Cinema com Rapadura

Colunas   segunda-feira, 04 de novembro de 2019

De Michael Bay a Bumblebee: Tudo o que a franquia Transformers tem de melhor

Série de filmes é um dos grandes sucessos de bilheteria da história do cinema blockbuster.

A franquia “Transformers” completou, em julho deste ano, 12 anos de existência. Ainda que em termos de bilheteria os filmes não estejam mais em seu auge, muitos argumentam que “Bumblebee“, mais recente longa da saga, dirigido por Travis Knight, pode representar um renascimento para este universo originalmente capitaneado pelo diretor Michael Bay.

Em homenagem à estreia de “Bumblebee” no Telecine, preparamos uma lista com tudo o que há de melhor na franquia “Transformers”, das pessoas envolvidas às grandes cenas que compõem sua história. Vamos lá!

Michael Bay

Michael Bay é, sem sombra de dúvidas, um dos cineastas mais polêmicos das últimas décadas. Seus filmes dividem o público entre aqueles que adoram e os que odeiam, gerando sempre uma grande polarização nas discussões.

Sua carreira de forma alguma se limita a “Transformers”, com o diretor já se provando grande condutor de cenas de ação e suspense desde os anos 90. Todavia, é inegável que a franquia seja quase como um filho para Bay, que sempre fala sobre os filmes com o maior carinho. Não à toa, os primeiros cinco filmes foram dirigidos por ele, que também esteve presente como produtor em “Bumblebee“.

Mais do que isso, a saga é quase como um parque de diversões para o cineasta, que usou e abusou de toda a sua megalomania em todos os filmes que dirigiu, de “Transformers“, de 2007, a “Transformers: O Último Cavaleiro“, de 2017. São dez anos de explosões, tiroteios, destruição e violência entre robôs que, goste ou não, somente Michael Bay poderia ter entregue da forma como fez.

Nomes importantes revelados

O primeiro “Transformers” é até hoje considerado um dos melhores de toda a saga, e muito disso se deve ao elenco. Shia LaBeouf já havia iniciado a carreira como estrela do Disney Channel, mas foi com o papel de Sam Witwicky que ele ganhou os holofotes e alcançou fama internacional. Por sua vez, Megan Fox também já havia conseguido pequenas participações no cinema, mas foi a personagem Mikaela Banes que fez com que a atriz chamasse a atenção da indústria. Apesar dos altos e baixos por que passaram ao longo da década seguinte, os dois construíram carreira em Hollywood, e estão até hoje atuando.

Além da dupla de protagonistas, o longa original também revelou coadjuvantes de peso. Josh Duhamel teve no filme seu primeiro grande trabalho, abrindo espaço para uma carreira com projetos se espalhando tanto pelo cinema quanto pela TV. Ao mesmo tempo, Rachael Taylor, que hoje é mais conhecida como Trish Walker na série “Jessica Jones“, esteve na obra em um de seus primeiros papéis para o cinema. Outro nome digno de menção é Jack Reynor, que tem “Transformers: A Era da Extinção” como o primeiro grande filme de sua ascendente filmografia.

Vale ressaltar, também, que a franquia ajudou a revelar nomes por trás das câmeras que viriam a ganhar bastante espaço na indústria nos anos seguintes. Os roteiristas Alex Kurtzman e Roberto Orci, que depois acabaram escrevendo o reboot para os cinemas de “Star Trek” e trabalharam em franquias como “Truque de Mestre” e “O Espetacular Homem-Aranha“, foram os nomes responsáveis pelo roteiro do primeiro filme e de sua continuação, “Transformers: A Vingança dos Derrotados“.

Elenco de peso

Mais do que revelar nomes, “Transformers” tem, ao longo de seus seis filmes, uma série de participações de grandes atores da história do cinema. Começando pelo nome da imagem acima, podemos citar o vencedor do Oscar Anthony Hopkins como o maior nome de todo o elenco da franquia. Sua participação ajuda a trazer importância ao elenco de “Transformers: O Último Cavaleiro“, marcando a nova fase da franquia.

Falando na nova fase, Mark Wahlberg veio liderar a mudança de ares trazida por “Transformers: A Era da Extinção“, voltando ao papel de protagonista em “O Último Cavaleiro“. Além dele e Hopkins, a nova fase contou também com a adição de Stanley Tucci, considerado um dos grandes coadjuvantes da história do cinema.

A primeira trilogia não fica atrás, com “Transformers” contando com a presença do também vencedor do Oscar John Voight e John Turturro, sendo que o segundo repetiu seu papel na sequência. Já o terceiro filme, “Transformers: O Lado Oculto da Lua“, trouxe Patrick Dempsey, John Malkovich e a também oscarizada Frances McDormand.

Grandes cenas (literalmente)

Grande ponto de divisão do público, as cenas de batalha da saga “Transformers” são sempre o clímax de cada um dos longas. Todos os seis têm pelo menos alguns momentos desse tipo, quase sempre marcados pela enorme quantidade de destruição deixada pelos Autobots e pelos Decepticons, e pelos cortes rápidos da câmera de Michael Bay.

Algumas das melhores batalhas de toda a saga estão em “Bumblebee“, do qual falaremos mais abaixo, mas há também muitas cenas dignas de nota nos cinco filmes anteriores. No primeiro longa, por exemplo, há uma impressionante sequência na qual Optimus Prime luta contra um Decepticon em plena rodovia – com direito a ambos utilizando tanto suas formas de carro quanto as de robôs. Também deve ser lembrada a sequência em que soldados americanos lutam contra um robô em forma de escorpião no deserto – uma das mais icônicas da obra.

Já nas sequências, podemos destacar a presença dos Dinobots (dinossauros robôs… por que não?) em “A Era da Extinção“, a enorme batalha no meio de uma metrópole em “O Lado Oculto da Lua“, que conta com diversos tipos novos e peculiares de robôs, e, claro, a batalha de Bumblebee contra Nemesis Prime (com direito a Mark Wahlberg no meio!) de “O Último Cavaleiro“, mostrada na imagem acima.

Bumblebee

Ao lado de Optimus Prime, Bumblebee é o personagem mais icônico dos robôs de “Transformers”. Sua presença costuma servir tanto como alívio cômico quanto como peso emocional para todos os filmes da franquia, e não à toa ganhou um spin-off próprio. O que ninguém esperava, porém, é que o filme solo de Bumblebee representaria um renascimento para a saga como um todo.

A visão e paixão de Michael Bay sobre os Transformers? Temos, ainda que na posição de produtor. Nomes promissores sendo revelados? Temos. Hailee Steinfeld e Jorge Lendenborg Jr. são estrelas ascendentes em Hollywood, com vários projetos em fase de lançamento ou sendo anunciados. “Bumblebee” foi, até o momento, o maior e mais emblemático trabalho de ambos. Elenco de peso? Temos também. John Ortiz, outro nome de destaque entre os grandes coadjuvantes do cinema americano, está presente no filme. E, é claro, temos as cenas de batalha que não podem faltar em um projeto da franquia.

Bumblebee” já começa com uma cena de batalha em Cybertron que mostra a que o filme veio. Ainda que com a mesma carga de ação de sempre, a cena parece nova, menos cansativa e diferente do que vinha sendo feito nos filmes anteriores. A mesma sensação continua por todo o filme, e em todos os embates, grandes ou pequenos, pelos quais Bumblebee passa na trama. A batalha final coroa um filme bem dirigido e com ação coesa e fluida, aspectos que vinham sendo criticados nos filmes anteriores.

O filme representa um marco na franquia “Transformers”, e dá tanto ao roteiro quanto ao visual uma revitalizada que há muito a saga carecia.

Se quiser assistir Bumblebee ou diversos outros filmes da franquia Transformers, basta acessar o aplicativo do Telecine e ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da plataforma por até sete dias grátis. Que tal?

Na plataforma de streaming do Telecine, que agora permite que você assine diretamente pelo aplicativo, há mais de 2000 títulos para assistir quando e onde quiser, com o catálogo sempre atualizado com os maiores lançamentos de Hollywood, do cinema internacional e com os principais sucessos nacionais. E todos podem ser vistos em vários dispositivos, como Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Nas palavras de Optimus Prime: Autobots… ROLL OUT!

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe


Conteúdos Relacionados