Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Franquia Jurassic Park: um blockbuster de ação, aventura e… horror?!

Listamos alguns dos momentos mais assustadores desta franquia que já tem mais de 25 anos.

A franquia “Jurassic” teve início lá em 1993, com o lançamento de Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros”, blockbuster dirigido por Steven Spielberg, cineasta famoso pelos seus filmes de aventura e ação para toda a família. Após o estrondoso sucesso do longa, tanto de bilheteria quanto de crítica, a franquia ganhou duas continuações: Jurassic Park: O Mundo Perdido”, em 1997, e Jurassic Park III”, lançado em 2001, contudo, ambos os filmes não foram tão bem sucedidos quanto o primeiro. Após o aparente fim da franquia, esta ganhou uma nova chance em 2015, com o lançamento de “Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros”, que revitalizou e modernizou a história, sendo uma das maiores arrecadações daquele ano. O soft reboot funcionou tão bem que foi lançada uma continuação em 2018, Jurassic World: Reino Ameaçado“, com um terceiro filme já confirmado.

Embora a franquia como um todo seja conhecida como um típico blockbuster de ação e aventura, além dos inovadores efeitos especiais, seus filmes sempre flertaram – em maio ou menor grau – com o gênero do suspense/terror, característica essa que se tornou mais presente a partir dos novos filmes. Aproveitando que o aplicativo de streaming do Telecine está de roupagem nova e que Jurassic World: Reino Ameaçado” já está disponível na plataforma, nós listamos algumas das melhores cenas de suspense/terror presentes nas franquias “Jurassic Park” e “Jurassic World”.

*Atenção! Possíveis spoilers dos filmes abaixo*

A aparição e fuga do T-Rex – Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Em uma cena icônica, vemos pela primeira vez o Tiranossauro Rex, o dinossauro mais famoso e temido, já na metade da projeção. E o momento não decepciona. Pelo contrário, após uma tensa cena com as pessoas em silêncio no carro, ocorre uma perseguição com criativos ângulos de câmera, na qual o T-Rex mostra que, embora seus braços sejam curtos, suas pernas são capazes de correr bastante rápido.

Chasing Jurassic Park GIF - Find & Share on GIPHY

“Garota Esperta” – Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Em mais um momento do primeiro filme, o caçador Robert Muldoon está em busca dos Velociraptors, e, após finalmente encontrar um deles e tê-lo na mira, é surpreendido pelo outro dinossauro e descobre que tudo não passou de uma armadilha. E, antes de ser atacado, reconhece a superioridade dos animais, com a já clássica frase: “garota esperta.”

Velociraptors na cozinha – Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993)

Em outra das cenas antológicas, Spielberg nos mantém na beira da poltrona ao retratar de forma silenciosa e intensa a caçada dos Velociraptors atrás das crianças do primeiro longa, que se escondem em uma cozinha. Uma das muitas aulas de suspense que Spielberg oferece no filme, e a maior delas virá em alguns instantes.

S Reactions Park GIF - Find & Share on GIPHY

Papai e mamãe T-Rex em busca de seu bebê – Jurassic Park: O Mundo Perdido (1997)

Nessa cena do segundo filme, nós aprendemos que sequestrar acidentalmente um T-Rex bebê não é uma boa ideia, já que os dois pais dele podem procurá-lo bastante irritados. A dra. Sarah Harding descobre isso de uma maneira bastante tensa, à custo de um belo automóvel.

Jurassic Park GIF - Find & Share on GIPHY

Velociraptors escondidos na grama alta – Jurassic Park: O Mundo Perdido (1997)

Talvez os antagonistas mais assustadores da trilogia original, os Velociraptors são responsáveis por uma das cenas mais tensas do segundo filme. Nela, vemos os dinossauros se camuflando na escuridão e na grama alta em sua caçada, sem nunca termos certeza de onde eles estão.

Spinosaurus debaixo d’água – Jurassic Park III (2001)

Mesmo sendo o primeiro filme da franquia a não contar com Spielberg na cadeira de diretor, Jurassic Park III” teve uma bela homenagem ao filme “Tubarão“, com a cena dos protagonistas em uma barco, sendo perseguidos pelo aquático e amedrontador Spinosaurus. A tensão é crescente, e a trilha sonora colabora com a ameaça subquática que ninguém sabe onde está.

O Indominus Rex e a gasolina – Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

Apos uma tensa cena que culmina na fuga do Indominus Rex de seu cativeiro, o adestrador de dinossauros Owen (Chris Pratt) tenta fugir do dinossauro híbrido e acaba se escondendo debaixo de um carro, em clara referência ao longa original. Enquanto o Indominus tenta achá-lo através do cheiro, Owen então decide cortar o cabo do tanque do carro e se encharca de gasolina para encobrir o próprio cheiro.

A camuflagem do Indominus Rex – Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

Após a fuga do Indominus Rex, o dono do parque decide enviar uma equipe para capturá-lo utilizando armas não-letais, já que não queria jogar fora o dinheiro gasto no experimento. Essa equipe sai em busca do dinossauro, somente para ser pega de surpresa com as habilidades de camuflagem do híbrido. Um a um, os membros da equipe morrem, desesperados, enquanto o diretor somente vê pontinhos desaparecendo em uma tela.

O fim de Ken Wheatley – Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)

No último filme da franquia, vemos – mais uma vez – a fuga de um super dinossauro híbrido, o Indoraptor, durante um leilão. O mercenário Ken Wheatley tenta fugir levando um dente do Indoraptor como souvenir, subestimando a inteligência do novo dinossauro. Este, então, acorda e arranca um braço do antagonista, antes de devorá-lo de uma forma bastante satisfatória para o público, já que o vilão se mostra bastante detestável.

Blue ao resgate – Jurassic World: Reino Ameaçado (2018)

Quando a pequena Maisie está sendo perseguida pelo Indoraptor e fica presa em seu quarto, Owen corre para tentar salvá-la, porém, fica vulnerável diante do dinossauro. Prestes a serem atacados, ambos são salvos pela repentina aparição de Blue, o Velociraptor criado por Owen desde o primeiro filme, e que aqui aparece de maneira fiel e entra em embate com o Indoraptor.

Essa significativa mudança de tom e de roteiro vista no último filme gera especulações sobre “Jurassic World 3”, ainda sem título oficial, e que estreará em 11 de junho de 2021, data do 28º aniversário da franquia. O que podemos esperar no longa, ainda mais com o final aberto? Dinossauros híbridos com humanos? Uma guerra entre humanos e dinossauros nos moldes de “Planeta dos Macacos”? Um filme de sobrevivência, com os humanos remanescentes tentando se adaptar a um mundo dominado por dinossauros? As possibilidades são várias, ainda mais se considerando um possível salto temporal entre os eventos do segundo e do terceiro filme.

E se você quiser assistir ou reassistir aos filmes da franquia “Jurassic Park” e “Jurassic World”, e muito mais, é só acessar o aplicativo do Telecine e, de quebra, você ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da plataforma por até sete dias grátis!

E claro, TODO MUNDO que assina os canais Telecine tem direito à acessar o aplicativo do Telecine, onde você tem mais de 2000 títulos para assistir quando e onde quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Giovanni Mosena
@giovannimosena

Compartilhe


Conteúdos Relacionados