Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 18 de dezembro de 2018

10 filmes “teens” modernos para aproveitar neste fim de ano

Antes associados a uma diversão rasa, os filmes adolescentes estão cada vez mais evoluídos e trazendo conteúdo relevante para seu público.

Os filmes adolescentes costumam ser associados a diversões rasas e sem conteúdo, feitos exclusivamente para entreter quem não está nem um pouco afim de pensar. Porém, faz um bom tempo que vários desses filmes de temática teen estão cada vez mais evoluídos, propondo reflexões muito interessantes e trazendo mensagens importantes, especialmente para os jovens que tanto consomem esse tipo de conteúdo.

E essa evolução engloba absolutamente todo tipo de gênero, abraçando aventuras, comédias, romances, dramas e até mesmo terrores. Aproveitando a estreia recente de “Maze Runner: A Cura Mortal” no Telecine Play, listamos 10 ótimos filmes teen pra você aproveitar o fim de semana com o melhor do cinema nessa categoria!

Meninas Malvadas

 

Não repita looks, vista rosa nas quartas-feiras, rabo de cavalo uma vez por semana, jeans e moletom só nas sexta-feiras… Nada como começar com um dos filmes mais cultuados, responsável pela origem de muitos memes e expressões faladas nessa geração. “Meninas Malvadas” é aclamado até hoje por ser divertido, inteligente, descrever o ambiente colegial sem usar clichês e trazer mensagens muito legais sobre o comportamento jovem. Tudo isso é mais do que suficiente pra classificá-lo como um dos melhores filmes adolescentes de todos os tempos!

10 Coisas que eu Odeio em Você

Imagem relacionada

Falando em filme aclamado, o que dizer então de “10 Coisas que eu Odeio em Você”, a grande alavanca para a carreira do saudoso Heath Ledger? Mesmo se tratando de mais uma comédia romântica que resulta em um belo final feliz (você não pensou que seria diferente, né?), o filme é muito à frente do seu tempo. Além de debochar dos padrões de beleza e comportamento feminino – mostrando que você pode dar voz ao seu próprio ser -, aprendemos com a poderosa Kat Stratford (Julia Stiles) que não se deve mudar pra agradar ninguém. As pessoas devem gostar de você pelo que você é de verdade, e você só deve mudar se acredita que pode se transformar em uma pessoa melhor.

Sexta-Feira Muito Louca

Resultado de imagem para Freaky Friday gifs

Um ano antes de “Meninas Malvadas”, Lindsay Lohan estreou de fato como atriz mais “adulta” em “Sexta-Feira Muito Louca”, depois de brilhar em “Operação Cupido”. Mas foi Jamie Lee Curtis, antes famosa por seu papel na franquia “Halloween”, que roubou a cena de verdade, se mostrando uma comediante de respeito. Sabe quando dizem pra gente se colocar no lugar dos outros pra entender os problemas deles? Então, é exatamente o que acontece aqui. Só que literalmente. A história é muito divertida, e ao mesmo tempo traz lições morais importantes, como era de se esperar de uma obra da Disney. Mas não se engane, pois o filme é leve e muito agradável, uma ótima pedida pra quem procura um entretenimento suave.

As Crônicas de Nárnia

Resultado de imagem para The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe gifs

Se hoje temos cada vez mais franquias adolescentes de aventura em mundos fantásticos, uma das obras que temos que agradecer por isso é “As Crônicas de Nárnia”. Os livros de C.S. Lewis – que considerava impossível ver seu universo representado fielmente nos cinemas – criam uma identificação muito natural com crianças e jovens, especialmente por causa dos personagens principais da mesma idade do público. Os três filmes da franquia também possuem mensagens implícitas de valores importantes na construção da nossa personalidade, bem fáceis de compreender e absorver, o que dá ainda mais importância a essa obra.

Jogos Vorazes

Imagem relacionada

Dando um pequeno salto no tempo, chegamos em um momento onde a febre dos filmes teen eram as franquias de aventura. Um dos nomes mais conhecidos nessa categoria é, sem dúvidas, “Jogos Vorazes”, que retrata o fictício país Panem sob os olhos da queridíssima Katniss Everdeen, interpretada pela sensacional Jennifer Lawrence. Ao mostrar todo o horror da prática da Capital ao selecionar jovens para competir até a morte e exibir isso para todos, a franquia mostra uma crítica pesada à sociedade e aos meios de comunicação atuais, além de retratar como um governo autoritário sufoca as pessoas pelo medo. Isso tudo dentro de uma narrativa envolvendo ação e romance, com os dois filmes finais sendo uma verdadeira libertação para quem acompanhou a história desde o começo. Pedida perfeita pra qualquer um!

Percy Jackson e o Ladrão de Raios

Imagem relacionada

Assim como em “As Crônicas de Nárnia”, “Percy Jackson e Ladrão de Raios” também aposta em elementos de mitologias antigas para apresentar suas mensagens. O grande diferencial aqui é adaptar muito dessas mitologias para os dias de hoje, nos fazendo imaginar como seria se tudo isso fosse, de fato, real. A história do filho do deus Poseidon em busca de salvar sua mãe do mundo inferior e provar sua inocência é baseada na saga de livros escrita por Rick Riordan, que possui uma legião de fãs. Tanto que o sucesso acabou rendendo um segundo filme, “Percy Jackson e o Mar de Monstros”, e outros estão sendo cogitados em projetos futuros.

A Culpa É das Estrelas

Resultado de imagem para The Fault in Our Stars gifs

Esse é uma aula de como emocionar sem ser apelativo. Diferente daqueles filmes que usam situações tristes só pra fazer você se desmanchar em lágrimas, aqui nós realmente nos importamos com os personagens, seus problemas, seus dramas e, mais do que tudo, sua vontade de serem felizes. Além de tratar de um tema bem delicado como o câncer em uma jovem de 16 anos, “A Culpa É das Estrelas” também traz lições preciosas, que comovem nos ensinando a ver o lado positivo das coisas, a buscar a felicidade nas pequenas coisas, e que “alguns infinitos são maiores do que outros”.

As Vantagens de Ser Invisível

Resultado de imagem para The Perks of Being a Wallflower gifs

Ainda na temática mais emotiva, “As Vantagens de Ser Invisível” é um claro caso de sucesso, tanto na crítica quanto no público. A história de superação de Charlie (Logan Lerman), ao tentar vencer a depressão e a perda de seu único amigo, é uma narrativa comovente e capaz de fazer qualquer um se colocar no lugar do personagem. Essa ideia inicial, atrelada ao caminho que Charlie percorre para se recuperar, contando com a ajuda dos amigos que ele consegue fazer, se transforma em um filme muito emocionante, que traz inúmeras reflexões sobre a amizade e o amor, na sua forma mais pura.

A Morte Te Dá Parabéns

Resultado de imagem para Happy Death Day Gifs

Enfim um filme de terror, afinal, o público jovem é um dos que mais ama o gênero!! E nada mais justo do que trazer um exemplo recente da safra gigantesca que estreou nos últimos anos. “A Morte Te Dá Parabéns”, lançado nos cinemas em 2017, utiliza o famoso “dia da marmota” em uma situação muito mais ameaçadora: uma estudante revive várias vezes o dia do seu assassinato e tenta descobrir qual a identidade do criminoso. O filme homenageia vários clichês de filmes de terror, brincando com a cabeça do público, que nunca é capaz de saber se o que vai acontecer é o óbvio ou algo totalmente inesperado.

Maze Runner

Resultado de imagem para Maze Runner: The Death Cure gifs

Para finalizar, outra franquia adolescente que veio com muita força nos últimos anos foi “Maze Runner”. A franquia, que começa com o jovem Thomar (Dylan O’Brien) acordando sem memórias em um lugar estranho rodeado de muros, é uma representação do espectador perdido. É fácil se identificar com o personagem pois nem ele nem o público sabe o que está acontecendo. E acabamos embarcando juntos na busca por resolver essa situação, resultando em filmes muito agradáveis para quem procura uma diversão honesta com sequências de ação empolgantes.

Lembrando que além de todos estes, muitos outros títulos estão disponíveis na playlist Mundo Teen do Telecine Play, para você assistir onde quiser!

Além deles, são 1800 títulos para assistir, com o catálogo sempre se renovando com os grandes lançamentos de Hollywood e com os principais sucessos do cinema nacional. Incluindo uma mega sessão especial para os longas de super-heróis da Marvel! E todos estes filmes podem ser assistidos em vários dispositivos, como: Smart TV, Computador, Chromecast, Tablets e Smartphones. Seja diretamente no site ou no aplicativo do Telecine Play.

O Melhor do Cinema você encontra no Telecine e no Telecine Play!

Martinho Neto
@omeninomartinho

Compartilhe


Conteúdos Relacionados