Cinema com Rapadura

Colunas   segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A pequena arte: os melhores clipes assinados por grandes diretores do cinema

Praticamente uma forma de arte em si, videoclipes costumam lançar diversos diretores para a indústria cinematográfica.

Em algum momento da vida, todo mundo já assistiu algum clipe de alguma música. Como pequenos filmes que tentam traduzir em imagens o conteúdo de uma música, existem diversos estilos e formas. Quase uma forma de expressão artística em si, poucos formatos permitem uma liberdade tão grande àqueles que souberem usá-la para contar uma história. Diversos grandes nomes do cinema atual já se aventuraram nesse meio, que em alguns casos funciona como uma espécie de “categoria de base” da Sétima Arte.

Sendo assim, o Cinema Com Rapadura preparou uma lista com os melhores videoclipes assinados por grandes diretores do cinema. Nesse meio temos desde performances corriqueiras a até mesmo curtas-metragens. Sem mais delongas, vamos a eles!

I Just Don’t Know What To Do With Myself” – The White Stripes, dir. Sofia Coppola (2003)

Ela própria tendo um histórico de excelente uso de música em seus filmes, não é de surpreender que Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros“) já tenha dirigido um videoclipe. Casada com Thomas Mars, da banda francesa Phoenix, ela já dirigiu até mesmo o próprio marido no vídeo da música “Chloroform“. Seu trabalho mais famoso no ramo, no entanto, é comandando o White Stripes e a modelo britânica Kate Moss em “I Just Don’t Know What To Do With Myself“, segundo single do álbum “Elephant“, de 2003. Trazendo a modelo praticando pole dance em uma sala escura, a obra captura como poucas o estilo e expressão de Coppola.

Blue Song” – Mint Royale, dir. Edgar Wright (2011)

Qualquer semelhança com a cena inicial de “Em Ritmo de Fuga” NÃO é mera coincidência. À época do lançamento de seu último filme, o diretor Edgar Wright (“Scott Pilgrim Contra o Mundo“) descreveu a cena como uma ideia que tinha desde a década de 1990 – só que com “Bellbottoms“, da banda The John Spencer Blues Explosion, tocando. Ao analisar as duas obras, vemos que até os trejeitos do motorista – aqui interpretado por Noel Fielding (da série “The IT Crowd“) – são os mesmos. Em entrevista por ocasião de “Em Ritmo de Fuga”, Wright confessou que ficou com medo de ter escolhido o momento errado para usar a cena que havia idealizado e de não poder usá-la depois – felizmente, para todos nós, ele estava errado. Ele também tem um currículo razoável no campo dos videoclipes, tendo dirigido “Gust of Wind“, do rapper Pharrell Williams, e “Colours“, do cantor Beck.

Vogue” – Madonna, dir. David Fincher (1990)

Quem está acostumado com os filmes profundos e densos de David Fincher (“Clube da Luta“) pode até estranhar, mas um dos melhores clipes de ninguém menos que Madonna é justamente dele. Com a coreografia que se tornou um dos ícones do início dos anos 1990, “Vogue” é uma das canções de maior sucesso da rainha do pop. Fincher ainda dirigiu vídeos para George Michael (“Freedom“) e Paula Abdul (“Straight Up“).

Sexy Boy” – Air, dir. Mike Mills (1998)

Antes de dirigir os ótimos “Toda Forma de Amor” e “Mulheres do Século 20“, o diretor Mike Mills já tinha uma carreira consolidada nos videoclipes. Além de colaborar com o duo francês Air em diversas ocasiões, ele também dirigiu o cantor Moby em um de seus DVDs e o clipe de “The Dress“, da banda Blonde Redhead.

Perfect Situation” – Weezer, dir. Marc Webb (2005)

Como veremos mais adiante, o Weezer é uma banda que sempre se prestou a bons clipes. Em “Perfect Situation“, o diretor Marc Webb, de “500 Dias Com Ela” e os dois “O Espetacular Homem-Aranha” estrelados por Andrew Garfield, conta a história de como teria sido o começo da banda. A atriz que ocupava o lugar do vocalista Rivers Cuomo é Elisha Cuthbert, filha de Jack Bauer na série “24 Horas“. A carreira de Webb nos videoclipes é extensa, com videos para Green Day, Avril Lavigne, Maroon 5, entre outros.

Dance Tonight” – Paul McCartney, dir. Michel Gondry (2007)

Outro diretor com uma carreira de respeito no âmbito dos videos musicais é Michel Gondry. O diretor de “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” e “Sonhando Acordado” tem um catálogo extenso, tendo dirigido desde o beatle Paul McCartney até a banda indie Metronomy, passando por Björk e Radiohead. Em “Dance Tonight“, Gondry comanda McCartney e Natalie Portman (“Aniquilação“) em um dos melhores clipes da carreira do ex-baixista dos Beatles. Entre outros trabalhos, Gondry dirige também comerciais para televisão, como a campanha da Nespresso estrelando George Clooney (“Onze Homens e um Segredo“).

Spike Jonze

O diretor de “Her” e “Quero Ser John Malkovich” sem dúvidas merece uma parte própria em qualquer lista de melhores clipes. Tendo começado sua carreira no ramo, dirigindo videos e comerciais para a MTV americana no início dos anos 1990, Jonze é dono de criatividade e ousadia invejáveis, sempre propondo levar o formato a um novo patamar. Ilustrando isso, eis o vídeo de “Afterlife“, da banda Arcade Fire, gravado ao vivo durante o Youtube Music Awards em 2001, estrelando ninguém menos que a diretora de “Lady Bird: a Hora de Voar” Greta Gerwig, em uma performance catártica:

Para a banda canadense, Jonze gravou ainda o curta “Scenes From The Suburbs“, acompanhado como trilha sonora por “The Suburbs“, álbum de 2010. Seu catálogo extenso ainda conta com “Sabotage“, clássico dos Beastie Boys, diversos outros clipes e campanhas publicitárias – entre as quais destacam-se as recentes campanhas para a Apple e a fragrância Kenzo, estrelando a atriz Margaret Qualley (“Dois Caras Legais“).

No entanto, junto ao Arcade Fire, a maior colaboração de Jonze é com o Weezer. Eles próprios gostando de apresentar cenários diferentes em seus videos, a banda encontrou em Jonze o parceiro ideal. De “Buddy Holly” a “Island in the Sun“, quem mais teria a ideia de um clipe apenas com filhotinhos de diversos animais, não é mesmo?

E então, qual seu clipe favorito? Conhece mais exemplos de diretores do cinema atuando neste meio artístico? Deixe nos comentários!

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Conteúdos Relacionados