Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Porcentagem de protagonistas femininas reduziu 5% em 2017, aponta estudo

A pesquisa tem como base os 100 filmes mais populares de 2017.

Porcentagem de protagonistas femininas reduziu 5% em 2017, aponta estudo>

O Centro para Estudos das Mulheres no Cinema e na Televisão, da San Diego State University, publicou na última quinta-feira (22), um estudo que aponta a redução do protagonismo feminino no cinema. As informações são do IndieWire.

A pesquisa realizada pela Dr. (a) Martha Lauzen e intitulada “It’s A Man’s (Celluloid) World” (É um mundo masculino, de celuloide), é realizada anualmente e os dados revelam que houve uma redução de 5% no número de protagonistas femininas nos filmes mais lucrativos de 2017.

Os dados coletados mostram que em 2017, mesmo tendo estreias como “A Bela e a Fera”, “Star Wars: Os Últimos Jedi” e “Mulher-Maravilha”, o percentual de personagens principais femininas, reduziu para 24% em comparação com o ano de 2016 que marcou uma porcentagem de 29%. Apenas 32% dos filmes do ano tiveram 10 ou mais personagens femininas com falas, já os homens tiveram 79%.

Para a Dr. (a) Lauzen, apesar das discussões sobre o tema, os números não indicam uma mudança real na indústria:

“Apesar da visibilidade de personagens femininas nos três principais filmes de 2017, a porcentagem de protagonistas no geral caiu. Em tempo de premiações, a discussão sobre mulheres e gênero está em alta, mas precisamos separar hipérbole da realidade. Os números não indicam uma mudança radical na indústria”.

Apesar da queda, houve um aumento no quesito diversidade. A porcentagem de protagonistas negras subiu de 14% para 16%, as latinas de 3% para 7% e as asiáticas de 6% para 7%.

“Embora a porcentagem de latinas tenha mais do que dobrado em 2017, elas continuam dramaticamente pouco representadas em comparação, ainda mais quando comparamos com a população americana”, completa a pesquisadora.

A pesquisa aponta ainda que, grande parte das atrizes que foram protagonistas em 2017, estavam na faixa dos 20 anos de idade, enquanto 46% dos atores estavam acima dos 40 anos. Esse dado contrasta com a porcentagem apresentada para protagonistas femininas acima dos 40 anos que é de apenas 29%. Outro fator relevante é o fato de os resultados revelarem que o dobro de espectadores prefere ir ao cinema ver filmes protagonizado por personagens masculinos em comparação com quem prefere ver filmes com mulheres no centro da trama.

Por outro lado, um levantamento feito pela revista The Wrap aponta que os três filmes com as maiores bilheteria de 2017 contam com uma protagonista feminina, destaque que não acontecia desde o ano de 1958. E com o movimento em Hollywood para dar mais destaques às mulheres no cinema, tanto na frente como atrás das câmeras, a tendência é que a situação melhore.

Saiba Mais: , ,

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe


Notícias Relacionadas