Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 22 de maio de 2020

[LISTA] 8 dicas de filmes para explodir a cabeça

Uma lista com alguns filmes para derreter seu cérebro!

Pandemia, crise política, dólar custando seis reais, quarentena… como diria o boneco de neve Olaf, só coisa boa. Porém, se para você desgraça pouca é bobagem, nós do Cinema com Rapadura separamos oito filmes disponíveis na plataforma de streaming do Telecine para explodir sua cabeça e deixar você refletindo por dias sobre o que acabou de ver. Fique tranquilo, evitaremos grandes spoilers das tramas para não estragar sua experiência, caso não os tenha assistido (sortudo!). Veja as indicações abaixo pra ficar em casa com o Telecine!

Ex_Machina: Instinto Artificial

Caleb é um mero programador de uma empresa, que um dia é sorteado para passar alguns dias com com a robô Ava, para que avaliasse as atitudes da máquina. Durante o processo, ele também convive com o excêntrico Nathan, criador de Ava e dono da casa, na qual estão isolados do mundo.

Um perfeito exemplar de ficção científica que não foi tão valorizado quanto deveria. A direção de Alex Garland, e as excelentes atuações de Domhnall Gleeson, Alicia Vikander e Oscar Isaac, são a cereja do bolo de um roteiro sem defeitos – merecidamente vencedor do Oscar. Durante o longa, você ficará levemente claustrofóbico e incomodado com o que está vendo. E, ao final, continuará sentado por vários minutos até conseguir absorver tudo, enquanto se questiona até onde vai a humanidade das máquinas e a desumanidade dos humanos.

Os Suspeitos

Quando sua filha desaparece repentinamente, Keller Dover recorre ao detetive Loki. Após algumas investigações, este prende o problemático garoto Alex. Porém, o suspeito logo é solto por falta de provas. Desesperado com a lerdeza das investigações, Keller tem certeza de que Alex é o culpado, e resolve fazer justiça ele próprio.

Com direção de Denis Villeneuve (de “A Chegada”“Sicario”), um dos mais brilhantes diretores da última década, e estrelado pelos sempre competentes Hugh Jackman e Jake Gylleenhal,  “Os Suspeitos” é um agonizante suspense. Durante seu desenvolvimento, você ficará dividido entre apoiar as atitudes questionáveis de um pai desesperado e a suspeita repleta de pré-conceitos. Claro, tudo isso sem esquecer do grande mistério do paradeiro da garota.

Irreversível

Os amigos Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel) partem em busca de vingança por um crime cometido contra Alex (Monica Bellucci), atual namorada de Marcus e ex de Pierre.

Esse filme não está aqui por nenhuma reviravolta genial do roteiro, com seu destaque sendo mesmo a narrativa reversa, mostrada de trás pra frente. Ao longo da trama, o sentimento predominante é o da desolação, enquanto entendemos como aqueles personagens do início chegaram naquela decadência e não podemos fazer nada para modificar seus destinos. Mas é na pesadíssima cena do estupro que o diretor Gaspar Noé não poupa nenhum espectador. Por isso, fica o aviso: esse filme pode ser um gatilho para sobreviventes de abusos e violências sexuais.

O Ilusionista

O ilusionista Eisenheim (Edward Norton) impressiona um grande público na Viena do século XIX, onde reencontra uma duquesa (Jessica Biel), noiva do príncipe herdeiro. Eisenheim tenta reviver esse grande romance, no entanto, o príncipe contrata um policial (Paul Giamatti) para expor a verdade sobre o ilusionista.

Talvez a trama seja um pouco clichê, ao abordar o “mágico com truques que parecem magia”, porém o longa se destaca pelas suas atuações e constantes reviravolta do roteiro. Ao final, nos questionamos se não seríamos tão inocentes quanto aquela população do século dezenove.

Matrix

Em um futuro próximo, Thomas Anderson (Keanu Reeves) é atormentado por estranhos pesadelos. À medida que o sonho se repete, com encontros com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.

Ok, talvez a trama deste clássico não seja exatamente uma surpresa para ninguém. Entretanto, fica impossível terminar o filme e não olhar em volta questionando a própria realidade e se vivemos em uma máquina. Inclusive, alguns cientistas defendem que realmente existe uma chance de isso estar acontecendo. Durmam com essa.

Psicose

Após dar um golpe no local onde trabalha, a secretária Marion Crane foge da cidade com o dinheiro. Debaixo de uma forte tempestade, ela se hospeda em um decadente hotel na estrada, o Bates Motel. Sem fazer ideia do risco que corre, Marion precisa lidar com Norman, o misterioso dono do local.

Talvez a mais icônica obra do mestre do suspense Alfred Hitchcock, esse filme sempre é lembrado pela ousada cena do chuveiro. No entanto, as reviravoltas de roteiro – logo aos vinte minutos e nos instantes finais – tornam o longa um clássico, e com motivos. Não bastasse isso, ainda rolam alguns questionamentos bastante interessantes sobre as obsessões e relações humanas.

O Planeta dos Macacos

O astronauta George Taylor vai parar por acidente num planeta habitado por macacos. Os símios dominam o lugar, escravizando os seres humanos, inclusive George e os tripulantes da nave. Agora George precisa lutar contra a dominação e ajudar os escravos.

Sim, teve o remake/reboot do Tim Burton. Sim, teve a excelente trilogia prequel. Contudo, aqui falaremos da obra original, aquela de 1968 e que foi feita inteira com efeitos práticos (!!). Clássico da ficção científica, o longa subverte a relação homem-animal e gera interessantes questionamentos. Apesar disso, ele está nessa lista pelo plot-twist em suas cenas finais.

Nós

Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe (Winston Duke) decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos.

Após surgir para o mundo com o magnífico “Corra!” – que também poderia muito bem estar nessa lista – o diretor Jordan Peele criou mais um perfeito exemplar que mistura suspense e terror. Repleto de metáforas e críticas sociais, o longa é consegue ser perturbador e assustador, ao mesmo tempo em que mantem sua atenção e curiosidade. Ao final, cabe a cada um absorver e interpretar todas as mensagens passadas por Peele.

==

E se você quiser rever, ou assistir pela primeira vez, todos os filmes desta nossa lista, é só acessar o Telecine. De quebra, você ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da rede por até 30 dias grátis!

No streaming do Telecine, você tem mais de 2000 títulos para assistir na hora que quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Conteúdos Relacionados