Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 02 de junho de 2012

Mulheres que amamos: as ruivas mais sensacionais do cinema

Ruivas são iguais àqueles fenômenos que vemos poucas vezes por ano.

Se você conhece a origem exata da expressão “mulheres que amamos” está lendo o especial certo e vai gostar das dez atrizes que formam essa lista das ruivas mais lindas do cinema atual. Faça um teste da próxima vez que andar no bairro em que você mora ou no centro da sua cidade: ruivas naturais são os tipos de mulheres mais difíceis de serem encontradas andando por aí. Sabe aquele tazo dourado que, quando crianças, só achávamos depois de dezenas de pacotes de fandangos abertos? Parecido com isso.

De acordo com a revista National Geographic, pouco menos de 2% da população é naturalmente ruiva – dado que comprova a dificuldade de encontrar uma ruiva linda andando por aí. Alguns cientistas acham que as ruivas podem deixar de existir em até cinco décadas, devido à rara existência do gene. Mas é claro que Odin não vai deixar isso acontecer e permitir que a Terra se torne um lugar bem mais sem graça.

No cinema, essa arte que tanto gostamos, a sensação pode ser parecida, pois de vez em quando é colocado um pôster de respeito com aquela ruiva ganhando destaque na arte promocional do cartaz.  É comum na história do cinema, que grandes musas “desestruturem” a vida de muitos homens (a até de mulheres): Marilyn Monroe e seu vestido branco em “O Pecado Mora ao Lado”, Rita Hayworth na pele da inesquecível “Gilda” e até as recentes e pops Uma Thurman, como a sanguinolenta Beatrix Kiddo nos dois volumes de “Kill Bill”, Jennifer Lawrence, que talvez seja a melhor atriz de sua geração, já interpretou papéis marcantes em filmes como “Inverno da Alma” (que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz em 2011), “X-Men: Primeira Classe” e o juvenil, porém consistente e promissor, “Jogos Vorazes”, além de Rooney Mara, que interpretou a impressionante Lisbeth Salander na versão hollywoodiana de “Millennium – Os Homens que Não Amavam as Mulheres”.

Musas e mulheres impressionantes estão sempre nos filmes, presentes como um simples elemento do roteiro até a grande mente por trás das ações dos personagens da trama que você assiste. Entre as várias atrizes que chegam aos cinemas todos as semanas, as ruivas são sempre as mais difíceis de serem encontradas para uma futura apreciação. Vamos relembrar dez atrizes ruivas que já valem o ingresso de qualquer filme. Atenção: essa matéria especial possui alguns spoilers sobre vários filmes com a presença dessas atrizes.

Isla Fisher: “Olha só! É a Amy Adams”! Realmente, Fischer é muito parecida com a Adams, porém veio em uma versão bem mais interessante que a princesa de “Encantada”. A atriz ficou conhecida do grande público ao protagonizar a comédia “Os Delírios de Consumo de Becky Bloom”, de 2009. Se depender dos admiradores de ruivas, a carreira de Fisher será longa. Bem longa.

Nicole Kidman: é uma das atrizes mais talentosas e premiadas em Hollywood. A australiana é o melhor exemplar de ruiva com corpo de modelo. Kidman venceu o Oscar de Melhor Atriz em 2002, com sua arrebatadora interpretação da escritora britânica Virginia Woolf em “As Horas”. A versatilidade de Kidman já foi mostrada em diversos gêneros de filmes: entre terrores e filmes de heróis, dramas e comédias, musicais e suspenses.

Geena Davis: na pela da inesquecível Thelma do premiado “Thelma & Louise”, Davis atingiu o seu auge de “gostosura ruivistíca”. Nos anos 90, essa produção se tornou um marco por abordar de maneira bem feminina um road movie. Davis também é bastante lembrada como a fantasma Barbara Maitland no ótimo “Os Fantasmas se Divertem”. Em 1989, a ruiva ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante no romance dramático “O Turista Acidental”.

Christina Hendricks: uma mulher para poucos. Hendricks é mais conhecida pelo seu papel da gerente Joan Holloway na premiada série “Mad Men”, da AMC. Em 2012, podemos vê-la no sensacional “Drive”. É uma pena que sua rápida participação no filme a deixou parecida com recheio de lasanha.

Alyson Hannigan: Michelle, a namorada do Jim de “American Pie”, ou a adorável Lilly da sitcom “How I Met Your Mother”?

Drew Barrymore: uma das atrizes mais conhecidas pelas suas atuações em comédias românticas. Além de muito amada pelas histórias açucaradas, Barrymore já mostrou talento na direção de filmes e na “arte de chutar marmanjos”, durante os dois longas “As Panteras”.

Emma Watson: a Hermione da bilionária franquia “Harry Potter”. Faça um teste e lembre-se de como você enxergava a atriz quando era uma criança (ela e você) e como você a encara hoje. Soube do boato que Watson estava interessada em fazer aulas de pole dance? Tente viver em paz sabendo disso, agora.

Lindsay Lohan: quando filmes com adolescentes já tinham queimado as produções do gênero, é lançado “Meninas Malvadas”. No longa, Lohan estava na sua melhor época. Em 2011, a atriz pousou nua nas páginas da revista Playboy dos EUA: um ensaio comportado demais para quem esperava um sinal do fim do mundo.

Julianne Moore: MILF! MILF! MILF! Moore é a definição perfeita de uma “mãe que gostaríamos de…”. A premiada atriz já foi indicada quatro vezes ao Oscar por suas interpretações em “Boogie Nights – Prazer sem Limites” (1997) e “Fim de Caso” (1999), além das brilhantes atuações em “As Horas” e “Longe do Paraíso” (ambas em 2002). A atriz é com certeza uma das mais injustiçados no Oscar. Além dos dramas, Moore é versátil o suficiente para atuar em suspenses, comédias românticas e até filmes ruins do Nicolas Cage. Em 2007, Moore lançou o livro infantil “Freckleface Strawberry”, sobre uma corajosa garotinha ruiva.

Emma Stone: essa é a ruiva que está no coração de todos. Em 2007, um “marco na história do cinema”: Stone aparecia pela primeira vez na comédia “Superbad – É Hoje” e conquistou uma geração de cinéfilos. Outros filmes legais como as comédias “A Casa das Coelhinhas” e “Zumbilândia” tiveram Stone no elenco, mas foi em 2010 que essa linda se firmou como a melhor ruiva de todos os tempos: em “A Mentira”, Stone protagonizou a história de uma menina que provaria como jovens e adultos podem ser hipócritas e infantis quando o assunto é sexo ou a falta do mesmo. Como se já não bastasse ser a Emma Stone, ela ainda ganhou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz de Comédia ou Musical de 2011.

Fique de olho: se os roteiros dos filmes da nova franquia de “O Espetacular Homem-Aranha” forem fieis às histórias em quadrinhos, teremos Stone no centro de um momento bem difícil na vida de Peter Parker. Para assistir: o ótimo drama romântico “Amor a Toda Prova” (2011) reúne Julianne Moore e Emma Stone em uma produção que foge um pouco das habituais comédias românticas. Agora, termine esse especial sobre ruivas assistindo Emma Stone na cena mais importante do cinema desde “Star Wars”. Segure o seu queixo, leitor amigo:

http://www.youtube.com/watch?v=fweO-rpZoog

Outras ruivas para conhecer: Amy Adams (“O Vencedor”), Bonnie Wright (a Gina Weasley da franquia “Harry Potter”), Kirsten Dunst (“Melancolia”), Jessica Chastain (“A Árvore da Vida”), Debra Messing (famosa pela Grace Adler  da sitcom dos anos 90 “Will & Grace”), a brasileira Marina Ruy Barbosa (da novela “Amor Eterno Amor”), entre outras.

Edem Ortegal
@cineortega

Compartilhe


Conteúdos Relacionados