs, eles utilizam os chamados trajestiladores, trajes feitos para preservar a umidade do próprio corpo e todos os seus resíduos, desde urina e fezes até o vapor de água presente na própria respiração.

Os Fremen também não utilizam escudos Holtzman, pois suas vibrações fazem com que os Shai Hulud enlouqueçam e matem todos ao redor. Por conta da ausência de escudos, seus guerreiros conseguem empregar movimentos muito mais rápidos em combate.

Trajestilador

Os trajestiladores são trajes criados pelo povo Fremen para sobreviver nos ambientes extremos de Arrakis. Sua função é conservar a umidade e toda a água gerada pelo corpo humano, que é armazenada em bolsos pelo traje. Desde urina e fezes até a própria respiração e transpiração, praticamente toda a água é conservada pelo traje durante o uso. Ele se mantém ativo através da energia cinética gerada pelo movimento do corpo e pela próprio movimento do peitoral causado pela respiração.

Segundo o planetologista Liet-Kynes (que no filme será uma mulher interpretada por Sharon Duncan-Brewster), o traje funciona utilizando osmose através de três camadas. A primeira, em contato direto com a pele, serve para manter a temperatura do corpo ao deixar a transpiração passar. As duas próximas deixam o calor passar para fora e absorvem os sais. A água armazenada pode ser consumida via um tubo no pescoço. Boca e nariz são totalmente cobertos por filtros que agem de maneira similar.

Dagacris

Principal arma dos Fremen, dagacris são facas especiais feitas a partir dos dentes dos Shai Hulud (vermes de areia). Sua lâmina é descrita como tendo um aspecto leitoso, tanto em cor, quanto em aparência. Existem dois tipos de dagacris: o primeiro precisa ficar sempre por perto do corpo do dono, senão se desgasta e acaba se desintegrando com o tempo; já o segundo passa por um processo químico para não se desgastar.

Portar uma dagacris é a prova de que alguém é parte dos Fremen, e ganhar uma é a última etapa do principal ritual de crescimento deste povo. Segundo a crença local, uma dagacris que é tirada de sua bainha não pode ser posta de volta até fazer alguém sangrar, e forasteiros são terminantemente proibidos de possuírem uma.

Muad’Dib

“Quem é esse tal… Muad’Dib?”

Muad’Dib é o nome adotado por Paul Atreides em Arrakis. O nome vem de uma espécie de rato do deserto, que se locomove de forma leve e ágil durante a noite, além de conseguir encontrar água rapidamente. Ao longo da história, Paul passa a ser chamado com mais frequência por seu nome Fremen.

Sardaukar

Principal trunfo da Casa Corrino para manter o trono imperial, os Sardaukar são guerreiros extremamente hábeis e fanaticamente devotos ao imperador. Nos milhares de anos que antecedem os acontecimentos de “Duna”, não há força militar capaz de rivalizar com os Sardaukar, e os Imperadores Padishah lançam mão desse recurso sempre que seu reinado está ameaçado.

Os Sardaukar têm essa devoção e fúria no combate por conta de seu treinamento, conduzido no planeta Salusa Secundus. O ambiente extremamente hostil e inóspito faz com o que o planeta seja o lugar ideal para treinamento e lavagem cerebral dos Sardaukar desde a mais tenra idade, e garante que apenas os homens mais ferozes e selvagens sobreviverão para integrar o exército do imperador.

Para saber ainda mais sobre o universo de “Duna”, leia nossa coluna sobre as adaptações anteriores da obra de Frank Herbert ao cinema e assista nossa análise do trailer no YouTube.

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados