Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 26 de julho de 2019

As lições de O Rei Leão – O que a jornada de Simba nos ensina sobre a vida?

O clássico da Disney completou 25 anos em 2019 e continua nos ensinando sobre a vida.

A animação “O Rei Leão”, que marcou a infância de toda uma geração, completou 25 anos em 2019 e uma nova versão chegou aos cinemas com uma produção fotorrealista de Jon Favreau, diretor que também foi responsável pelo live-action de “Mogli: O Menino Lobo”. O remake foi cercado de polêmicas e vem dividindo opiniões, mas apesar disso, a animação da Disney, mesmo tendo sido lançada em 1994, continua atemporal, tornando-se um verdadeiro clássico da história do cinema.

O longa é repleto de ensinamentos e situações que contribuem para o desenvolvimento do protagonista e que se conectam com nossas próprias vidas. Aproveitando o lançamento do “live-action” nos cinemas e que o aplicativo do Telecine está com uma playlist exclusiva com produções da Disney em seu catálogo, listamos algumas das maiores lições presentes em “O Rei Leão”:

A vida é um grande ciclo

Uma das primeiras lições apresentadas é a de que a vida é um grande ciclo e que suas ações interferem na vida de todos os outros seres. Mufasa explica à Simba que tudo faz parte de um delicado equilíbrio e que ele precisa aprender, mesmo sendo o rei, a respeitar todos os animais.

Nas urgências do dia a dia, muitas vezes prevalecem nossas necessidades e não sobra tempo para perceber o outro, mas Mufasa nos ensina que não somos superiores. O ciclo da vida pode ser definido como um caminho cheio de curvas que são consequências do tempo, onde todos nós desenvolvemos um papel e temos nosso lugar.

Resultado de imagem para mufasa e simba gif

O medo não é para os fracos

Simba convida Nala para explorar um cemitério de elefantes além das terras do reino. E ao querer demonstrar coragem, ele diz que ri na cara do perigo. As hienas surgem com intenções nada amigáveis e Mufasa aparece para salvá-los. Na volta para casa, Simba fala que nunca viu o pai ter medo, e Mufasa responde que teve medo de perdê-lo. Ele explica ainda que só é valente quando necessário e que valentia não significa colocar-se em problemas.

Imagem relacionada

O medo é visto por muitos como fraqueza, mas se analisarmos o diálogo entre Mufasa e Simba, podemos perceber que admitir que sente medo é um grande ato de coragem. O medo nos mostra que temos algo a perder, nos mostra que temos motivos para lutar pela “sobrevivência”.

Amigos verdadeiros são para sempre

Aprendemos que amizade sempre deve ser baseada em verdade, lealdade e respeito, e é isso que vemos em “O Rei Leão”. Com Nala e Simba aprendemos que não importa a distância, se a amizade for verdadeira, nada muda.

Imagem relacionada

Mufasa e Simba nos mostram que nossos pais são nossos primeiros amigos e que sempre poderemos contar com eles.

Imagem relacionada

Timão e Pumba nos ensinam que as diferenças não impedem uma amizade de acontecer.

Resultado de imagem para timao, pumba e simba gif

Com a tecnologia, as interações e relações se tornam cada dia mais superficiais, e “O Rei Leão” nos recorda de que não importa a quantidade de amigos, basta apenas um amigo verdadeiro para te mostrar o caminho e para viver o Hakuna Matata com você.

Resultado de imagem para hakuna matata gif

As pessoas que amamos nunca nos deixam

Em uma conversa com Simba, Mufasa explica que quando o filho se sentir sozinho, basta olhar para as estrelas, pois os grandes reis do passado estarão lá para guiá-lo. Mufasa diz também que o tempo dele iria acabar para que o reinado de Simba começasse, falando sobre sua morte e reforçando o que ele já havia dito sobre o ciclo da vida.

Resultado de imagem para mufasa e simba gif

Não é fácil lidar com o luto, mas Mufasa traz uma perspectiva diferente que pode nos ajudar a seguir em frente. A mensagem é que mesmo não estando fisicamente conosco, “nossos reis do passado” estarão olhando por nós e de alguma forma, nos guiando durante a nossa jornada.

Fugir é mais fácil…

Após a morte de Mufasa, Simba foge para nunca mais retornar. Quantas vezes durante a vida buscamos o caminho mais fácil e fugimos de nossos problemas e responsabilidades simplesmente porque eles são difíceis ou dolorosos demais para serem enfrentados? Quantos de nós tivemos ou temos medo de crescer e defender o nosso próprio “reino”?

sad disney pixar GIF

…mas devemos aprender com o passado

Uma das cenas mais icônicas de “O Rei Leão” é o diálogo entre Rafiki e Simba sobre o passado. Rafiki diz para Simba que o passado pode doer, mas nós podemos escolher entre fugir ou aprender com o que houve. Quantas vezes ficamos com algo do passado na cabeça ou pensando que, se tivéssemos feito algo diferente, não estaríamos naquela situação? Fazemos isso o tempo todo, mas como nos ensina Rafiki, fugir de nossos problemas não torna as coisas mais fáceis.

Imagem relacionada

Lembre-se de quem você é

Após um olhar profundo para o lago onde vê o rosto do pai, que poderíamos encarar como o olhar profundo para nossa alma, Simba escuta a voz de Mufasa, que lhe diz:

“Você se esqueceu de mim. Você esqueceu quem você é e se esqueceu de mim. Olhe para dentro de você. Você é muito mais do que pensa que é. Você tem que ocupar o seu lugar no ciclo da vida. Você é meu filho e o verdadeiro rei. Lembre-se de quem você é”.

No decorrer da vida, vamos descobrindo nossos propósitos. Durante essa trajetória ocorrem mudanças e, muitas vezes, surgem pessoas que nos roubam de nós mesmos. Somos destinados a grandes coisas e por vezes permitimos que situações adversas nos façam duvidar de nossas capacidades e de quem somos. A lição que fica da fala de Mufasa é que cada um evolui à sua maneira, mas devemos lutar contra as forças que dizem que não somos capazes e contra tudo o que nos limita. Somos sempre mais capazes do que julgamos ser e devemos sempre lembrar quem somos, das nossas origens e de onde queremos chegar.

Resultado de imagem para simba fugindo gif

Muitas gerações já se encantaram com sua história e “O Rei Leão” é um filme que sempre falará conosco, não importa se animação ou live-action, esses personagens continuarão icônicos e inesquecíveis.

E se você quiser assistir ou reassistir às grandes produções da Disney, Pixar, Marvel Studios e muito mais, é só acessar a playlist Disneyno aplicativo do Telecine e, de quebra, você ainda poderá aproveitar para experimentar todos os filmes da plataforma por até sete dias grátis!

E claro, TODO MUNDO que assina os canais Telecine tem direito à acessar o aplicativo do Telecine, onde você tem mais de 2000 títulos para assistir quando e onde quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine.

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe


Conteúdos Relacionados