Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cine Ceará celebra o cinema argentino com homenagem a Daniel Burman

24ª edição do festival acontece em novembro em Fortaleza.

Daniel BurmanMuito além da relação esportista, Brasil e Argentina se entrelaçam também no cinema. O cinema argentino atua por meio dos olhares de cineastas experientes, que se permitem experimentar novos ares, e pelos jovens realizadores, marcados pela ousadia de contar histórias. O Brasil encaminha para essa maturidade, principalmente com a produção autoral e independente, aclamada em festivais pelo mundo, mas ainda encontra alguns empecilhos em incentivos, distribuição e formação de público.

Deixando a megalomania hollywoodiana de lado, os filmes argentinos refletem a sociedade com narrativas simples que trazem personagens em conflitos densos ou em comédias cujo humor foge do pastelão. Filmes como “O Segredo dos Seus Olhos”, de Juan José Campanella, e “A História Oficial”, de Luis Puenzo, foram reconhecidos pelo Oscar em 2010 e 1986, respectivamente, registrando na história do cinema a ótima fase dos argentinos, que já dura algum tempo.

Campanella e Puenzo participam desse novo cinema argentino ao lado de outros nomes influentes, como Lucrecia Martel (“A Mulher Sem Cabeça”), Marcelo Piñeyro (“Plata Quemada”) e Daniel Burman. Este último virá ao Brasil em novembro para representar a safra portenha durante o 24º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e será o grande homenageado do evento. Além de receber o Troféu Eusélio Oliveira em nome dos companheiros que realizam filmes em sua terra, Burman terá seus filmes exibidos em uma mostra especial do festival.

Produtor, roteirista e diretor de cinema, Burman, que completa 41 anos esta semana, realizou seu primeiro longa em 1998, intitulado “Un Crisantemo Estalla en Cinco Esquinas”. Em 2004, lançou “O Abraço Partido”, estrelado pelo seu eventual colaborador Daniel Hendler, que se tornou uma de suas obras mais notáveis. Depois se dedicou a “As Leis de Família” (2006), “Ninho Vazio” (2008) e “Dois Irmãos” (2010). Seu último filme lançado no Brasil foi “A Sorte em suas Mãos”, em agosto do ano passado. Como produtor, também foi responsável pelo elogiado “Tese Sobre um Homicídio”, também de 2013, estrelado por Ricardo Darín, outro ícone do cinema argentino.

Um dos festivais mais importantes do circuito, o 24º Cine Ceará retoma suas atividades com a abertura das inscrições para curtas brasileiros e longas ibero-americanos até o dia 30 de setembro. O evento acontecerá de 15 a 22 de novembro no palco do Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Novidades sobre a programação devem ser divulgadas nos próximos meses.

+ Farol

Fortaleza receberá de 03 a 10 de setembro a primeira edição do Farol – Festival Internacional de Cinema de Fortaleza, realizado pelo Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. Após mudanças na programação, será exibido na abertura o longa pernambucano “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante, grande vencedor do Festival de Paulínia desse ano. Entre as atrações estão o brasileiro “Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas; o argentino “La Princesa de Francia”, de Matías Piñeiro; e “O Ato de Matar”, de Joshua Oppenheimer. Destaque também para a Mostra Retrospectiva – Cinema Americano Anos 70, que exibirá “O Poderoso Chefão”, “O Exorcista”, “Taxi Driver” e “Os Embalos de Sábado a Noite”.

+ Animaldiçoados

A quinta edição do Animaldiçoados – Festival Internacional de Animação de Horror, Terror e Suspense exibirá 53 produções brasileiras e estrangeiras de 28 de agosto a 07 de setembro no Cine Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, e dias 02 e 03 de dezembro no Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Entre as atrações estão o Especial Necropsia com três curtas cadavéricos dos animadores Marc Riba e Anna Solanas (Espanha) e o Especial Óbito com os melhores curtas de animação de todas as edições do Animaldiçoados.

+ FilmCup

Estão abertas até o dia 19 de setembro as inscrições para o FilmCup – Encontro de Coprodução Brasil-Itália, que acontece de 25 a 27 de novembro em São Paulo. Podem participar produtores e realizadores e toda a cadeia produtiva do audiovisual. Para a parte de pitching podem ser inscritos projetos de cinema e de televisão de quaisquer gêneros. Além da oportunidade oferecida aos projetos selecionados, o encontro será uma oportunidade única de entender sobre o mercado italiano.

A Oeste do Fim do Mundo - Paulo Nascimento+ Acessibilidade

Coprodução Brasil/Argentina, o longa “A Oeste do Fim do Mundo”, de Paulo Nascimento, estreia nesta quinta-feira (28) em sessões diárias que oferecerão áudio descrição e legenda, mecanismos de acessibilidade tanto para pessoas com deficiência visual, como para pessoas com deficiência auditiva, promovendo uma ação inédita de inserção cultural. A equipe de produção do longa contou com a mistura de profissionais brasileiros, argentinos, uruguaios e chilenos.

+ Concurso O Hobbit

O concurso “O Hobbit, Sociedade dos Fãs” procura os mais fervorosos fãs da trilogia “O Hobbit”. O primeiro de uma série de desafios já foi lançado. Os fãs podem enviar um cartão postal ao diretor Peter Jackson detalhando porque devem fazer parte de uma aliança global e embarcar para a Nova Zelândia – a cinematográfica Terra-Média – para a primeira exibição do filme que encerra a trilogia, em Wellington, cidade natal do diretor. Mais informações no site oficial. Aliás, “O Hobbit: A Desolação de Smaug” chega à Rede Telecine ainda em agosto. No dia 30, às 22h, o Telecine Premium exibe o longa. Em seguida, no dia 31, às 20h, é a vez do Telecine Pipoca.

+ Filmagens

Falando em Nova Zelândia, a Dreamworks dará início em setembro às filmagens de “The Light Between Oceans”, em Marlborough e Otago, com locações também na Austrália. Otago, na região central da Ilha Sul, já teve algumas de suas incríveis paisagens conhecidas na trilogia “O Senhor dos Anéis”. O elenco traz Rachel Weisz e Michael Fassbender sob direção de Derek Cianfrance, baseado no livro homônimo de estreia de M.L. Stedman. A trama se passa nos anos que seguem a Primeira Guerra Mundial, onde um faroleiro e sua esposa vivem em um dilema moral, quando um barco aporta trazendo um homem morto e um bebê de dois anos. Ao decidirem criar a criança, as consequências são devastadoras.

+ Master Class (SP)

A AXIS, em São Paulo, está com inscrições abertas para a master class “Digital Sketching & Painting”, com Marco Furtado, que acontece no sábado (30). Furtado é fundador do Old Skull Studio, conceituada empresa em 2D e 3D e tratamento criativo de imagem, voltada para o mercado publicitário e de entretenimento nacional e internacional. A aula é direcionada a interessados em arte digital e irá abordar os processos criativos, técnicas e estilos da ilustração, mostrando a realidade do mercado com exemplos de sucesso e as ferramentas disponíveis para os profissionais da área.

+ Workshop (RS)

Entre os dias 02 e 10 de setembro, a Fluxo – Escola de Fotografia Expandida, com sede em Porto Alegre (RS), oferece o workshop “Recording – Introdução ao fazer cinematográfico”. Ministrado por Pedro Gusmão, o curso habilita os interessados a entenderem os funcionamentos básicos e intermediários da captação eletrônica de imagens em câmeras fotográficas capazes de gravar imagens em vídeo de alta definição. Partindo de questões teóricas do audiovisual, o workshop foca principalmente nos exercícios práticos de escrever um roteiro e produzir um curta-metragem documentário.

+ Oficina (ES)

Além de exibir uma extensa programação de filmes, o Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo, que acontece entre 12 e 17 de setembro, contará com atividades voltadas para o aperfeiçoamento profissional por meio de oficinas com profissionais reconhecidos. O escritor e roteirista José Roberto Torero oferecerá a Oficina de Roteiro, a cineasta e produtora capixaba Sáskia Sá vai ministrar a Oficina de Produção e o consagrado diretor de cinema Jorge Bodanzky, a Oficina de Direção. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de setembro.

+ Dica da Semana

Um Conto Chinês“Um Conto Chinês” (2011, Argentina/Espaha), de Sebástian Borensztein

Um dos maiores sucessos na Argentina, a comédia “Um Conto Chinês” traz o ídolo Ricardo Darín em uma deliciosa história sobre um homem ranzinza que tem sua vida mudada após a chegada de um chinês. Sem conseguir se comunicar com o rapaz, eles passam a conviver com as diferenças que vão muito além do idioma.

Sempre com muito bom humor, o longa venceu o prêmio principal da Academia Argentina de cinema, em 2011, e também foi destaque no Festival de Havana e no Goya. Darín aparece mais uma vez impecável em cena, seguro de seu personagem e, principalmente, ciente da admiração do público latino-americano por ele.

Disponível para locação e venda nas melhores lojas. Assista ao trailer:

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe


Conteúdos Relacionados