Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 23 de março de 2012

Livros: Nova sensação literária do momento, Jogos Vorazes é imperdível

Com uma narrativa caudalosa e uma história envolvente, “Jogos Vorazes” não permite ao leitor abandonar a história mesmo depois da última virada de página.

O que você faria se a pessoa mais importante no mundo pra você estivesse correndo risco de morte? Você seria capaz de dar a sua vida em troca da dela?

A história de “Jogos Vorazes” se passa em Panem, uma evolução do que antigamente seria o Estados Unidos, o resultado do que sobrou do país depois de secas, tempestades e da invasão da água, mas principalmente da guerra entre civis pelo pouco que havia restado. Panem é dividido em 13 Distritos e a Capital. Mas nem tudo são rosas e também Panem viveu seus dias de guerra. Os Distritos entraram em guerra com a Capital e perderam. Doze saíram derrotados, enquanto o décimo terceiro foi aniquilado e, como um lembrete de que isso jamais poderia acontecer novamente, a Capital deu a sua população os Jogos Vorazes.

Todos os anos, no dia da Colheita, um garoto e uma garota, entre 12 e 18 anos, seriam escolhidos para representar o seu Distrito nos Jogos Vorazes. Em uma arena, que poderia ser tanto em uma floresta, quanto no deserto, os 24 Tributos, como eram chamados os escolhidos, lutariam até a morte, enquanto toda a Panem assistiria. O grande vencedor do espetáculo em que se transformou os Jogos Vorazes garantiria uma vida plena de regalias para ele e a família pelo resto de suas vidas.

É no dia da Colheita que somos apresentados a Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos que mora no Distrito 12 juntamente com a mãe e a irmã mais nova Prim. Katniss se torna responsável pela sobrevivência da família depois que o pai morre em um acidente em uma da minas de carvão. Com a mãe incapacitada de trabalhar, vítima de uma depressão profunda, e a irmã muito pequena, Katniss se vê obrigada a tomar o lugar do pai nas negociações que este fazia no Prego, o mercado do Distrito 12, e a fazer comércio com algumas pessoas que compravam o que seu pai caçava.

Ao contrário de todos os habitantes, que estão se preparando para o evento que envolve os sorteios dos tributos ou descansando, Katniss sai como de costume para caçar. Em um buraco na cerca que circunda o Distrito 12, ela tem acesso à floresta e é lá que somos apresentados a Gale, um garoto um ano mais velho do que Katniss que também ficou responsável pelo sustento da família logo após a morte de seu pai. Amigos de longa data, eles usam suas habilidades em conjunto: ela é especialista em arco e flecha, enquanto ele desenvolve ótimas armadilhas; para conseguir o maior número de provisões possível no Prego.

A vida segue assim até o dia da colheita, quando todos são inscritos automaticamente para os Jogos Vorazes. Esse ano a preocupação de Katniss não é apenas com o próprio pescoço. Prim, que completara 12 anos, também estava concorrendo nos jogos. Mas e se ela fosse sorteada? O que aconteceria? A irmã era seu bem mais precioso e era por ela que Katniss se arriscava na floresta em busca de comida. Com o nome inscrito apenas uma vez, dentre milhares, as chances de Prim são mínimas se comparadas a da irmã que tem o seu nome na urna escrito 20 vezes devido a quantidade de Tésseras que precisou pegar desde os 12 anos. Mas o improvável acontece e Prim é sorteada e pela primeira vez em décadas alguém se oferece voluntariamente para Tributo no lugar dela: Katniss.

A última coisa que ela permitiria é que a irmã participasse de uma caçada onde apenas uma pessoa sai viva e, principalmente, onde Prim não teria a menor chance. Como não bastasse toda a tensão envolvendo o sorteio do tributo feminino, Katniss se vê ao lado de Peeta MeMellark. O garoto, que tem a mesma idade que ela, é filho do padeiro e a ajudou, logo no começo da perda de seu pai, em um dia chuvoso, quando ela estava com fome e com frio, sem nada para comer e pensando em como alimentaria sua irmã e a mãe. Foi ele que queimou de propósito dois pães e levou uma surra da mãe, para depois jogá-los bem onde Katniss estava sentada do lado de fora da chuva. Primeiro a irmã e agora alguém por quem ela era grata por ter ajudado. Alguém que ela iria ter de matar na arena se quisesse sobreviver.

A partir daí somos apresentados a um mundo completamente distinto do Distrito 12: a Capital. Um mundo de cores, cerimônias, treinamentos e pessoas bizarras, mas vestidas e alimentadas, onde a comida é farta e nunca há racionamento de energia. Após dias onde ocorrem uma cerimônia de abertura, treinamentos e entrevistas, tudo para angariar patrocinadores que os ajudassem durante os jogos, os Jogos começam. Logo no primeiro dia, 11 tiros de canhão são disparados, cada tiro representando um Tributo morto, e tem início a maior caçada da vida de Katniss.

Vendido como a franquia que conquistou os jovens leitores ao redor do mundo, “Jogos Vorazes” ganhou seu primeiro longa este ano e  conta em seu elenco com a indicada ao Oscar Jennifer Lawrence (“Inverno da Alma”),  como a intrépida Katniss Everdeen, Josh Hutcherson (“Minhas Mães e Meu Pai”) com Peeta Mellark e Liam Hemsworth (“Os Mercenários 2”) como Gale. O longa está atualmente em cartaz nas salas de cinema.

Leilane Soares
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados