Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 19 de maio de 2019

Game of Thrones – 10 momentos mais marcantes da maior série da televisão

Último episódio da série será exibido neste domingo, e relembramos os momentos que mais surpreenderam os espectadores.

Game of Thrones” começou a ser exibido em abril de 2011 e desde antes de sua estreia na TV a produção da HBO já acumulava um bocado de fãs com altas expectativas para acompanhar nas telinhas o que viria a ser uma das séries mais memoráveis dos últimos anos.

É verdade que a obra criada por George R.R. Martin não era tão popular quanto nos dias de hoje, afinal a série foi fundamental para divulgar a saga de “As Crônicas de Gelo e Fogo” para o grande público, mas naquela altura, os livros já contavam com uma base de fãs sólida, que foi crescendo cada vez mais ao longo de sete temporadas, e independente das controvérsias que tem rodeado a produção nesta temporada final, “Game of Thrones” acaba neste domingo como uma das produções mais épicas da história da TV.

Para relembrar alguns dos momentos mais marcantes da obra, o Cinema com Rapadura preparou esta lista com 10 momentos épicos, chocantes e emocionantes mostrados ao longo desses oito anos de série.

Execução de Ned Stark

Preso e acusado de conspirar contra a coroa, Ned Stark é obrigado a confessar seus supostos crimes em troca do perdão e exílio para servir na Patrulha da Noite. Tudo parecia correr bem até que o imprevisível Rei Joffrey, em uma atitude completamente cruel, ordena que Ned seja decapitado em praça pública. A decisão de Joffrey é um ponto decisivo da série que mostra que nem mesmo os seus “protagonistas” estão livres da morte.

Nascimento dos Dragões

Um dos melhores momentos da primeira temporada é sem dúvidas o nascimento dos dragões de Daenerys. Depois de perder seu bebê e marido, a rainha decide queimar o corpo de Khal Drogo ao lado dos ovos de dragão que ganhou em seu casamento em uma enorme pira. Decidida a entrar no meio das chamas, ela faz todos pensarem que morreu queimada ao lado de Drogo. Assim que as chamas se apagam, Daenerys aparece viva e sem nenhum ferimento ao lado dos três filhotes de dragão.

Batalha de Água Negra

Na segunda temporada, a batalha em Porto Real é uma das primeiras provas de que a série estava preparada para entregar grandes combates com um nível cinematográfico. Com o exército de Stannis Baratheon prestes a invadir a cidade com seus barcos, Tyrion se mostra um excelente estrategista ao atrasar o avanço da frota com o fogo vivo, até que seu pai, Tywin Lannister, chegue para salvar o dia.

Casamento Vermelho

Um dos momentos mais chocantes de todas as temporadas da série, o Casamento Vermelho mostra mais uma vez que ninguém está seguro na obra de George Martin. Após ter quebrado a promessa de se casar com uma das filhas de Walder Frey, Robb Stark vê sua esposa e todo o seu exército serem assassinados após o casamento do seu tio Edmure Tully com a filha de Frey, graças a uma conspiração entre Tywin Lannister, Roose Bolton e Walder Frey.

Dracarys!

Outro momento importante da terceira temporada de “Game of Thrones” é quando Daenerys chega a Astapor e lá encontra o exército de Imaculados. Quando ela descobre que os soldados são criados como escravos, Dany se vê na obrigação de libertá-los. Ela então decide trocar Drogon por soldados, mas durante a negociação ela manda seus soldados matarem os senhores da cidade e solta seu famoso Dracarys para Drogon.

Morte de Joffrey

Enquanto o Casamento Vermelho deixou todos chocados e tristes, a morte de Joffrey fez os fãs de GoT vibrarem mais do que gol em Copa do Mundo. Afinal de contas, quem não comemorou quando o jovem rei começou a se engasgar e perder todo o ar depois de ter tomado o vinho envenenado em sua sua festa de casamento? A morte de Joffrey logo cai nas costas de Tyrion, que andava se desentendendo com as atitudes do sobrinho.

Oberyn vs Montanha

Durante seu julgamento, Tyrion pede que seu destino seja decidido através do combate e Oberyn Martell decide lutar pelo anão e ter sua vingança contra Gregor Clegane, o Montanha, que havia assassinado sua irmã e seus sobrinhos em outra ocasião. Apesar da diferença de tamanho, os dois guerreiros fazem um duelo bem equilibrado e Oberyn chega perto de vencer, mas seu desejo por vingança acaba tirando seu foco, fazendo com que o Montanha ache uma brecha para contra-atacar e vencer o duelo com uma das mortes mais chocantes da série.

A Batalha de Durolar

Na quinta temporada, a grande ameaça dos White Walkers e do Exército do Mortos é iminente, e Jon Snow parte para a vila de Durolar, além da Muralha, e habitada por membros dos selvagens (ou Povo Livre), para tentar convencê-los de que a luta que importa é contra os mortos, e que eles têm de se juntar se quiserem vencer. Jon consegue convencer grande parte dos selvagens, mas um grupo de White Walkers aparece, e a luta começa. Em um dos combates mais bem filmados da série, Jon enfrenta um White Walker e descobre que o aço valiriano de sua espada pode matar as criaturas. Muitos membros da Patrulha e dos selvagens morrem no processo, e quando Jon consegue levar o máximo de pessoas possíveis para os botes, o Rei da Noite surge, e mostra seu poder de ressuscitar os mortos.

Explosão do Septo de Baelor

Depois de ser humilhada pelo Alto Pardal, perder sua filha e estar perdendo seu filho para a Fé Militante, Cersei, mais amargurada do que nunca, decide se vingar de todos os devotos da Fé dos Sete de uma só vez. Pra isso ela utiliza uma grande quantidade de fogo vivo para explodir o Septo durante o julgamento de Loras, matando todos os fiéis, incluindo Margaery e o Alto Pardal, em uma grande explosão verde que pode ser vista da Fortaleza Vermelha.

Batalha dos Bastardos

Considerada por muitos uma das batalhas mais icônicas do audiovisual, a batalha por Winterfell traz toda a complexidade, tensão e horror de uma guerra de espadas para a telinha. Durante todo o combate, o espectador se sente imerso no campo de batalha junto com Jon Snow e seu exército, que acaba sendo cercado por uma parede de corpos e o exército dos Bolton, trazendo toda uma sensação de claustrofobia pro combate. Quando as tropas dos Stark parecem condenadas Sansa e Mindinho chegam com os Cavaleiros do Vale para virar o jogo.

“Game of Thrones” chega ao seu fim neste domingo (19) e, seja seu final bom ou não, a série com toda certeza se encerra deixando um grande legado e um novo precedente para produções televisivas. Aos que vão sentir saudades, a HBO já confirmou que está trabalhando no desenvolvimento de múltiplas séries spin-off, inclusive uma delas já está em pré-produção. Se as novas séries podem atingir as expectativas e preencher o vazio que “Game of Thrones” deixará no coração do fãs, só o tempo vai nos dizer, mas o desafio com certeza será bem grande.

Concorda com os momentos separados nesta lista? Acha que algum em especial ficou de fora? Deixe nos comentários!

Silas Guedes
@osilassg

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados