Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 07 de outubro de 2018

Saiba mais sobre os personagens da Marvel que podem ganhar séries no serviço de streaming da Disney

Seriados produzidos pela Marvel Studios prometem ser os grandes destaques do Disney Play.

O anúncio de que o vindouro serviço de streaming da Disney, intitulado provisoriamente de Disney Play, deve contar com séries baseadas em personagens secundários do Universo Cinematográfico da Marvel surpreendeu a todos há algumas semanas. Não que chegue a ser uma novidade ver os heróis da Casa das Ideias na TV, já que produções como “Agents of S.H.I.E.L.D.” e os seriados da Netflix baseados nos personagens da editora já estão no ar há um bom tempo. Mas o fato de que a própria Marvel Studios será a responsável pelas novas séries acabou elevando a expectativa dos fãs a um patamar sem precedentes.

Sendo assim, verdadeiras legiões de fãs já deram início às especulações acerca de quais personagens da Marvel Comics podem acabar ganhando uma série no futuro. Nesse sentido, o Cinema com Rapadura elaborou uma pequena lista com alguns personagens da Marvel que podem estrelar suas próprias séries nos próximos anos, destacando os motivos pelos quais tais personagens são merecedores da oportunidade de brilharem na TV, e conjecturando quais tramas das HQs podem ser adaptadas para os seriados.

Loki

Loki é um personagem que já teve seu nome ventilado entre os prováveis candidatos a estrelarem séries no Disney Play, e isso não é nenhuma surpresa. Afinal, o irmão adotivo de Thor é um dos personagens mais queridos pelos fãs do Universo Cinematográfico da Marvel, com a atuação de Tom Hiddleston sendo um dos fatores determinantes para que Loki tenha se tornado tão popular perante o público.

A condição atual do personagem nas telonas sugere que uma potencial série baseada no mesmo tem grandes chances de ser ambientada no passado, tendo em vista que Loki foi brutalmente assassinado por Thanos no início de “Vingadores: Guerra Infinita“. Entretanto, muito embora os acontecimentos do último filme dos Heróis Mais Poderosos da Terra façam com que um seriado focado na juventude do Deus da Trapaça seja uma aposta bastante provável, é importante lembrar que o personagem já fingiu sua própria morte em outras ocasiões. Por mais que possa parecer improvável que ele tenha conseguido ludibriar o Titã Louco de alguma maneira, Loki pode ter encontrado um meio de escapar da morte certa uma vez mais.

E mesmo que Loki tenha perecido nas mãos de Thanos, isso não significa necessariamente que sua história tenha chegado ao fim. O personagem pode acabar retornando à vida caso o vindouro “Vingadores 4” realmente mostre os heróis que sobreviveram ao genocídio do final de “Vingadores: Guerra Infinita” encontrando uma maneira de reverter as ações de Thanos, assim como pode simplesmente ser trazido de volta ao mundo dos vivos de outro jeito no início de sua própria série.

Nas HQs, já é uma prática comum personagens serem assassinados em grandes sagas para retornarem em um ou dois anos, sendo que o próprio Loki já morreu e ressuscitou mais de uma vez. Sua morte mais marcante ocorreu no final da saga “O Cerco“, publicada em 2010, em que ele inesperadamente sacrificou sua vida para ajudar os heróis da Terra a salvarem o dia. Após os eventos de “O Cerco“, Loki reencarnou como um jovem garoto determinado a seguir um rumo distinto daquele tomado por seu antigo eu, seguindo o exemplo de Thor e se esforçando para se tornar um herói.

Ao longo dos filmes, Loki gradualmente foi abandonando sua vilania e passou a tomar atitudes heroicas, de modo que faria sentido um eventual seriado explorar o personagem tentando se redescobrir e trilhar um novo caminho. Além disso, uma série focada em um Loki reencarnado e adolescente, tendo que lidar com os problemas inerentes à essa fase da vida, seria a oportunidade ideal para abordar aspectos do personagem que foram negligenciados nos cinemas, como é o caso de sua bissexualidade. E a cereja do bolo poderia muito bem ser a participação de Tom Hiddleston como o espírito do Loki original, atormentando sua contraparte jovem e aumentando ainda mais o conflito entre o mal que habita em seu interior e seu desejo de fazer o bem.

Valquíria

Outra personagem que poderia ganhar uma série no Disney Play é a guerreira asgardiana Valquíria. A heroína interpretada por Tessa Thompson foi apresentada ao público em “Thor: Ragnarok“, causando uma excelente primeira impressão em sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel. Com um seriado focado na personagem, não apenas haveria mais tempo para desenvolver sua jornada, como a história da própria Asgard poderia ser revisitada e expandida.

A produção poderia ter como foco o passado da personagem, mostrando-a como um membro das Valquírias e tendo que defender Asgard das mais variadas ameaças possíveis. Simultaneamente, a série poderia enfim mostrar Asgard em seus tempos de glória, com o reino mitológico vivendo seu apogeu sob o comando de Odin.

Na sequência, o seriado poderia abordar as dificuldades enfrentadas pela Valquíria após a batalha que culminou na morte de suas companheiras, com a personagem precisando lidar com a culpa de não ter conseguido evitar essa tragédia e embarcando em um exílio que acabaria por levá-la à Sakaar. Assim, a série também seria uma forma de explorar com mais calma esse planeta que, para muitos, foi o palco dos melhores momentos de “Thor: Ragnarok“.

Outra alternativa seria o seriado acompanhar a jornada da personagem após os eventos de “Vingadores: Guerra Infinita“, uma vez que já foi confirmado que ela foi uma das sobreviventes do genocídio cósmico perpetrado por Thanos. Caso a série optasse por seguir esse caminho, ela poderia mostrar a Valquíria assumindo uma posição de liderança e tentando assegurar a sobrevivência daqueles que restaram de seu povo.

Feiticeira Escarlate

Embora Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, tenha se destacado em suas aparições nos filmes “Vingadores: Era de Ultron“, “Capitão América: Guerra Civil” e “Vingadores: Guerra Infinita“, o fato de que a personagem dificilmente terá um filme solo no futuro próximo é algo que deixa muitos fãs com receio de que elementos importantes de sua trajetória nos quadrinhos acabarão permanecendo inexplorados nos cinemas. Logo, uma série focada na heroína interpretada por Elizabeth Olsen seria um modo de adaptar momentos cruciais da história de uma das personagens mais complexas da Marvel. Seja dando mais tempo de tela para seu complicado romance com o Visão, ou mesmo abordando suas origens, uma série da Feiticeira Escarlate teria a sua disposição todos os elementos necessários para se tornar um verdadeiro sucesso.

Falando mais especificamente das origens da personagem, um seriado teria o tempo e as condições de explorar o passado misterioso de Wanda e, quem sabe, até mesmo promover algumas mudanças na história dessa versão da Feiticeira Escarlate. Com a compra da Fox pela Disney, e com a inevitável chegada dos X-Men ao Universo Cinematográfico da Marvel nos próximos anos, é possível que uma série da heroína revele que ela na verdade é uma mutante, tornando sua origem mais próxima daquela com a qual os fãs se acostumaram nas HQs e possibilitando que ela tenha alguma relação com o Magneto no futuro, tendo em vista que durante um longo tempo nos quadrinhos o vilão mutante foi considerado o pai biológico de Wanda e de seu irmão gêmeo, Pietro Maximoff.

Por sua vez, a relação de Wanda com seu irmão é outro aspecto que poderia ser explorado em uma série da personagem. A morte do herói vivido por Aaron Taylor-Johnson em “Vingadores: Era de Ultron” até hoje divide opiniões entre os fãs, principalmente por ter impossibilitado que o relacionamento dos irmãos se desenvolvesse da forma esperada. Assim, a série poderia consertar esse equívoco com flashbacks focados na juventude de Wanda e Pietro, ou até mesmo trazendo o velocista de volta à vida, uma vez que já foi demonstrado que a morte definitivamente não é um caminho sem volta no mundo fantástico dos super-heróis.

Mesmo que a série não conte com a participação de Pietro, o personagem ainda poderia ser importante para a trama da produção. Por mais que sua morte tenha impactado Wanda no final do segundo filme dos Vingadores, as aparições seguintes da Feiticeira Escarlate nas telonas não a mostraram sofrendo com a perda de seu irmão, de modo que o seriado poderia abordar como essa tragédia a afetou emocionalmente.

E, presumindo que a produção seja ambientada após os eventos de “Vingadores 4“, o aspecto emocional e psicológico da personagem tem grandes chances de ser abordado. A série pode apresentar uma Wanda Maximoff recém ressuscitada, mas completamente traumatizada após os eventos de “Vingadores: Guerra Infinita“, em que foi obrigada a matar seu grande amor apenas para vê-lo morrer novamente após Thanos usar a Joia do Tempo para concretizar seus objetivos. Somando tudo isso ao trauma ocasionado pela morte de Pietro, a Wanda mostrada no seriado poderia estar destruída emocionalmente, o que, consequentemente, poderia ser extremamente importante para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel como um todo.

Grandes sagas dos quadrinhos como “Vingadores: A Queda” e “Dinastia M” podem muito bem ser levadas para os cinemas nas próximas fases do MCU, e são histórias que colocam a Feiticeira Escarlate em um papel de destaque. Para serem adaptadas com fidelidade, ambas as sagas dependem de que Wanda esteja completamente enlouquecida pelos traumas de sua vida, e se a série explorar devidamente a psiquê perturbada da heroína, o caminho para que estas histórias sejam transpostas para as telonas estará devidamente pavimentado.

Visão 

O Visão é outro personagem do Universo Cinematográfico da Marvel que merece ganhar uma série no serviço de streaming da Disney. O sintozóide interpretado por Paul Bettany é mais um favorito dos fãs que ainda não teve o espaço necessário nos cinemas para se desenvolver como nas HQs, de modo que um seriado seria a alternativa perfeita para explorar aspectos cruciais de sua história e personalidade.

A série poderia acompanhar um Visão não apenas reconstruído após os eventos de “Vingadores: Guerra Infinita“, mas um Visão que talvez não precise mais da Joia da Mente para existir. Esse poderia inclusive ser o momento adequado para adaptar o arco dos quadrinhos em que o herói, após ser destruído e reconstruído, retorna com um novo visual, completamente branco, e desprovido das emoções humanas que possuía anteriormente, embarcando em uma jornada para se redescobrir e entender de uma vez por todas se ele é apenas uma máquina ou se é algo mais.

O dilema do personagem entre seu lado robótico e seus sentimentos também poderia servir para colocar em xeque seu romance com a já mencionada Feiticeira Escarlate, fazendo-o questionar se um ser artificial como ele pode realmente se apaixonar de verdade, ou até mesmo se ele é merecedor de ser amado. Além disso, a série teria condições de abordar a forma pela qual essa relação é vista pelos outros heróis, sendo que nas HQs o casal chegou a ser alvo de preconceito pelo fato de o Visão ser um androide.

Por outro lado, a trama da série poderia deixar o relacionamento do herói com a Feiticeira Escarlate de lado e dar ao Visão um novo rumo, tomando como base histórias recentes do personagem em que o Visão criou uma família completa de sintozóides como ele para tentar levar uma vida normal nos subúrbios da cidade de Fairfax. Uma produção focada na família de Visão tentando se adaptar à vida em uma vizinhança humana e precisando lidar com questões do cotidiano, como escola e trabalho, certamente seria algo diferente do mostrado nas outras produções da Marvel Studios até o momento, sendo uma solução mais do que adequada para humanizar o personagem e fazer com que o público em geral passe a simpatizar ainda mais com o mesmo.

Soldado Invernal

James Buchanan “Bucky” Barnes, o Soldado Invernal, é mais um herói que pode se tornar uma peça-chave do MCU nas próximas fases dos filmes produzidos pela Marvel Studios, e, assim sendo, é um personagem que se beneficiaria de uma série própria que lhe desse o devido tempo de tela para se desenvolver.

O antigo parceiro e melhor amigo do Capitão América é um homem atormentado pelas atrocidades que foi forçado a cometer quando estava sob o controle da Hidra, de modo que uma eventual série protagonizada pelo mesmo poderia mostrar ele tendo que lidar com os fantasmas de seu passado ao mesmo tempo em que precisa se adaptar a uma época que não é a dele, uma experiência pela qual o próprio Steve Rogers já teve que passar ao acordar no século XXI.

Ademais, suas habilidades únicas o tornam o candidato perfeito para estrelar um seriado de espionagem, sendo enviado em alguma missão secreta que servisse como um meio de explorar esse lado do Universo Marvel dos quadrinhos que ainda não recebeu o destaque merecido nos cinemas. Nesse sentido, a série também poderia desenvolver sua história com o famigerado Barão Zemo, o grande vilão de “Capitão América: Guerra Civil“, que em HQs recentes acabou criando uma rivalidade com o Bucky tão grande quanto aquela que tinha com o Capitão América.

Por fim, a série poderia sedimentar definitivamente a redenção do personagem de Sebastian Stan, fazendo-o se perdoar por seus crimes e aceitar de uma vez por todas que não teve culpa pelo ocorrido, com a única culpada sendo a Hidra. Com a série tomando esse rumo, Bucky enfim chegará a um ponto em que se sentirá digno de assumir o manto do Capitão América nas telonas, como já ocorreu nos quadrinhos, quando chegar a hora de Steve Rogers se despedir do Universo Cinematográfico da Marvel.

Gavião Arqueiro

Apesar de ser um membro fundador dos Vingadores no MCU, Clint Barton ainda não teve as mesmas oportunidades que seus colegas tiveram de brilhar nas telonas. Até agora, o herói vivido por Jeremy Renner pouco se destacou nos filmes da Marvel Studios, com sua aparição mais marcante ocorrendo em “Vingadores: Era de Ultron“, que deu mais tempo de tela ao personagem e explorou a relação do mesmo com sua família. Mesmo assim, os fãs do Gavião Arqueiro consideram que o herói tem muito mais a oferecer.

Embora não seja impossível, é altamente improvável que o Gavião Arqueiro ganhe um filme solo nas próximas fases do Universo Cinematográfico da Marvel, de modo que uma série de TV pode ser o melhor caminho para que o personagem enfim consiga atrair os holofotes para si. Ademais, uma boa parcela dos fãs já se manifestou favoravelmente a essa possibilidade em um passado não tão distante, com muitos expressando interesse em ver um seriado do Gavião Arqueiro produzido pela Netflix, por exemplo.

Embora uma série do personagem comandada pela Netflix não tenha passado de um sonho dos fãs, o futuro serviço de streaming da Disney seria a casa perfeita para esse projeto enfim se materializar. A produção poderia ter como foco o passado pouco explorado de Clint como um agente da S.H.I.E.L.D., além de desenvolver ainda mais o relacionamento do herói com sua esposa e filhos, mostrando as dificuldades enfrentadas por Clint ao tentar conciliar sua profissão de risco com sua vida familiar.

A série também poderia apresentar ao público uma personagem muito querida pelos fãs das HQs: Kate Bishop, a Gaviã Arqueira. Nos quadrinhos, Kate assumiu o manto deixado por Clint após o mesmo falecer na saga “Vingadores: A Queda“, integrando a equipe de heróis adolescentes batizada de Jovens Vingadores. Mesmo com o retorno de Clint, Kate permaneceu sendo a Gaviã Arqueira, e os dois chegaram a estrelar juntos uma HQ de sucesso considerável. Caso o seriado tomasse essas histórias como base, Clint poderia ser mostrado sob uma nova ótica, sendo não apenas um herói experiente, mas também o mentor de uma jovem heroína, a qual, por sua vez, poderia vir a substituí-lo no futuro e honrar seu legado.

Esses são apenas alguns dos personagens do Universo Cinematográfico da Marvel que têm condições de ganhar séries no serviço de streaming da Disney, mas, independente de quais personagens sejam realmente escolhidos, resta a certeza de que esse é o início de uma nova e promissora era para a Marvel Studios, que terá a oportunidade de levar seu padrão de excelência visto nas telonas para a TV, continuando a surpreender o público com novas e emocionantes aventuras.

João Antônio
@rapadura

Compartilhe


Conteúdos Relacionados