Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 20 de abril de 2019

Homem-Formiga injustiçado?

Listamos cinco motivos que fazem dos filmes do Homem Formiga e a Vespa não serem tão assistidos, mas que os tornam deliciosamente únicos.

É fato que os filmes do Homem-Formiga no Universo Cinematográfico da Marvel são os que menos rendem bilheteria e divulgação espontânea para a Disney/Marvel. Com o primeiro filme arrecadando U$ 519 milhões e o segundo, com um pouco mais de U$ 620 milhões, sendo este o primeiro filme a estrear após os eventos catastróficos de “Vingadores: Guerra Infinita”, não podemos dizer que os longas representam fracassos, porém acabam ficando muito longe dos “sucessos do bilhão”, como “Pantera Negra” e “Capitã Marvel”, por exemplo.

Aproveitando o lançamento de “Homem Formiga e a Vespa” no Telecine Play – agora com 7 dias grátis para experimentar! – iremos nomear cinco possíveis motivos pelos quais os filmes não tenham feito tanto sucesso em seus lançamentos e porque estes são, na verdade, os grandes trunfos criativos dos filmes:

1 – Leveza

Resultado de imagem para ant man and wasp gif

Se os filmes da Marvel já são caracteristicamente conhecidos como filmes mais leves e divertidos, os filmes protagonizados pelo Homem-Formiga ultrapassam todas as barreiras da falta de peso. A história mais “família” pode afastar os fãs mais hardcores dos filmes de herói, que adoram drama e porradaria, mas traz muito coração para esse universo. Acompanhar pequenas histórias cotidianas de família, como um pai que faz de tudo para se redimir de seus erros do passado e reconquistar a filha, ao mesmo tempo que uma filha faz de tudo para agradar e conquistar a confiança de seu pai ausente, é algo muito bacana e inusitado para o cinemão de heróis.

2 – Menos porrada e mais risada

Resultado de imagem para ant man and wasp gif

Se é leve, tem que ser bem humorado. Inicialmente produzido pelo diretor Edgar Wright, de longas como “Todo Mundo quase Morto” e “Em Ritmo de Fuga”, que possui como característica principal um senso de humor um tanto quanto extravagante e diferenciado, o filme, mesmo sem a presença do diretor no corte final, é carregado de brincadeiras e piadinhas divertidas. Com os dois longas do formigão estreando logo após filmes densos dos Vingadores (Era de Ultron e Guerra Infinita, respectivamente), esperava-se que a carga dramática se expandisse até eles, o que definitivamente não acontece. Ainda assim, são filmes pensados para aliviar os tons dramáticos do anteriores, focando em cenas engraçadíssimas, como a do personagem de Michael Pena contando como obteve a ideia para um roubo.

3 – Pouca ligação com o Universo Marvel

Resultado de imagem para ant man and wasp gif

Mesmo sendo importante para o Universo Marvel na Guerra Civil e possivelmente MUITO importante no vindouro “Vingadores: Ultimato”, em seus longas solo, o universo do Homem-Formiga não se embrenha efetivamente no plot coletivo. Sempre com tramas mais enxutas e fechadas, poucas referências aos Vingadores e seu universo são utilizados nos filmes do herói. Isso é péssimo para quem acha que todos os longas devem se conversar entre si e que fazem ligações imediatas entre todos os filmes, porém é muito gratificante para quem quer só assistir a um filme divertido e relaxar. Sem se preocupar com o que vai acontecer nos longas futuros.

4 – Pequenos conflitos

Resultado de imagem para ant man and wasp gif

Não adianta, os conflitos e batalhas do Homem-Formiga, com o perdão do trocadilho, são pequenos. Mesmo quando ele fica gigante, seu grande combate é apenas segurar um navio para que ele não escape. Pelo tamanho dos heróis (Vespa inclusa) serem diminutos, faz todo sentido que eles briguem dentro de carros e quartos de criança, mesmo que o público prefira ver uma cidade ser praticamente demolida por robôs gigantes (você mesmo, “Transformers”!!).

5 – Heroísmo Diminuto

Resultado de imagem para ant man and wasp gif

A dupla de heróis da saga Formiga não é mesmo lá muito heroica. Scott Lang é um ladrão e Hope van Dyne é uma espiã que faz rotineiros negócios com criminosos. Isso pode não soar muito bem para quem gosta de paladinos da justiça, como o Superman, por exemplo. Mas a graça da dupla reside exatamente aí, com pessoas “comuns”, de passados vulgares, que se juntam para um bem maior… ou menor (desculpe!! Rs..). A dupla de atores ajuda muito nessa identificação e, ao mesmo tempo, na falta dela, como diriam os detratores. Paul Rudd é um conhecido ator de comédia e Evangeline Lilly ficou muito marcada pela série “Lost”, não “invisibilizando” suas características nos novos papéis. Por outro lado, Rudd possui um tom de comédia perfeito para o herói e Lilly mostra-se uma poderosa chutadora de bundas… como não gostar?!

“Homem Formiga” e “Homem Formiga e a Vespa” são ótimos filmes que, infelizmente, não ganham o destaquem que merecem no universo dos super heróis. Com tramas simples e divertidas, contando com atores incríveis como Michael Douglas, Michelle Pfeiffer e Laurence Fishburne, é sempre um prazer reassistir aos longas com novos olhos.

O Telecine Play possui os dois filmes em seu catálogo e é claro que, se você é fã de filmes de super heróis e, principalmente, se é fã de filmes do Universo Marvel, você tem que acessar Playlist Invasão Marvel no Telecine Play para maratonar tudo e se preparar para assistir ao gigantesco “Vingadores: Ultimato” nos cinemas. E melhor, agora quem não é assinante Telecine pode experimentar por até 7 dias grátis!!!

E claro, TODO MUNDO que assina os canais Telecine tem direito ao Telecine Play, onde você tem mais de 1800 títulos para assistir quando e onde quiser, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine Play.

Rogério Montanare
@rmontanare

Compartilhe


Conteúdos Relacionados