Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Os Contos de Beedle, o Bardo

Livro da autora Harry Potter é um bom complemento a saga.

O que esperar de um livro que vende mais de 360.000 cópias em três dias? Não há muito o que se aguardar, dizendo literariamente. O livro é bom em sua função, que é dar complementos ao mundo de Potter. Mas está longe de ser uma obra prima de Rowling.  “Os Contos de Beedle” tornam a dimensão Potteriana mais real para os fãs. Assim como os outros dois livros “Quadribol Através dos Séculos” e “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, publicados como livros didáticos de Potter.

Os Contos de Beedle, o Bardo foi o primeiro livro de Rowling após o término da da saga Potter. Inicialmente produzido como um pequeno tesouro, isso por ser um manuscrito ilustrado, encadernado em capa de couro com incrustações de pedras preciosas. Foram feitas apenas 7 cópias, distribuídas para pessoas ligadas à escritora, sendo que uma delas foi leiloada pelo preço inacreditável de US$ 4 milhões em um leilão beneficente realizado no fim de 2008 pelo Amazon.

O livro, que é citado em “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, como sendo uma coletânea de contos de fadas tradicional do mundo bruxo, traz cinco histórias.

Trata-se do livro de contos que Dumbledore, o diretor da escola de magia Hogwarts, deixa em herança a Hermione Granger, a melhor amiga de Harry Potter. O único conhecido do público é O conto dos três irmãos, que tem papel central no desfecho da saga.

A escritora traz essa história e mais 4 para compor “Os Contos de Beedle, O Bardo” . Os contos são como histórias da carochinha para os bruxos. Consegue recordar de Os três porquinhos, Chapeuzinho Vermelho, O patinho feio? A gata borralheira? Pois bem, os bruxos também tem suas histórias de ninar.

As histórias se assemelham em grande parte com as nossas. Onde uma moral ética é mansamente imposta. A virtude é normalmente premiada, e o vício castigado. Mas uma diferença é que nos nossos contos a magia quase sempre é a causadora do problema. Veja-se por A Branca de Neve, e A Bela Adormecida. Mas, em Beedle, há uma diferença. Os problemas dos personagens são tão difíceis para eles resolveram quanto seriam para nós, pois, a magia não é capaz de ajudá-los. Mas, sim os sentimentos. A intuição. Os valores. Deixando claro o lado humano que Rowling carrega consigo. É bom também ressaltar que os direitos autorais do livro foram doados para Children’s High Level Group, um grupo cofundador por ela para ajudar crianças no leste europeu

É um bom passatempo, que nos traz uma leve vontade de ler a série de Potter. Para os fãs, é imperdível.

Aqui segue um breve resumo do primeiro conto para aguçar um pouco a curiosidade e dar um saborzinho do trabalho de J.K.

1. O Mago e o caldeirão saltitante

Este conto começa com um mago velho e gentil, que realiza suas magias em prol dos vizinhos. Logo ele morre e deixa tudo para seu único filho, que é o inverso do velho. O filho descobre o caldeirão. E os vizinhos começam a bater na porta pedindo ajuda. Mas, o menino não os atende. Portanto o caldeirão se transforma nos pedidos dos necessitados. Ora, um pé com verrugas, ora um som de um vociferante burro. Então, após ele perder a paciência com o caldeirão, que não o deixava em paz. Ele reúne toda a vizinhança para atender os pedidos de todos e fazer as pazes com o caldeirão.

2. O Poço da sorte

3. O Coração cabeludo do mago

4. Babbitty, A Coelha, E seu Toco Gargalhante

5. O Conto dos Três Irmãos

Onde comprar? AQUI!

Gustavo Henrique
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados