Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Especial Oscar 2019: 10 curiosidades sobre os indicados deste ano

A 91ª edição da premiação, que acontece no dia 24 de fevereiro, conta com uma grande lista de primeiras indicações e recordes quebrados.

No dia 24 de fevereiro, acontece a 91ª edição do Oscar, a maior e mais prestigiada premiação do cinema mundial. Os indicados desse ano foram anunciados no final de janeiro, com “Roma” e “A Favorita” liderando com dez indicações cada, seguidos por “Vice” e “Nasce Uma Estrela” com oito cada. O Cinema com Rapadura montou uma lista com 10 curiosidades sobre alguns desses filmes, e sobre outros indicados, que conquistaram um espaço na premiação deste ano. Veja abaixo:

“Roma” é o 11º filme de língua estrangeira a ser indicado a Melhor Filme

Em 1938, a premiação do Oscar teve o seu primeiro longa de língua estrangeira indicado a categoria de Melhor Filme, a produção francesa “A Grande Ilusão”. Até 2018, apenas outros nove filmes conseguiram uma indicação na categoria: “Z” (francês, 1969), “Os Emigrantes” (sueco, 1971), “Gritos e Sussurros” (sueco, 1972), “O Carteiro e o Poeta” (italiano e espanhol, 1994), “A Vida é Bela” (italiano, alemão e inglês, 1997), “O Tigre e o Dragão” (mandarim, 2000), “Cartas de Iwo Jima” (japonês e inglês, 2006), “Babel” (inglês, árabe, espanhol, japonês, francês e russo, 2006) e “Amour” (francês, 2012).

“Roma” entra este ano para a lista como o 11º filme de língua estrangeira indicado a categoria de Melhor Filme. O longa de Alfonso Cuarón é quase inteiramente falado em espanhol e em dialetos mexicanos. Caso o filme seja vencedor, “Roma” irá se tornar o primeiro longa de língua estrangeira ganhador da categoria.

Alfonso Cuarón acumula quatro indicações na premiação deste ano

Com indicações nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia e Melhor Filme, na qual é creditado como produtor, Alfonso Cuarón entra este ano para a seleta lista de artistas a receberem o maior número de indicações pessoais pelo mesmo filme. Além das quatro indicações ao cineasta, seu filme “Roma” também concorre em outras oito categorias, incluindo a de Melhor Atriz e a de Melhor Filme Estrangeiro.

Alguns dos outros artistas que detêm o recorde de quatro indicações são os irmãos Coen, que concorreram, em 2008, como roteiristas, diretores, produtores e editores de “Onde os Fracos Não Tem Vez”; e o compositor Alan Menken, que também conquistou a marca em 1991, com uma indicação a Melhor Trilha Sonora e três indicações a Melhor Música Original, por “A Bela e a Fera”.

Yalitza Aparicio é indicada a Melhor Atriz em seu filme de estreia

Assim como Cuarón, a protagonista de “Roma”, Yalitza Aparicio também fez história na 91ª edição do Oscar. Com sua indicação a Melhor Atriz, Aparicio entrou para a prestigiada lista de atrizes que conquistaram o reconhecimento da Academia por seu trabalho de estreia no cinema. Também estão nessa lista nomes como Julie Andrews, indicada por “Mary Poppins”, em 1965, Barbra Streisand, por “Funny Girl”, em 1969, Quvenzhane Wallis, por “Indomável Sonhadora”, em 2013, e Lupita Nyong’o, por “12 Anos de Escravidão”, em 2013.

Além disso, se Yalitza vencer, ela irá se tornar a terceira ganhadora do prêmio de Melhor Atriz por uma performance em língua estrangeira, se juntando a Sophia Lauren, por “Duas Mulheres”, em 1961, e Marion Cotillard, por “Piaf, um Hino ao Amor”, em 2008.

Duas atrizes de “A Favorita” competem a Melhor Atriz Coadjuvante

Assim como em “A Favorita”, onde as personagens de Emma Stone e Rachel Weisz competem pela atenção da rainha, as atrizes também competem esse ano pelo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante. Duas atrizes serem indicadas na mesma categoria pelo mesmo filme não é novidade na premiação do Oscar. O feito curioso já aconteceu diversas vezes, a última vez sendo em 2012, com Jessica Chastain e Octavia Spencer concorrendo também a Melhor Atriz Coadjuvante, por “Histórias Cruzadas”.

Para os atores a mesma coisa acontece, ainda que com menor frequência. Em 2018, os atores Sam Rockwell e Woody Harrelson competiram pelo prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por “Três Anúncios para um Crime”, mas antes disso a última vez que o fato havia ocorrido foi em 1992, quando Harvey Keitel e Ben Kingsley concorreram por “Bugsy”.

“Nasce uma Estrela” (2018) é a segunda versão do longa a ser indicada a Melhor Filme

O filme “Nasce uma Estrela”, protagonizado por Lady Gaga e Bradley Cooper, é a quarta versão do longa a chegar nos cinemas, já tendo sido produzido anteriormente em 1937, em 1954 e em 1976. Todas as versões da história foram bem recebidas pelo público, ganhando o reconhecimento da Academia.

A primeira produção, estrelada por Janet Gaynor e Fredric March em 1937, foi indicada a sete prêmios, incluindo a Melhor Filme. A segunda produção, estrelada por Judy Garland e James Mason em 1954, garantiu seis indicações. A terceira produção, estrelada por Barbra Streisand e Kris Kristofferson, foi indicada em quatro categorias.

A versão de 2018 quebrou recordes ao ser indicada a oito prêmios, incluindo novamente a categoria de Melhor Filme.

Spike Lee é indicado pela primeira vez a Melhor Diretor

Depois de mais de 30 anos de carreira, Spike Lee garantiu este ano sua primeira indicação ao prêmio de Melhor Diretor. O cineasta é mais conhecido por filmes como ” Faça a Coisa Certa”, indicado a dois Oscars em 1990, e “Malcolm X”, indicado também a dois prêmios em 1993.

Com “Infiltrado na Klan”, que garantiu seis indicações na edição desse ano, o diretor também conquistou outra marca. Essa é a primeira vez que um filme seu é indicado a categoria de Melhor Filme.

“Pantera Negra” é o primeiro filme de super-herói a ser indicado a Melhor Filme

Os filmes de super-heróis foram relegados nos últimos anos as categorias de efeitos especiais nas cerimônias do Oscar, com apenas algumas surpresas no caminho, como a indicação de “Logan” na categoria de Melhor Roteiro Adaptado em 2017, e a vitória póstuma de Heath Ledger como Melhor Ator Coadjuvante por “Batman: O Cavaleiro das Trevas”, em 2008.

Por isso, o herói de Wakanda da Marvel surpreendeu a todos quando “Pantera Negra” foi indicado a nada menos que sete categorias no Oscar deste ano, incluindo a inédita indicação a categoria de Melhor Filme.

Glenn Close é a atriz viva que detêm o maior número de indicações sem vitórias 

A atuação de Glenn Close em “A Esposa” rendeu a atriz sua sétima indicação ao Oscar. Por nunca ter ganho o prêmio da Academia, Close se tornou, este ano, a atriz viva que possui o maior número de indicações sem vitórias da premiação.

Suas indicações tiveram início em 1983, com “O Mundo Segundo Garp”. Close também foi indicada a Melhor Atriz, e a Melhor Atriz Coadjuvante, em “O Reencontro”, de 1983, “Um Homem Fora de Série”, de 1984, “Atração Fatal”, de 1986, “Ligações Perigosas”, de 1987, e “Albert Nobbs”, de 2011.

Sam Elliot é indicado pela primeira vez ao Oscar

Quase 50 anos após sua estreia nos cinemas, que aconteceu em em 1970 no filme “Os Jogos”, Sam Elliot foi indicado pela primeira vez ao Oscar este ano, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante em “Nasce Uma Estrela”.

O ator, que conta atualmente com quase 100 títulos em sua filmografia, já havia sido indicado anteriormente apenas ao Globo de Ouro, por seu trabalho em minisséries.

Rami Malek é o único dos indicados a Melhor Ator em 2019 a concorrer ao prêmio pela primeira vez

Da lista de indicados ao Oscar de Melhor Ator desse ano, apenas Rami Malek, que concorre por sua atuação com Freddy Mercury em “Bohemian Rhapsody”, compete pela primeira vez na premiação.

Christian Bale, que está na lista por sua atuação como Dick Cheney, em “Vice”, já concorreu quatro vezes e ganhou uma. Bradley Cooper, que concorre por sua atuação em “Nasce Uma Estrela”, também já concorreu quatro vezes, mas ainda não ganhou nenhuma. Viggo Mortensen, que esse ano concorre por “Green Book – O Guia”, já foi indicado três vezes, sem vitórias. Willem Dafoe, que completa a lista por sua performance como Vincent Van Gogh em “No Portal da Eternidade”, já concorreu quatro vezes, mas ainda não conquistou o prêmio.

A cerimônia do Oscar acontece no dia 24 de fevereiro, em Los Angeles, Califórnia. Não deixe de acompanhar os outros textos que o Cinema Com Rapadura preparou em antecipação para entrega dos prêmios!

Lívia Saenz
@saenz_livia

Compartilhe


Conteúdos Relacionados