Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 18 de setembro de 2014

The Imitation Game é escolhido o melhor filme no Festival de Toronto

Cinebiografia do matemático Alan Turing é o filme preferido do público.

The Imitation Game é escolhido o melhor filme no Festival de Toronto>

TIFF

Em um ano sem um favorito declarado, a 39ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF) terminou neste domingo (14), consagrando “The Imitation Game” como o melhor filme escolhido pelo público, superando as apostas em torno de “Wild” e “A Teoria de Tudo”.

Dirigido pelo norueguês Morten Tyldum (“Hodejegerne”), em “The Imitation Game” traz Benedict Cumberbatch (“O Hobbit”) como Alan Turing, o matemático que conseguiu decodificar as mensagens dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e, apesar de sua contribuição para o fim do conflito, foi perseguido por ser homossexual.

Para o ator, foi justamente a provação a que ele era submetido todos os dias, pelo segredo de sua homossexualidade, um dos fatores mais importantes em sua transformação em uma das mentes mais brilhantes da história.

Ele foi condicionado pelas suas circunstâncias”, disse Cumberbatch. “Seus processos, que resultaram no mundo em que vivemos hoje, só foram possíveis devido à sua diferença em relação aos demais. Ser homossexual o forçava a pensar diferente. Ele tornou-se muito sensível aos seus arredores. Todas as suas realizações vieram dessas observações do cotidiano, que ele sentia com intensidade. Sua percepção do ordinário, que veio de sua maneira de ser, suas defesas do mundo devido à sua sexualidade. Isso é inspirador.

O segundo mais votado foi “Learning to Drive”, em que uma escritora abandonada pelo marido encontra consolo em suas aulas de direção com um instrutor Sikh. A dramédia “St. Vincent”, protagonizada por Bill Murray (“Passion Play”), ficou com o bronze. Também por voto popular, “Beats of the Antonov”, de Hajooj Kuka, foi eleito o melhor documentário.

O Festival de Toronto se transformou nos últimos anos na plataforma de lançamento dos filmes que querem competir ao Oscar.

“The Imitation Game” ainda não tem data de estreia no Brasil.

Saiba Mais: , , , , , ,

Flávia Queiroz
@

Compartilhe


Notícias Relacionadas