Cinema com Rapadura

Colunas   domingo, 24 de junho de 2018

[Lista] 10 filmes Meta Terror para você assistir no conforto e (in)segurança do seu lar

Leia até o fim e assista os filmes.... se tiver coragem!

Se você acabou de sair de uma sessão do terror “Hereditário”, obra esta que vêm sendo considerada por muitos – inclusive por este que escreve – como um dos longas mais assustadores dos últimos tempos, e está procurando por mais filmes para assistir em casa e continuar com a mesma “vibe horrorífica”, nós preparamos para você uma bela e “terrível” lista de 10 longas que poderiam se adequar nesta categoria que alguns chamam de pós-terror, mas que o nosso querido crítico Raphael PH Santos nomeou inteligentemente como Meta Terror.

Os filmes deste subgênero são conhecidos por se utilizarem de linguagens e clichês de filmes de terror clássicos, a propósito de apresentarem metáforas sobre o mundo moderno. Ficou difícil? Então é só saber que é nesta categoria, que estão sendo enquadrados os novos filmes de terror que vêm fazendo bastante sucesso de crítica e público, trazendo (mais) inteligência e horror verdadeiro para o velho gênero, quase não utilizando aqueles manjados e incômodos sustos gratuitos (jump scare).

A seguir, uma lista com 10 bons filmes do subgênero Meta Terror e onde você pode assistí-los, agora mesmo, legalmente, no conforto do seu lar:

“Corrente do Mal” (2014)Onde Assistir: Netflix

David Robert Mitchell, que até então não havia trabalhado com nada muito relevante, resolveu rodar um longa brilhante sobre uma força maligna que persegue e assassina jovens incautos. Até aí nada de anormal, né? Mas tudo muda de figura, quando você descobre que esta verdadeira maldição é passada (transmitida) através do sexo!!

Porque é Meta?

Além de inacreditavelmente bem filmado, utilizando técnicas consagradas de filmes clássicos como “O Iluminado” de Stanley Kubrick, com suas tomadas amplas que fazem com que você acredite que a ameaça possa vir de qualquer lugar, o longa aborda, de maneira assombrosa, toda a paranoia dos jovens no início de suas vidas sexuais.

“A Bruxa” (2015) – Onde Assistir: Netflix

Imagine uma família pobre no século XII, que é expulsa de sua vila e têm que se mudar para uma choupana soturna, no meio de uma floresta densa, fria e inóspita. Agora imagine que os membros dessa família começam a sofrer, um a um, com pequenos eventos paranormais bizarros e misteriosos desaparecimentos. Para finalizar, imagine que o próprio “cão” vai até eles para ter… assim… uma conversinha.

Porque é Meta?

Com uma fotografia bela e interessante, trazendo à tona aquele velho conceito do “filme de cabana”, o diretor estreante Robert Eggers – com a liberdade criativa proporcionada pelo produtor brasileiro Rodrigo Teixeira – fez um filme sobre o isolamento social, misturado com uma metáfora forte sobre o desabrochar feminino, marcado na personagem da incrível atriz Anya Taylor-Joy.

“O Babadook” (2014) – Onde Assistir: Netflix

Em um filme que só poderia ter sido dirigido por uma mulher, Jennifer Kent, uma mãe está às voltas com uma maternidade um tanto quanto atribulada. Para facilitar ainda mais a sua vida, uma ilustração escabrosa, de um livro infantil que ela lê para seu filho, parece ganhar vida pouco a pouco.

Porque é Meta?

A depressão pós-parto, falta de individualidade e a solidão, são alguns dos assuntos abordados de maneira brilhante e única neste filme que moderniza a velha temática do bicho papão.

“Ao Cair da Noite” (2017) – Onde Assistir: Netflix

Uma epidemia com transmissão pelo toque, faz com que uma família se isole em uma casa na floresta para tentar se salvar. Tudo munda quando alguém, ou algo, adentra a propriedade deles.

Porque é Meta?

O que poderia ser mais um filme de zumbis padrão é, na verdade, uma assustadora parábola sobre a paranoia e a falta de confiança entre as pessoas. Para melhorar o que já era ótimo, o longa ainda aposta em uma fotografia de arrepiar e sons macabros que não te deixarão dormir à noite.

“Corra!” (2017) – Onde Assistir: Youtube Filmes

Eis aqui o mais notável filme da lista. Dirigido e escrito pelo oscarizado Jordan Peele, o longa conta a história de um jovem negro que vai conhecer a família da namorada caucasiana e acaba se dando muito, muito mal.

Porque é Meta?

Abertamente um filme sobre racismo, preconceito e segregação, “Corra!” subverte toda a lógica comum com uma abordagem diferente, bem humorada e inteligentíssima das questões que quer tratar. Tudo isso travestido de uma mistura de subgêneros de terror: família sádica (“Quadrilha de Sádicos” de Wes Craven), sci-fi (“Invasores de Corpos”, de Philip Kaufman) e mais meia dúzia de estilos supimpas.

“Raw” (2016) – Onde Assistir: Netflix

Uma jovem vegana, estudante de veterinária, passa por um trote violento na faculdade e adquire um hábito alimentar um tantinho peculiar. Para entender o quanto este filme pode ser perturbador, não foram poucos os relatos de espectadores vomitando nos cinemas ao tentar assistí-lo.

Porque é Meta?

Dirigido também por uma mulher, Julia Ducournau, o longa traz assuntos femininos bastante contemporâneos, como as dificuldades de independência, o despertar da sexualidade, autodestruição e influências progenitoras. Todos moldados em um soturno e sanguinolento filme de “canibais”.

“O Lamento” (2016) – Onde Assistir: Net Now

Em um pequeno vilarejo da Coréia do Sul, pessoas aparentemente possuídas passam a matar, violentamente, membros de sua própria família. Um policial estabanado e pouco familiarizado com a violência, desconfia que os eventos sejam causados por um novo morador estrangeiro.

Porque é Meta?

Sangrento, sádico, gráfico, confuso, exagerado e até engraçado às vezes, este é um típico filme de terror coreano. Porém, o diretor Hong-jin Na, do esmagador “O Caçador”, faz aqui um longa sobre xenofobia e sobre como a Coréia ainda vê os japoneses, notórios inimigos e adversários de guerras no passado.

“Deixe-me Entrar” (2010) – Onde Assistir: Netflix

Um garoto franzino, vítima constante de bullying na escola, acaba fazendo amizade com a nova vizinha que só pode sair de casa à noite. Conforme ele vai se aproximando e apaixonando-se pela estranha garota, coisas sinistras começam a acontecer nas redondezas.

Porque é Meta?

Filme mais antigo desta lista, esta é a boa refilmagem americana do filme norueguês homônimo de 2008 – não encontrado oficialmente em nenhum serviço de streaming! – que fez muito barulho pelo mundo e que pode ser considerado como um dos primeiros filmes de Meta Terror. Bullying, anseios da adolescência, despertar sexual e até assédio emocional, são assuntos tratados de maneira sublime neste filme clássico de vampiros.

“Boa Noite, Mamãe” (2014) – Onde Assistir: Itunes

Dois irmãos gêmeos aguardam ansiosos a volta da mãe, divorciada, que passou por cirurgias plásticas no rosto. Não a reconhecendo logo na chegada, por conta das muitas ataduras e também por uma estranha mudança comportamental, os garotos bolam um plano macabro para, literalmente, desmascará-la.

Porque é Meta?

O casal de diretores Severin Fiala e Veronika Franz, fazem aqui uma espécie de torture porn (terror com torturas como “O Albergue”) sobre aceitação, maternidade, perda, carência, omissão e total vulnerabilidade. Um recado para aqueles que têm medo de baratas, assim como eu: Cuidado, para vocês este é um dos filmes mais assustadores dos últimos tempos!!

“Amizade Desfeita” (2014) – Onde Assistir: Netflix

Um grupo de amigos que adoram conversar pela internet, via Skype, percebem que um intruso invadiu o espaço virtual deles. O que no inicio parece apenas uma brincadeira, muda de figura quando os amigos começam a morrer, um por um.

Porque é Meta?

Este talvez seja o filme mais fraco e menos Meta Terror da lista, mas ainda sim é um longa interessante no estilo found-footage (terror de filmagens encontradas como “A Bruxa de Blair”), com um visual inteligente e criativo, e que aborda duas das questões mais importantes para o mundo jovem atual: bullying e invasão/exposição de privacidade.

E você? Quais são seus filme Meta Terror favoritos? Comente e amplie a nossa lista!

Rogério Montanare
@rmontanare

Compartilhe


Conteúdos Relacionados