Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 28 de julho de 2017

Dunkirk | Filme é acusado de ignorar presença da força armada indiana na Segunda Guerra Mundial

2.5 milhões de indianos lutaram ao lado dos britânicos.

Dunkirk | Filme é acusado de ignorar presença da força armada indiana na Segunda Guerra Mundial>

“Dunkirk”, o novo filme de Christopher Nolan (“Interestelar”), tem sido bastante debatido na Índia por um motivo: a ausência da representação de soldados indianos nos eventos do filme. As informações são do The Hollywood Reporter.

Apesar do filme ter uma ótima abertura no país asiático, alguns dos membros da mídia se sentiram incomodados com a ausência da contribuição de soldados indianos naquele período. O jornal Times of India acusa Nolan de ter ignorado a presença indiana. Já John Broich, um professor de história da Case Western Reserve University, disse o seguinte:

“[A aparição das forças indianas] teriam sido um forte lembrete do quão central a presença do exército indiano foi nessa guerra. Seus serviços foram a diferença entre a vitória e a derrota.”

Broich ainda aponta que, diferente dos soldados de outras nacionalidades, os indianos ficavam calmos no meio de tiroteios e eram bem organizados. 2.5 milhões de indianos serviram ao exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial. Esse pode ser mais um daqueles casos de preconceito em Hollywood ou simplesmente a força indiana não era o foco pretendido por Nolan.

Sendo essas críticas válidas ou não, “Dunkirk” já está em cartaz e você pode já conferir nos cinemas.

Saiba Mais:

Caio Ferreira
@caiofparaujo

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas