Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 06 de abril de 2010

Avatar: An Activist Survival Guide

Entrando na onda do sucesso do filme, o livro traz detalhes do universo criado por James Cameron.

Não demorou muito e já está disponível o primeiro livro sobre o mundo criado pelo badalado James Cameron. O filme Avatar conseguiu entrar no imaginário das pessoas por possuir um universo jamais visto, além de uma grandiosidade de detalhes. Na verdade, ao final do filme, todos queriam saber mais sobre o planeta Pandora. É capaz desse planeta ficar mais conhecido do que os que já existem na realidade, exceto a Terra. Caiu tanto no agrado do público, que o filme tornou-se o mais visto da história do cinema.

O livro Avatar: An Activist Survival Guide (Um Guia Ativista de Sobrevivência, na tradução) reúne tudo aquilo relacionado ao mundo de Avatar. A obra tem um caráter de bloco de anotações, tanto que a impressão do papel está suja, meio rasgado, amassado e algumas notinhas escritas com caneta. Tudo isso para mostrar a ideia de um material confidencial, escrito por pessoas especializadas, após vários anos de pesquisa.

A parte artística das ilustrações é uma mescla de desenhos com computação gráfica extraídos diretamente do filme. Esse tipo de detalhe leva o leitor a uma viagem ao mundo mágico de Pandora, pois são mostradas paisagens, fauna, flora, os planetas, relevo e habitantes do épico. Aqueles nomes que escutamos durante todo o filme, livro tem explicações cientificas, mostrando detalhes de cada item analisado. É uma coqueluche do mundo estendido.

Alguns podem pensar que a obra não passa de um grande glossário. Isso é um erro, pois o material contido em cada explicação faz parte de uma montagem do universo do filme. Por exemplo, tem uma descrição dos Na’Vi, os habitantes do planeta. Mostra detalhes dos seus costumes, como eles fazem contas (por possuírem apenas 4 dedos em cada mão), como eles fazem o controle de natalidade, como funciona o Queue (lembra do cabelo dos Na’Vi?), como é a ligação dos habitantes com Eywa, a alimentação dos seres vivos de Pandora e muito mais. São muitos detalhes que atiçam ainda mais a curiosidade. O melhor do livro fica ao final, onde tem um dicionário Na’Vi – Inglês. Agora ficou fácil falar na língua nativa do filme.

Dirk Mathison não tinha experiência com ficção cientifica quando ele assumiu a responsabilidade de co-autoria do livro. Sua co-autora, Maria Wilhelm, ficou com a responsabilidade de trazer Mathison para ajudar a criar o livro. Por terem tido acesso total à produção de James Cameron, os autores conseguiram criar uma espécie de enciclopédia sobre o universo do filme. Mathison admitiu em entrevista que questionou se ele era a escolha certa para o projeto, mas rapidamente entendeu que sua experiência como jornalista de crime, ciência e política fez dele a escolha perfeita. Ele e Wilhelm foram capazes de reunir um grupo de cientistas que contribuem para a produção em uma só voz para o livro. O resultado é algo tão crível, que acreditamos mais ainda em Pandora.

Com este livro, passamos a dar mais valor a já impressionante obra criada por James Cameron. É um material extremamente recomendável para quem assistiu ao filme. Para esta análise, utilizamos uma versão original, em inglês, do livro. Foi adquirido em uma loja Saraiva.

Eywa ngahu…

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados