Cinema com Rapadura

Colunas   quinta-feira, 24 de maio de 2018

Uma trilha Star Wars: o futuro da música da franquia além do legado de John Williams

O mestre John Williams criou uma trilha sonora icônica para o universo Star Wars. Mas com sua aposentadoria, o que podemos esperar do trabalho dos compositores que tomarão seu lugar?

Star Wars” é uma das franquias mais icônicas do cinema, tendo também expandido seu legado para livros, quadrinhos e séries de televisão. Mas tão importante quanto seu universo e seus personagens, está a trilha sonora inesquecível de John Williams. O compositor é o responsável pelos temas de grandes filmes como “Jurassic Park”, “Tubarão”, “E.T.”, “Indiana Jones”, e tantos outros, mas mesmo sem a extensa lista de trabalhos dos seus 66 anos de carreira, Williams já deixaria sua marca na história do cinema ao criar uma trilha memorável, composta de por volta de 50 temas musicais, e que ajudaria a consolidar a saga Skywalker no imaginário dos fãs.

John Williams

Williams compôs as trilhas de todos os oito episódios lançados da saga principal de “Star Wars”, assim como também fará a do Episódio IX. As “histórias Star Wars”, no entanto, são obras para que outros compositores possam mostrar seu talento, trazendo novos temas à franquia, ao mesmo tempo que honrando o trabalho do mestre Williams. Não há, ainda, muitos exemplos a se levar em consideração, visto que apenas “Rogue One: Uma História Star Wars” foi lançado, entre os vários spin-offs supostamente planejados pela Lucasfilm. A trilha deste filme foi composta por Michael Giacchino, ganhador do Oscar por “Up – Altas Aventuras”, que se mostrou à altura de carregar o legado do mestre.

Agora, é John Powell que tem o mesmo dever. O compositor, indicado ao Oscar pela trilha de “Como Treinar Seu Dragão”, e também responsável pela trilha da franquia Bourne, assim como seu trabalho em parceria com Hans Zimmer em “Kung Fu Panda”, está à frente de “Han Solo: Uma História Star Wars”. Neste caso, o filme não conta a história de personagens desconhecidos e sim do contrabandista mais famoso da galáxia, já gravado no coração dos fãs desde sua primeira aparição nos cinemas. Por este motivo, John Williams foi convocado para criar o tema de Han Solo, enquanto Powell é responsável por todo o resto da trilha. E então, será que este compositor também se mostrará à altura?

Um Novo Desafio

A saga das refilmagens de “Rogue One” é uma história conhecida pelos fãs da franquia. Seja qual for o verdadeiro motivo por trás do que, na época, foi considerado como um grande indício de que o filme seria problemático (nada parecido com o que está acontecendo com “Han Solo”, hein?), o atraso na produção fez com que o compositor que havia sido contratado para o longa tivesse que sair do projeto, por conta de sua agenda ocupada. Este era Alexandre Desplat, vencedor do Oscar por “O Grande Hotel Budapeste” e, mais recentemente, também por “A Forma da Água”. Ele, então, foi substituído por Michael Giacchino, que só teve quatro semanas e meia para compôr para o longa, um tempo bem curto para o serviço a sua frente. O desafio que Giacchino teria, no entanto, era um tanto diferente do que Powell haveria de enfrentar.

Michael Giacchino

“Rogue One” mostra uma equipe da Aliança Rebelde que tem como objetivo roubar os planos de destruição da Estrela da Morte. O filme se passa logo antes de “Uma Nova Esperança”, e embora se conecte à franquia principal pelo que sua própria sinopse indica, e tenha a presença breve de algumas figuras e elementos já conhecidos pelo público, ele apresenta personagens novos, desconhecidos e que fariam parte de uma história única, não abordada nem antes, nem depois do longa.

“Han Solo”, por outro lado, já possui como título o nome de um dos personagens mais amados da franquia, além de prometer mostrar também o querido Chewbacca, a Millenium Falcon, Lando Calrissian, todos já conhecidos pelos fãs, e sem nenhum plano claro de acabar em si mesmo, com “possíveis sequências” já discutidas, antes mesmo do lançamento do filme. O que isso representa para o futuro da trilha sonora de “Star Wars”?

Algo que tem de ser aceito pelos fãs a partir de agora é que John Williams irá se aposentar (e merecidamente). O Episódio IX será seu último trabalho dentro da franquia e, embora muitos ainda não tenho parado para pensar nessa questão, isso representa que, eventualmente, o legado de Williams aos poucos se transformará em uma colaboração de (possivelmente) vários compositores, formando o som da nova era que está por vir.

Rian Johnson, diretor de “Os Últimos Jedi”, terá sua própria trilogia, David Benioff e D.B. Weiss, showrunners de “Game of Thrones”, também produzirão e escreverão sua própria saga, e isso implica, inevitavelmente, em novos compositores. Mas sem sair do foco deste texto, qual é, de início, o desafio de John Powell para “Han Solo: Uma História Star Wars”? Sair das “amarras” da trilha tão icônica de John Williams, e passar a criar algo próprio.

Em participação no Score The Podcast, Powell falou sobre seu processo durante a criação da trilha de “Han Solo”, e algo que o compositor disse parece ser de suma importância para esta questão. Ao citar uma conversa que teve com Williams, Powell afirmou que o mestre lhe aconselhou a “parar de ser tão reverente”, pois isso estava o atrapalhando. Questionado se isso queria dizer que para a trilha do longa poderia se esperar menos do trabalho orquestral de Williams e um tom mais moderno, Powell apenas admitiu ter adicionado elementos de seu próprio estilo.

John Powell

Quando o próprio criador do legado musical que paira sobre “Star Wars” te diz para deixar a reverência de lado, e seguir o próprio caminho, você deve fazê-lo. E uma pequena dica do que o público pode esperar para “Han Solo” também foi dada por Powell durante sua participação no podcast, dizendo que para um determinado tema da trilha, foram usadas vuvuzelas, aquele instrumento conhecido mundialmente depois da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Interessante, não?

A familiaridade de um filme Star Wars

“Han Solo”, assim como seu spin-off antecessor, é, em suma, uma história de equipe em uma trama de assalto. Porém, enquanto “Rogue One” possui como tema forte o de sacrifício pelo bem maior, esse novo longa representa um episódio na vida de um personagem descontraído e irreverente, que tem grandes relações com o mundo do crime. O filme de Jyn Erso e sua equipe tem uma grande carga melancólica em sua trilha, enquanto o de Han, em tese, deve ter uma vibe divertida e aventuresca.

No entanto, ambos os filmes são “histórias Star Wars”, e isso implica em dizer que as trilhas sonoras também devem ter elementos que a identifiquem como parte desta franquia. Giacchino fez isso ao usar temas compostos por John Williams em momentos chaves da história, ainda que brevemente, e também ao criar temas novos cuja semelhança com o som da franquia original não passasse despercebido pelos fãs. O tema principal de “Rogue One” faz isso ao pegar notas chaves do tema principal de “Star Wars” (o do letreiro); assim como o tema do Império, que usa variações da Marcha Imperial apresentada no Episódio V. Ouça ambos abaixo:

Giacchino não falha em manter a familiaridade da franquia em sua trilha, e mais detalhes sobre essa questão podem ser entendidos melhor neste vídeo (em inglês) do canal sobre música e trilhas sonoras, Sideways. Ele explica muito bem como Giacchino usa o legado de John Williams para garantir que “Rogue One” não deixe de ser um filme “Star Wars”. Mas o compositor também não falha em criar temas próprios, compatíveis com a atmosfera de guerra e sacrifício do longa, ainda que, ao final, seja alcançada a tão sonhada… Esperança.

Então o que podemos esperar para “Han Solo: Uma História Star Wars”? Powell já revelou que criou cinco novos temas: o de Chewbacca; um para a relação de Han e Qi’ra; um para a equipe que será formada; o da droide companheira de Lando, L3; e um para o vilão Enfys Nest.

O tema de Han Solo, como dito anteriormente, foi composto por John Williams, e Powell também usará The Asteroid Field, originalmente tocado em “O Império Contra-Ataca” na cena em que Han, Leia, Chewie e C3-PO fogem de Destroyers imperiais em meio a um campo de asteroides; o tema principal de “Star Wars”; e The Rebel Fanfare, o qual, além de servir para a Aliança Rebelde, também tem sido usado como tema da Millenium Falcon ao longo da franquia. Ouça abaixo:

Um dos temas que não deveremos esperar, no entanto, é o tão lembrado Han Solo and The Princess, já que, bom… não existe Leia no universo de Han ainda. Assim como também o tema da Força, visto que o contrabandista não possui relação ou acredita Nela. Dito isto, John Powell também já revelou a tracklist da trilha sonora de “Han Solo: Uma História Star Wars”, que deverá ser liberada nesta sexta, 25 de maio.

E você, o que espera para o futuro das trilhas de “Star Wars” sem John Williams? E qual seu tema favorito composto pelo Mestre? Deixe nos comentários, assim como sua opinião sobre o trabalho de Powell na trilha de “Han Solo”!

Louise Alves
@louisemtm

Compartilhe


Conteúdos Relacionados