Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 13 de setembro de 2019

[LISTA] Os vilões mais assustadores dos filmes de terror

Filmes para ver e rever nesta sexta-feira 13.

A Sexta-Feira 13 ainda desperta curiosidade sobre superstições e, para alguns, é uma ótima oportunidade para revisitar franquias antiga de terror ou fazer maratonas de filmes do gênero. Existem muitos longas de horror, alguns com assassinos, outros com entidades que se manifestam de inúmeras maneiras e despertam nossos maiores medos. E aproveitando esta sexta-feira 13, e com uma seleção enorme de filmes de terror disponíveis no catálogo do aplicativo do Telecine, preparamos uma bela lista com alguns vilões icônicos destas produções.

Freddy Krueger – A Hora do Pesadelo

“Um, dois, o Freddy vem te pegar. Três, quatro, é melhor trancar a porta. Cinco, seis, agarre seu crucifixo. Sete, oito, fique acordado até tarde. Nove, dez, não durma nunca mais…”

Freddy Krueger é sem dúvidas um dos vilões mais icônicos do cinema de horror deixando crianças, adolescentes e até adultos aterrorizados. O primeiro filme da franquia “A Hora do Pesadelo” foi lançado em 1984. Nele, Fred, vivido por Robert Englund, era um assassino de crianças que foi queimado pelos pais de suas vítimas, tornando-se então, uma entidade vingativa capaz de atacar pessoas em seus pesadelos, matando-as no mundo real. A aparência do personagem, um rosto desfigurado por conta do fogo e luvas com dedos de lâminas, provoca arrepios até hoje.

O filme fez tanto sucesso que ganhou várias sequências e um remake: “A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy” (1985), “A Hora do Pesadelo 3: Os Guerreiros dos Sonhos” (1987), “A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos” (1988), “A Hora do Pesadelo 5: O Maior Horror de Freddy” (1989), “A Hora do Pesadelo 6: Pesadelo Final – A Morte de Freddy” (1991), “O Novo Pesadelo: O Retorno de Freddy Krueger” (1994), “Freddy X Jason” (2003) e o remake “A Hora do Pesadelo” (2010) onde dessa vez, Fred (Jackie Earle Haley) seria não somente um assassino, mas também um pedófilo.

Samara – O Chamado

“Sete dias…”

Resultado de imagem para gif samara

Em um hotel construído próximo a um poço, um grupo de adolescentes usa uma fita VHS para gravar um jogo, quando o espírito aterrorizado de uma menina morta usa suas habilidades de modificar imagens para criar alucinações, alterando fotografias e vídeos para manipular a fita e lançar sua maldição.

Assim, todas as pessoas que assistem a fita, recebem uma chamada e ao atenderem ouvem uma voz que diz “sete dias”. Caso uma cópia da fita não seja feita, após sete dias o espírito de Samara vai em busca de sua vítima.

A franquia possui 3 filmes na versão americana. “O Chamado” (2002), “O Chamado 2” (2005) e “O Chamado 3” (2017). A versão japonesa foi lançada em 1998, baseada em um livro de Kôji Suzuki.

Quem nunca ficou com medo de o telefone tocar depois de assistir “O Chamado”, não é mesmo?

O Babadook

“Baba-Dook-Dook-Dook” 

Imagem relacionada

“O Babadook”, filme australiano lançado em 2014, conta a história de uma mãe e um filho que são assombrados por uma estranha entidade. Tomamos conhecimento do Babadook através de um livro infantil. Samuel pede que a mãe leia a história composta por gravuras horrendas e frases soltas que abalam profundamente o cotidiano dos dois. Interferindo diretamente no psicológico dos personagens, a entidade mostra que ela é algo que está dentro deles mesmo: seus sentimentos e frustrações não resolvidas. Somos apresentados a uma verdadeira metáfora sobre dor, perda, sofrimento e depressão.

Chucky – Brinquedo Assassino

“Oi, eu sou o Chucky. Quer brincar?”

Resultado de imagem para gif chucky

“O Brinquedo Assassino”, lançado em 1988, já aterrorizou uma geração de crianças e continua botando medo até hoje. Algumas pessoas devem se perguntar “Como alguém tem medo de um boneco?”, e é justamente essa a questão. Bonecos são adorados por crianças no mundo todo e são sinônimo de felicidade. E então surge o Chucky, um boneco possuído pelo espírito de um serial killer.

Uma criança ganha Chucky de presente e percebe que ele está vivo, mas os adultos só acreditam nele depois que o boneco faz várias vítimas. No entanto, engana-se quem pensa que o objetivo de Chucky é apenas matar. Na verdade, o espírito dentro dele, transferido através de um ritual de vodu, quer possuir o corpo do menino pois só assim continuará vivo.

O longa teve várias sequências: “Brinquedo Assassino 2” (1990), “Brinquedo Assassino 3” (1991), “A Noiva do Chucky” (1998), “O Filho de Chucky” (2004), “A Maldição de Chucky” (2013), “O Culto de Chucky” (2017) e o remake lançado em 2019 “Brinquedo Assassino”.

Sr. Boogie – A Entidade

“Coisas ruins acontecem com pessoas boas e suas histórias ainda têm de seres contadas”.

“A Entidade” (2012) acompanha Ellison, um escritor de livros de terror baseado em fatos que se muda com sua família para uma casa onde ocorreu um crime brutal envolvendo a morte de quatro pessoas por enforcamento na árvore do quintal. Ele fica obcecado com a história, começa uma investigação e encontra fitas que mostram várias famílias sendo mortas pelo filho mais novo influenciado por uma entidade maligna que “vive” na casa. Enquanto Ellison está absorto em sua descoberta, a entidade passa a exercer influência sobre sua filha.

O filme ganhou uma sequência em 2015. Em “A Entidade 2”, uma nova família se muda para a casa assombrada pelo Sr. Boogie.

Pennywise – It: A Coisa

“Todos flutuam aqui embaixo. Venha flutuar também.”

Pennywise é uma criatura sobrenatural, apresentada no livro “It – A Coisa”, de Stephen King, e que se alimenta dos maiores medos e fobias de usas vítimas. Ele pode mudar de forma, ler pensamentos, estar em mais de um lugar ao mesmo tempo e, geralmente aparece na forma de um palhaço para atrair suas presas preferidas: crianças.

Essa criatura aparece a cada 27 anos na cidade fictícia de Derry, para fazer novas vítimas em ciclos extremamente violentos. Ele se alimenta de crianças pois são mais fáceis de assustar já que seus medos tem formas físicas. Uma curiosidade sobre a entidade Pennywise é que ela tem uma influência tão grande sobre o povo da cidade que mesmo após todos os assassinatos e desaparecimentos de crianças durante os ciclos, a população esquece tudo o que aconteceu.

A primeira adaptação do livro foi a telessérie divida em duas partes, “IT – Uma Obra Prima do Medo” (1990) estrelada por Tim Curry. Em 2017 chegou aos cinemas uma nova adaptação, “It – A Coisa” desta vez vivida por Bill Skarsgard. A sequência “It – Capítulo 2” está em cartaz.

Michael Myers – Halloween

“As almas mais escuras não são aquelas que escolhem existir no inferno do abismo, mas sim aquelas que escolhem se libertar do abismo e circular silenciosamente entre nós”.

Resultado de imagem para gif michael myers

Halloween – A Noite do Terror”, lançado em 1978, é um dos maiores clássicos do terror, conhecido principalmente por causa de seu vilão, Michael Myers, que é sempre visto na trama com um macacão de mecânico e sua inconfundível e assustadora máscara branca.

Em uma noite de Dia das Bruxas, Myers, ainda criança, mata sua irmã mais velha. Após o crime, ele é internado em um sanatório até os 21 anos, tratado por um médico que diz não ver nada em seus olhos negros a não ser o puro mal. Em uma noite próxima a um novo Halloween, o maníaco escapa e volta para seu velho bairro, para fazer novas vítimas.

O longa rendeu várias sequências e remakes: “Halloween 2 – O Pesadelo Continua” (1981), “Halloween 3 – A Noite das Bruxas” (1982), “Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers” (1988), “Halloween  5 – A Vingança de Michael Myers” (1989), “Halloween 6 – A Última Vingança” (1995), “Halloween H20 – Vinte Anos Depois” (1998), “Halloween – Ressurreição” (2002), “Halloween – O Início” (2007), “Halloween 2” (2009) e “Halloween” (2018).

Babyface – A Morte Te Dá Parabéns

“Tree, feliz aniversário…”

Resultado de imagem para happy birthday death gif

Em “A Morte Te Dá Parabéns” (2017), a jovem Tree Gelbman é assassinada por um homem com uma máscara bizarra de bebê no dia seu aniversário. Contudo, Tree sobrevive e acorda novamente no dia de seu aniversário em um looping macabro que termina sempre com a sua morte. Ela decide então, aproveitar essa chance para descobrir quem é o seu assassino e se vingar dele.

O filme ganhou uma sequência em 2019, “A Morte Te Dá Parabéns 2”.

E se você quiser assistir a vários destes filmes da lista, ou muitos outros ótimos filmes de terror, é só acessar a cinelist “Sexta Dos Vilões” no aplicativo do Telecine e, de quebra, você ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da plataforma por até sete dias grátis!

Na plataforma de streaming do Telecine, que agora você pode assinar diretamente pelo aplicativo, você tem mais de 2000 títulos para assistir quando e onde quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Boa Sexta-Feira 13!

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados