Cinema com Rapadura

Colunas   sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Games: “The Bourne Conspiracy” traz a ação das telonas pros videogames

A trilogia Bourne ganha um exemplar nos games.

The Bourne Conspiracy

Apesar de existir a trilogia cinematográfica baseada nos romances de Robert Ludlum , o game The Bourne Conspiracy não é exatamente baseado nos filmes, oficialmente ele está mais para a obra literária (tanto é que o nome completo do jogo é “Robert Ludlum’s The Bourne Conspiracy“), do que para a cinematográfica, mas uma coisa é batata: se os filmes não tivessem sido lançados o game não existiria.

Tudo no jogo lembra os filmes, menos a face dos personagens, que até têm o mesmo tipo físico que Matt Damon e companhia, mas nenhum deles está lá de fato. A direção de arte e os ângulos de câmeras foram inspirados descaradamente nos filmes, e até os mais desligados vão notar que o desenrolar das lutas é exatamente igual ao que foi visto nas telonas.

O ponto de partida é basicamente o mesmo (Bourne encontrado boiando desacordado no mar), mas a história se desenrola em flashbacks que se passam antes do primeiro filme (ou livro), mostrando passagens desconhecidas em ambas as mídias. Claro que tem aquele enchimento de linguiça básico, mas pra quem é fã da série não deixa de ser um complemento interessante.

Apesar de trazer inimigos um pouco genéricos e missões lineares, o game tem um ritmo muito bom e assim segue até o fim. Além de tudo, conta um conceito de câmera e jogabilidade bem consistentes, tanto que a parte de tiro da adaptação de Quantum of Solace foi claramente inspirada (ou, como diria Quentin Tarantino, copiada) nele, e até o aclamado Batman: Arkham Azylum bebeu na fonte de The Bourne Conspiracy nos combates corpo-a-corpo.

Infelizmente o game não tem nenhum tipo de multiplayer, o que é péssimo em termos de vida útil, pois qualquer jogo de ação rende boas horas de diversão online.

Os gráficos, de modo geral, são bonitos, tal como o som, que é muito competente, com boa dublagem e ótima trilha sonora, o que ajuda a criar o tal ritmo citado lá em cima.

The Bourne Conspiracy é um jogo feito de maneira muito competente, um pouco repetitivo, mas ainda assim faz com que o jogador tenha vontade de terminá-lo, e se você é fã dos filmes ou livros, é item obrigatório.

PRÓS
– Ótima ação
– Combates cinematográficos
– Complementa os filmes/livros

CONTRAS
– Sem multiplayer
– Sem caras famosas

Onde comprar o jogo para Playstation 3?
Onde comprar o jogo para Xbox 360?
Onde comprar a trilogia em DVD?

Fernando Vivaldini
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados