Cinema com Rapadura

Colunas   quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Quando a Sétima Arte invade o Universo dos Video Games

Falamos sobre os principais nomes do cinema que decidiram entrar para o mundo dos jogos!

Algo bem comum no mundo da Sétima Arte é a mesma sofrer influência ou até adaptar os jogos de videogames para as telonas. No entanto, nos últimos anos o inverso também tem acontecido, e cada vez com mais frequência. As grandes empresas passaram a investir pesado na contratação de atores, seja para o processo de dublagem, captura de movimento e até mesmo ações de marketing. E, embora o cinema esteja mais presente do que nunca nos jogos, essa é uma combinação que começou a um bom tempo atrás.

Porém como esses universos são gigantescos, nós decidimos focar somente nos atores e produtores que deixaram o cinema um pouco de lado para trabalhar na Indústria dos games.

Samuel Jackson em GTA: San Andreas

Talvez uma das participações mais memoráveis de um ator no mundo dos games tenha sido a de Samuel L. Jackson, em 2004, no famoso jogo GTA: San Andreas, uma das obras mais aclamadas, tanto pela crítica como pelos fãs. Jackson foi um dos primeiros a se aventurar, e de fato, marcou história nas ruas de Los Santos dando voz ao policial corrupto Frank Tenpenny, dono de cenas e falas marcantes. Quem é que não se lembra de um belo: Carl, you motherfuc*** nigga!

* Um pequeno bônus para aumentar de vez a nostalgia de vocês! >> Música de abertura do San Andreas.

Alias a franquia “Grand Thief Auto” foi uma das primeiras a investir pesado na contratação de atores, a empresa já havia feito isso dois anos antes em GTA: Vice City, que contava com nomes como Burt Reynolds, Dennis Hopper e Ray Liotta que interpretaram Aavery Carrington, Steve Scott e Tommy Vercetti respectivamente.

dennis hopper

As vozes por trás dos videogames

O sucesso de GTA serviu para abrir um grande caminho no futuro para atores e atrizes que iriam se arriscar na área. Cada vez mais isso se tornou comum no ramo, e com o passar dos anos vários nomes importantes do cinema trabalharam na dublagem de jogos como Liam Neeson que participou de Fallout 3, Kiefer Sutherland em Call of Duty World at War e atualmente Metal Gear Solid V – The Phanton Pain e Gary Oldman que esteve presente nas séries Call of Duty, Metal of Honor, True Crimes: Streets of LA, The Legend of Spyro, entre outros.

liam-is-a-ted-2-ben

O mundo dos games começou a receber e trabalhar com os nomes mais variados e consagrados da Sétima Arte como Linda Hunt (God of War), Patrick Stewart (The Elder Scrolls IV: Oblivion e Land of Lore), Ron Perlman (Fallout 2 e 3, Batman, True Crime Streets of LA e mais), Andy Serkis (Heavenly Sword, Risen e Enslaved: Odyssey to the West), Jet Li (Rise to Honor) e Jean Reno (Onimusha 3) entre outros.

Atores e captura de movimento

Conforme os videogames foram evoluindo novas tecnologias começaram a ser implementadas nos jogos, entre elas a captura de movimentos, que permite uma maior fluidez gráfica e também física, algo que ficou marcado no jogo Half Life 2, mas que foi melhorado e alcançou níveis extraordinários em jogos como Beyond Two Souls e mais recentemente no aguardado Silent Hills.

Ambos os games investiram pesado em atores renomados, a começar pelo drama “Beyond Two Souls”, escrito e dirigido por David Cage e distribuído pela Quantic Dream. A produtora trouxe nada mais, nada menos que Ellen Page, William De Foe e Eric Winter para serem os protagonistas da obra. Para fechar a parceria com Hollywood a empresa ainda contratou o compositor e vencedor do Oscar Hans Zimmer para compor a trilha sonora.

Separamos um vídeo com os bastidores do game que ilustra e explica o processo de produção do jogo. Assista:

“Silent Hills” será lançado oficialmente em 2016, porém o sucesso de sua demo já gerou uma enorme expectativa com o público, ainda mais por contar com Norman Reedus (o Daryl do seriado de TV “The Walking Dead“) e também com a participação do diretor Guilhermo Del Toro (“Pacific Rim”) que se juntará no comando do game ao lado de Hideo Kojima, um dos nomes mais importantes da indústria dos games.

Call of Duty e seus famosos teaser trailers

Outra produtora que não poupou esforços para trazer Hollywood em seu game foi a Sledgehammer, uma das produtoras encarregadas da saga “Call of Duty”, alias, a franquia já se tornou mestre em usar grandes nomes para atrair o público, a primeira vez foi em 2010, quando o ator Robert Downey Jr. participou do trailer de “Black Ops 2” produzido pelo diretor Guy Ritchie.

kevin-spacey

Porém este ano a produtora investiu pesado, e contratou o vencedor do Oscar Kevin Space para ser um dos protagonistas não jogáveis da campanha. Além disso, mais quatro nomes foram confirmados recentemente no game, são eles John Malkovich, Bill Paxton, Rose McGowan e Jon Bernthal.

A franquia também é conhecida por seus espetaculares trailers. Dessa vez para estrelar seu último game “Advanced Warfare” os astros escolhidos foram Taylor Kitsch e Emily Ratajkowski. Assista:

Aceitação do público – Destiny e Little Big Planet 3

A maioria das dublagens costumar ter uma boa aceitação por parte do público, porém isso nem sempre ocorre, como foi o caso de Peter Dinklage (o Tyrion, da série “Game of Thrones”). O ator foi o responsável pela voz do personagem Ghost (ou luzinha pra os íntimos) no game “Destiny” – um dos mais comentados do ano passado, desenvolvido pela Bungie. No entanto as expectativas não foram alcançadas e o game foi bastante criticado, incluindo a performance do meio homem dos Lannister.

O game investiu pesado na sua divulgação e contratou o diretor Joseph Kosinski – do filme “Oblivion”, para produzir uma espécie de trailer/comercial da obra (veja aqui).

maxresdefault

Mas ao que tudo indica isso não foi empecilho para outras empresas confiarem nas vozes de atores consagrados, um exemplo disso é a Sumo Digital, desenvolvedora da franquia “Little Big Planet”, que convidou Hugh Laurie (#saudades Dr. House) para participar de seu novo game.

O resultado final foi um sucesso, o ator se juntou ao elenco de vozes com Tara Strong e que desde o primeiro jogo da série conta com a narração de Stephen Fry.

Jogos Baseados em filmes

Uma das coisas mais comuns envolvendo games e cinema é a adaptação de longas metragens baseados em jogos, porém o inverso, apesar de ser mais raro, também ocorre, e em algumas vezes se tornam bem sucedidos. O mais novo exemplo dessa safra é Alien: Isolation, que tem como protagonista Amanda Ripley, e se passa quinze anos após os eventos do primeiro filme, Amanda é filha de Ellen Ripley, e descobre que a caixa preta da nave Nostromo foi recentemente localizada por um navio chamado o Anesidora e está à bordo Estação de Sevastopol, a garota parte então em busca de novas informações sobre a mãe.

O game foi muito elogiado pela critica em 2014, no entanto ele não foi o primeiro a fazer sucesso, outros jogos que tiveram influência ou foram adaptados do cinema já haviam ganhado o mundo games há tempos, deixando até hoje, seus nomes gravados na história.

007: Goldeneye (Nintendo 64), SpiderMan: The Game (Xbox, Gamecube, Playstation 2), Toy Story (Palystation 1), Ghostbusters: The Videogame, Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay (Xbox e PC), Alladin (Super Nintendo e Mega Drive), Ratatouille e Power Rangers (Super Nintendo) são apenas algumas dessas obras que marcaram a infância de muitas pessoas.

jogos

Menção Honrosa – Robin Williams

E é claro que nós do Rapadura não poderíamos deixar de lado um dos atores mais inesquecíveis que o mundo do cinema teve o prazer e a sorte de ter, Robin Williams. O ator e comediante faleceu no dia 11 de agosto de 2014, aos 63 anos. Dono de uma carreira brilhante, Williams marcou o cinema com obras fantásticas, além de seu amor pela profissão ele também era apaixonado pelos video games, especialmente por uma franquia em particular: Zelda.

Williams adorava tanto a série que chegou a dar o nome de Zelda à sua filha, em homenagem à princesa do game. O ator participou de várias propagandas da Nintendo, inclusive com a filha ao seu lado.

Devido ao seu apreço pela comunidade gamer o ator será homenageado no jogo no “World of Warcraft” e no próximo game da saga Zelda. Saiba mais sobre a carreira do ator e aproveite para ouvir o Rapadura cast sobre Robin Williams.

zelda-four-swords-robin-williams

Só lembrando que o foco da matéria são os atores e produtores de Hollywood que deram as caras nos videogames, dessa forma deixamos de lado alguns nomes famosos da indústria como Troy Baker e Nolan North e não citamos jogos aclamados como The Last of Us, Gears of War, Kingdom Hearts entre outros.

A ideia era essencialmente falar a respeito sobre os nomes do cinema que deixaram sua marca nos videogames, mas não conseguiríamos citar todos eles aqui. Qual ator/ atriz faltou por aqui e que game nesse especial te marcou até hoje?

Vinicius Leme
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados