Cinema com Rapadura

Colunas   sábado, 22 de setembro de 2018

O Mundo Sombrio de Sabrina | O que a nova série pode trazer de diferente da original?

A primeira temporada terá 10 episódios e chega à Netflix antes do Halloween.

No dia 26 de outubro a série “O Mundo Sombrio de Sabrina” será lançada pela Netflix, e conforme a data se aproxima, novas imagens e informação são divulgadas. Além do teaser oficial (que você pode ver logo abaixo), imagens inéditas foram publicadas pelo Collider, dando mais pistas sobre a atmosfera da produção. Por todo o material já lançado, é seguro dizer que o o espectador pode esperar um clima e estilo bem diferentes daqueles da série anterior, exibida a partir de 1996.

Assim como em “Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira”, essa nova história retrata a adolescência de Sabrina (Kiernan Shipka, da série “Mad Men”), que além dos dramas característicos do amadurecimento, precisa lidar com habilidades mágicas recém descobertas e todas as responsabilidades inerentes a elas. No entanto, em “O Mundo Sombrio de Sabrina”, a comédia e os elementos “água com açúcar” das séries adolescentes são substituídos pela tensão e mistério de filmes como “O Bebê de Rosemary” e “O Exorcista”. Enquanto a primeira série foi feita para ser uma sitcom, leve, divertida e com foco nos adolescentes, tudo indica que a proposta desse novo projeto é aumentar a complexidade dos personagens e levá-los por caminhos muito mais sombrios.

No teaser, além da ambientação obscura, referências sobrenaturais são maioria se comparadas a cenas cotidianas, como festas, romance e aulas, o que difere muito das aberturas da série de 1996 e de seu próprio enredo. Nesta, o elemento mágico flertava mais com a comédia que com o terror, e apesar de determinar muitos dos conflitos vividos pela protagonista, não tinha o peso para a trama que, ao que tudo indica, terá nessa versão mais sombria.

A história de Sabrina é baseada na HQ homônima da Archie Comics, mesma editora que publicou os quadrinhos que serviram de base para a “Aprendiz de Feiticeira”. A trama gira em torno da luta de Sabrina Spellman para reconciliar sua dupla natureza – metade bruxa, metade mortal -, ao mesmo tempo em que precisa lutar contra forças malignas que ameaçam não só as pessoas que ama, como toda a humanidade. Apesar de combater essas forças, a protagonista parece estranhamente confortável perto das criaturas obscuras que a rodeiam no teaser, reforçando o elemento decisivo que deve estar presente na série: seguir o caminho do bem ou o caminho do mal será um dilema a ser superado por Sabrina.

Outro ponto de virada está naquilo que era uma das características principais da série original: o romance. Muitas das questões que ocupavam a cabeça de Sabrina giravam em torno de seu amor pelo menino popular da escola e das idas e vindas que esse relacionamento sofreu durante 7 temporadas. Esse tipo de foco funcionou muito bem na época, agradando o público-alvo, os adolescentes interessados em programas leves e divertidos. Mas todos os materiais divulgados de “O Mundo Sombrio de Sabrina” indicam uma mudança drástica nesse aspecto. Então, quem faz parte da geração que acompanhou a série original e esperava assistir novamente uma história de amor com toques de magia, pode se frustar.

Veja abaixo as fotos até agora divulgadas e mais informações sobre os personagens:

Kiernan Shipka vive a jovem protagonista, Sabrina Spellman, que tem tudo para ser uma personagem muito mais complexa do que aquela que conhecemos na série exibida pela Nickelodeon. Muito mais do que uma adolescente com poderes mágicos, Sabrina será a única força entre os humanos e os seres sombrios que os ameaçam.

Ross Lynch (“Status Update”) é Harvey Kinkle, o charmoso, ingênuo e 100% humano namorado de Sabrina. O personagem já existia em “Aprendiz de Feiticeira”, onde foi interpretado pelo agora ex-ator Nate Richert.

Agatha (Adeline Rudolph), Prudence (Tati Gabrielle, da série “Freakish”) e Dorcas (Abigail Cowen, da série “Wisdom of the Crowd”) formam as Weird Sisters (irmãs esquisitas, em tradução livre). O trio estuda na Academia de Artes Ocultas, para onde Sabrina vai após descobrir sobre seus poderes. As irmãs olham com desprezo para a protagonista por ser metade humana. Essas personagens não apareceram na série original, surgindo apenas com a versão sombria da história de Sabrina.

Lucy Davis (“Mulher-Maravilha”) encarna Hilda Spellman, umas das tias de Sabrina. Se a doçura e o bom humor da série original tiverem espaço na continuação, Hilda é uma personagem que tem potencial para desenvolver esses elementos. No entanto, seu ar maternal não é o suficiente para esconder um lado sombrio. Entre poções do amor para adolescentes e potes de feitiços contra inimigos, a bruxa é a tia mais carinhosa da protagonista. Na série anterior, o papel foi de Caroline Rhea, que era conhecida por fazer shows de stand-up comedy. 

Zelda Spellman, irmã de Hilda, é interpretada por Miranda Otto (“Senhor dos Anéis”). Tia mais severa e protetora, Zelda é devota e orgulhosa por servir o Lorde das Trevas na Igreja da Noite. Disciplinadora, é em muitos aspectos o oposto da irmã, com quem divide a tarefa de educar a jovem sobrinha. Ainda que na sitcom de 1996 já repousasse sobre essa personagem a função de ensinar à Sabrina como usar com responsabilidade os seus poderes, na nova história seu ar maternal sai de cena para dar lugar a um tom de rigidez. Beth Broderick (“A Vingança das Damas de Honra”) foi a responsável anterior pelo papel.

Richard Coyle (“Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo”) vive Padre Blackwood, Sumo Sacerdote da Igreja da Noite e Decano na Academia de Artes Ocultas. Bastante ambicioso, Blackwood tem segredos sombrios que o colocarão em conflito direto com Sabrina.

Gavin Leatherwood (da série “My Dead Ex”) é Nicholas Scratch, jovem estudante da mesma Academia que Sabrina frequenta, que se sente rapidamente atraído pela bruxa.

Os amigos de Sabrina, Susel Putnam e Rosalind Walker, são interpretados, respectivamente, por Lachlan Watson (“Nashville: No Ritmo da Fama”) e Jaz Sinclair (“Slender Man: Pesadelo Sem Rosto”). Tudo indica que nenhum dos dois possuem poderes sobrenaturais, mas isso não os exime do desafio de lidar com forças malignas desconhecidas. Na série original Sabrina tinha uma única melhor amiga no colégio, Jennifer Kelley (Michelle Beaudoin), personagem que não está presente em “O Mundo Sombrio de Sabrina”, deixando o papel de confidentes e companheiros para a nova dupla.

Michelle Gomez (da série “Doctor Who”) é Mary Wardwell, professora preferida de Sabrina na Baxter High, escola que frequenta. Em determinado ponto da história, ela é possuída por uma serva do Diabo, Madame Satã, transformando-se em um ser sensual e astuto que tenta influenciar as decisões de Sabrina.

Por fim, Chance Perdomo (“Killed by my Debt”) interpreta Ambrose Spellman, primo bruxo de Sabrina que vive em prisão domiciliar na Inglaterra. Espirituoso, malicioso e pan-sexual, será um dos parceiros de Sabrina, sempre pronto para desrespeitar as regras.

Salem, o gato tagarela que acompanha Sabrina na antiga série, também já é um personagem confirmado.

Além das Wierd Sisters e da dupla de amigos humanos de Sabrina, outros personagens já confirmados na nova série não estavam na original. São eles Padre Blackwood, Nicholas Scratch, Mary Wardwell/Madame Satã e Ambrose Spellman. Todos eles, com exceção de Susel e Rosalind, são muito mais sombrios e ligados ao lado bruxo de Sabrina do que os personagens presentes em “Aprendiz de Feiticeira”, reforçando a diferença essencial entre as séries: não se trata mais de uma sitcom, mas de um drama sinistro com toques de suspense e terror, que tem tudo para atrair um novo público para a história da famosa bruxa. Como o próprio perfil da Netflix Brasil no Twitter enfatizou:

“O Mundo Sombrio de Sabrina” é uma criação de Roberto Aguirre-Sacasa, produtor da série “Riverdale” e responsável também pela HQ da bruxa. Greg Berlanti (também da série “Riverdale”) é o produtor. À princípio, a série seria um spin-off do drama sobrenatural adolescente “Riverdale”, que também deriva de personagens da Archie Comics,  mas acabou comprada pela Netflix ao invés de permanecer na CW, emissora responsável pela primeira.

Apesar de ambas se passarem no mesmo universo, e da cidade de Sabrina, Greendale, já ter sido citada em “Riverdale”, o fato de estarem em produtoras distintas torna bastante improvável que haja um crossover entre elas. No entanto, isso significa também que a trama terá liberdade para ir à lugares mais sombrios do que poderia caso permanecesse na CW.

Veja abaixo o pôster oficial e outras fotos divulgadas anteriormente:

A primeira temporada de “O Mundo Sombrio de Sabrina” chega à Netflix em 26 de outubro. A série conta com 2 temporadas de 10 episódios cada já confirmadas.

Karina Constancio
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados