Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 14 de março de 2020

Quem é o Treinador e qual será seu papel no Universo Cinematográfico da Marvel?

Personagem surgiu nos quadrinhos em 1980 e é um dos preferidos dos fãs mais raiz dos Vingadores.

Recentemente, foi divulgado o trailer final de “Viúva Negra”, primeiro filme solo da personagem vivida por Scarlett Johansson, que já vem aparecendo no Universo Cinematográfico da Marvel há anos, desde “Homem de Ferro 2”, de 2010. O trailer dá atenção especial ao vilão do filme, o Treinador. Sua identidade é um mistério, por isso não se sabe ainda que ator (ou atriz) o interpretará.

O Treinador já vinha aparecendo nos trailers anteriores, mas de forma mais discreta. No trailer final, é citado seu nome e comentada a sua habilidade de reproduzir movimentos, técnicas de luta e habilidade com armas de outras pessoas apenas as observando. Entender melhor quem é o personagem nas HQs dá dicas do que esperar da sua atuação em “Viúva Negra” e, por que não, em futuros filmes do MCU.

O Treinador (cujo nome original é Taskmaster, algo como “capataz”, em inglês) apareceu pela primeira vez na revista Avengers #195, de 1980 (abaixo, imagem do Treinador, que apareceu na capa na edição seguinte, a 196). O personagem foi criado pelo roteirista David Michelinie e seu visual foi concebido pelo desenhista George Pérez. Nessa história, os Vingadores descobrem um complexo em que o Treinador treinava homens para organizações criminosas. Por ter uma capacidade chamada no Universo Marvel de “reflexo fotográfico”, uma variação mais completa da memória fotográfica, basta ele ver alguém lutando ou usando uma arma ou outro instrumento para conseguir replicar de forma idêntica aquilo que viu. O vilão resolve, então, ganhar a vida ensinando criminosos a lutar. No primeiro confronto com os Vingadores, o Treinador demonstra possuir as mesmas habilidades de outros heróis, como o manejo de um escudo igual ao do Capitão América; a perícia em arco e flecha do Gavião Arqueiro; e o combate usando um bastão, exatamente como o do Demolidor.

Os trailers mostram o traje do Treinador no cinema, que é bastante reverente ao visual dos quadrinhos, mas transformado em uma armadura tática. Também vemos ele com seu escudo e arco e flecha de costume, além de garras em suas luvas, o que indica que talvez já tenha aprendido as habilidades do Capitão América, Gavião Arqueiro e Pantera Negra. Abaixo, uma arte conceitual que mostra o visual do vilão em “Viúva Negra”:

Durante anos, a identidade do Treinador nos quadrinhos foi um mistério. Não se sabia nada sobre o homem sob a máscara de caveira. Mais recentemente, o personagem recebeu um nome civil: Tony Masters. Porém, no cinema, o mistério permanece. A especulação sobre quem será o Treinador em “Viúva Negra” está deixando os fãs ainda mais ansiosos para assistir ao filme.

O boato mais forte rondando as redes sociais sugere que o Treinador será uma mulher, a personagem Melina Vostokoff, interpretada por Rachel Weisz. Vostokoff, nos quadrinhos, é a vilã conhecida como Dama de Ferro (Iron Maiden, no original), que não possui poderes, mas é perita em combate como a Viúva e veste uma armadura que em alguns aspectos faz lembrar o traje do Treinador. Veja abaixo uma imagem dela cara-a-cara com a Natasha, na capa de Marvel Fanfare #12, de 1982 (a estreia da personagem ocorreu na edição anterior, a 11):

Além do visual semelhante, outro fator que indica que Weisz pode ser o Treinador é o fato de ela ser mostrada nos trailers como uma amiga, quase uma mãe de Natasha, quando nos quadrinhos é uma vilã e mortal inimiga.

Outro forte suspeito de ser o vilão encapuzado é o ator O-T Fagbenle, creditado no elenco como intérprete do personagem Rick Mason. Nos quadrinhos, Mason é um mercenário especializado em lidar com super-humanos, que já trabalhou inclusive com Nick Fury. Ele é filho do Consertador, personagem que já apareceu no MCU, no filme “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, mas é improvável que os dois personagens tenham alguma relação. Fagbenle sugeriu que interpretará o Treinador em um post no Twitter, que pouco depois foi apagado. Ele postou as hashtags #mason e #tm (Taskmaster). Pode ser um deslize do ator ou uma pista falsa. De qualquer forma, o ator interpretará um antigo interesse romântico de Natasha na trama.

Por fim, algumas fontes sugerem que o Treinador seria ninguém menos que o próprio Gavião Arqueiro, interpretado por Jeremy Renner. Essa é a suposição que menos faz sentido, já que o filme se passa pouco depois de “Capitão América: Guerra Civil”. Não haveria motivo para Clint estar trabalhando como um mercenário, e ainda, querendo matar sua melhor amiga. Ele também nunca demonstrou ter reflexo fotográfico em outros filmes. Entretanto, muita gente se pergunta por que ele não foi anunciado no elenco, já que será abordado o episódio em Budapeste, que ele e Natasha sempre citam em outros filmes.

Independente de quem seja o Treinador, sua presença no MCU abre um leque de possibilidades criativas interessante. Seria curioso ver como o personagem se sairia contra outros heróis que já existem ou em breve estrearão nos filmes da Marvel, como Falcão, Soldado Invernal e Shang-Chi. Por isso e por ser um personagem querido dos fãs dos quadrinhos, espera-se que o Treinador tenha vida longa no MCU. Até porque, em tempos mais recentes, o personagem vem sendo mostrado também como um anti-herói, como o Deadpool e o Justiceiro.

Difícil saber quais são os planos para o Treinador no MCU, mas as HQs sempre nos fornecem interessantes pistas sobre o que pode acontecer. A série do Disney Plus “Falcão e o Soldado Invernal”, por exemplo, trará elementos de um arco dos quadrinhos dos anos 80 em que Steve Rogers desiste de usar o nome Capitão América por divergências com o governo. Em seu lugar, autoridades americanas colocam um homem chamado John Walker, que depois acaba demonstrando sofrer de distúrbios de personalidade e se mostra uma pessoa violenta e abusiva. Steve então precisa retornar pra reclamar seu escudo e traje de volta. Quem o governo escalou para ajudar Walker em suas técnicas de luta nos quadrinhos foi ninguém menos que o Treinador. E Walker será um dos antagonistas da série do Falcão. Seria curioso ver o Treinador retornar. Veja abaixo John Walker, conhecido nas HQs como Agente Americano, como é nos quadrinhos e uma foto de bastidores do personagem em “Falcão e o Soldado Invernal”:

Outra conexão entre o filme da Viúva e a série do Falcão que vem sendo feita por fãs é o fato de William Hurt estar no filme da Natasha, reprisando seu papel como Secretário Ross. Ainda não se sabe se o ator estará também em “Falcão e o Soldado Invernal”, mas hoje, a cara do governo no MCU é o Secretário Ross, baseado no personagem General Thaddeus “Thunderbolt” Ross, das HQs. Em histórias mais recentes, Ross se submete a um experimento e se torna o Hulk Vermelho para tentar destruir de uma vez o Hulk, criatura que odeia e combate desde as histórias clássicas dos anos 60 (na imagem abaixo, Hurt como Ross, rejuvenescido digitalmente em “Viúva Negra”; e sua identidade de Hulk Vermelho nas HQs). O Hulk Vermelho e o Treinador atuaram na equipe composta por vilões e sancionada pelo governo chamada Thunderbolts. Acredita-se que Ross pode apreender o Treinador no final de Viúva Negra e trazê-lo para treinar John Walker. E mais, a presença do Barão Zemo (Daniel Brühl) nessa série é mais um indicativo de que podemos ver os Thunderbolts no MCU. Zemo foi o criador da equipe, que nos seus primeiros anos era um grupo de vilões assumindo novas identidades e se passando por heróis. Enfim, são várias peças interessantes de um quebra-cabeças que, se usadas sabiamente pela equipe criativa dos filmes e séries que estão por vir, podem trazer muitas surpresas agradáveis para os fãs.

Por enquanto, tudo é especulação. O que se sabe da trama de “Viúva Negra” até o momento é que Natasha deve confrontar as partes mais sombrias de seu passado quando surge uma perigosa conspiração que possui conexões com parte de sua história. Perseguida por uma força que não irá parar por nada a fim de destruí-la, Natasha deve lidar com seu histórico como espiã e suas relações quebradas depois de ter deixado sua primeira família para trás.

O elenco conta ainda com David Harbour como Alexei, o Guardião Vermelho; Florence Pugh como Yelena Belova; e Ray Winstone, cujo papel não foi revelado.

O longa é dirigido por Cate Shortland (“A Síndrome de Berlim“). A história é de Ned Benson (“Dois Lados do Amor”) e Jac Schaeffer (do curta “Olaf em uma Nova Aventura Congelante de Frozen”), e o roteiro é de Eric Pearson (“Thor: Ragnarok”). Johansson também exerce a função de produtora executiva do filme.

“Viúva Negra” estreia em 30 de abril de 2020 no Brasil (se não for adiado por conta do coronavírus).

Rafael Monteiro de Castro
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados