Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Lista | Os 10 papais incríveis do cinema

Pra comemorar o dia dos pais em grande estilo!

A definição de “papai” é algo que, nos dias de hoje, mudou bastante… ainda bem. Antes vistos soberanamente como os patronos da casa e provedores do sustento e moral da família, agora eles se integram – quase sempre – mais organicamente nas relações entres seus entes queridos. O cinema, ao longo dos tempos, vem retratando essas mudanças e apresentando personagens fortes e marcantes de bons e maus pais. Os que criam heroicamente seus filhos ou os abandonam à sua própria sorte… que apoiam ou rejeitam suas proles.

Aproveitando a iminente chegada do Dia dos Pais, neste próximo domingo e com a disponibilização de uma playlist exclusiva sobre o tema na plataforma de streaming do Telecine, nós vamos deixar de lado aqui os papais ausentes (tchau Darth Vader ou Ego!) e vamos listar aqui 10 exemplos de progenitores fantásticos do cinema.

1 – Carlitos (“O Garoto” – 1921 – Charles Chaplin)

Resultado de imagem para chaplin the boy gif

Carlitos não é o verdadeiro pai do garoto do filme “O Garoto”, mas como diz o ditado: pai é quem cria, não? Inicialmente reticente e se utilizando da esperteza e rapidez do garotinho para sobreviver à vida de miséria nas ruas, o eterno vagabundo demonstra seu crescente amor pelo “filho” quando o menino é levado de sua guarda e ele faz de tudo para recuperá-lo. Um filmaço!

2 – Gru (“Meu Malvado Favorito” – 2010 – voz de Steve Carell)

Resultado de imagem para gru gif

Ranzinza e mau humorado, Gru é “capturado” pelo amor que passa a sentir pelas três garotinhas órfãs que faziam parte de seu plano para se tornar o maior vilão do mundo. Cada vez mais à vontade com a presença das meninas, ele literalmente abre mão da Lua para cuidar delas. É ou não é um paizão?

3 – Dennis Dugan (“O Paizão” – 1999 – Adam Sandler)

Resultado de imagem para big daddy gif

Porcalhão, preguiçoso, bon vivant e de bem com sua vida vazia, Dennis é abandonado e trocado pela namorada Vanessa, que o acusa de imaturidade sem limites! Com uma oportunidade de demonstrar que ela estava errada, e para impressionar uma nova paquera, ele “adota” ilegalmente um garoto de 6 anos e passa a cuidar dele à seu modo. Aos poucos, o malandro vai se apegando ao garoto à ponto de voltar a advogar para não perder sua custódia. Clássico de Sandler e dos anos 90.

4 – Charlie (“A Creche do Papai” – 2003 – Eddie Murphy)

Resultado de imagem para daddys daycare gif

Um importante e ambicioso executivo de uma marca de cereais matinais, Charlie não separa muito tempo de sua vida para cuidar ou conhecer o próprio filho direito. Tudo acaba quando ele é demitido da empresa e não tem mais dinheiro para bancar uma creche de luxo para o garoto. Percebendo que outras famílias estão na mesma situação, Charlie resolve montar uma creche com o amigo Phil (Jeff Garlin) em sua própria casa e ambos passam bons (maus) bocados nas mãos das crianças, ao mesmo tempo que se aproximam dos filhos pela primeira vez. Sessão da Tarde total!

5 – Chris Gardner (“À Procura da Felicidade” – 2006 – Will Smith)

Resultado de imagem para a procura da felicidade gif

“Nunca deixe alguém te dizer que você não pode fazer algo. Nem mesmo eu”.

Baseado na história verdadeira do corretor de ações Chris Gardner, o filme mostra o período em que ele passa as maiores dificuldades financeiras e pessoais de sua vida juntamente com o filho. Rejeitado pela esposa, despejado de seu apartamento e quase morando nas ruas com o garoto – emociona só de lembrar da cena dos dois dormindo em um banheiro público – ele nunca abandona o otimismo e está sempre pronto para dizer boas palavras e ensinar belos gestos ao menino.

6 – Wade (“Contágio – Epidemia Mortal” – 2015 – Arnold Schwarzenegger)

Imagem relacionada

Seria muito difícil montar uma lista com filmes sobre pais fantásticos e não colocar, pelo menos, um filme do “Governator” Arnold Schwarzenegger. Conhecido pelos papéis patriarcais, como em “Comando para Matar”, que ele enfrenta sozinho um exército inteiro para salvar a sua filha, ou na comédia “Junior”, em que ele torna-se o primeiro homem grávido do mundo e dá a luz à seu próprio filho! Ou, em “Exterminador do Futuro 2”, onde ele assume basicamente a paternidade do jovem John Connor. Com tantos papéis em mente, nós preferimos trazer aqui um filme um tanto desconhecido da carreira do Arnoldão, “Contágio – Epidemia Mortal”, em que ele interpreta o pai de uma garota que foi mordida por um zumbi – isso mesmo, um zumbi! – e está se transformando em canibal aos poucos. Cabe ao eterno Terminator proteger a garota das autoridades que querem eliminá-la – com razão! – e também se salvaguardar da crescente fome da garota por carne humana.

7 – Guido Orefice (“A Vida é Bela” – 1997 – Roberto Benigni)

Resultado de imagem para life is beautiful gif

Guido é um pai de família judeu que é capturado e mandado para um campo de concentração em Berlim, em meio à segunda guerra mundial, juntamente com seu filho, o pequeno Giosué. Para proteger seu garoto dos horrores da prisão e trabalhos forçados, Guido faz com que a criança acredite que ambos estão em um jogo, em busca do grande prêmio: um tanque de guerra. Belo, emocionante e inspirado, o filme foi baseado em relatos verídicos vividos pelo próprio pai de Benigni, que passou dois anos em um campo de trabalho alemão durante a guerra.

8 – Marlin (“Procurando Nemo” – 2003 – voz de Albert Brooks)

Resultado de imagem para finding nemo gif

Marlin é um peixe-palhaço marcado pela tragédia da perda de quase toda a sua família. Com a missão de cuidar sozinho do filho Nemo, ele torna-se super protetor ao extremo, não deixando o peixinho um minuto sem supervisão. Quando Nemo é “raptado” por um mergulhador humano, Marlin parte em uma aventura extrema, cruzando oceanos e enfrentando muitos perigos para resgatar seu filhotinho.

9 – Daniel Hillard/Mrs. Doubtfire (“Uma Babá Quase Perfeita” – 1993 – Robin Williams)

Resultado de imagem para Mrs. Doubtfire gif

Imagine um pai tão apegado e apaixonado pelos filhos que, após o divórcio, não consegue ficar longe das crianças e arma um plano infalível para permanecer o máximo de tempo possível com elas: fantasia-se de babá! Este clássico dos anos 90 foi escolhido também para homenagear o grande ator Robin Williams, que além de ótimo comediante, ficou bastante conhecido por papéis inspiradores e paternais.

10 – Logan/Wolverine (“Logan” – 2017 – Hugh Jackman)

Resultado de imagem para logan gif

O herói Wolverine, apesar da natureza selvagem e sua violência extrema, sempre foi um protetor paternal. Já no primeiro filme da saga nos cinemas, ele encarou o desafio de proteger a novata Vampira das garras do perigoso Magneto. Mas é em “Logan” que esta faceta se apresenta de forma mais incisiva e definitiva, pois este é verdadeiramente um filme sobre paternidade e responsabilidade. Seja na missão do velho Xavier em deixar um legado otimista, apesar da tragédia, ou do próprio carcaju em assumir a proteção da garota X23, ambos sentem na própria carne o peso do dever . Que filme!

E se você quiser assistir a vários destes filmes da lista, ou descobrir muitos outros títulos sobre os pais e suas aventuras, é só acessar a playlist “Dia dos Pais” no aplicativo do Telecine e, de quebra, você ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da plataforma por até sete dias grátis!

Na plataforma de streaming do Telecine, que agora você pode assinar diretamente pelo aplicativo, você tem mais de 2000 títulos para assistir quando e onde quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Rogério Montanare
@rmontanare

Compartilhe


Conteúdos Relacionados