Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 05 de março de 2018

A Forma da Água é o Melhor Filme do Oscar 2018; veja a cobertura completa da premiação

O Cinema com Rapadura acompanhou todo o evento em tempo real.

A Forma da Água é o Melhor Filme do Oscar 2018; veja a cobertura completa da premiação>

A 90ª edição do Oscar, que aconteceu na noite deste domingo (04/03), marcou o grandioso fim da temporada de premiações da indústria cinematográfica. A cerimônia, promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, é o ápice de todo o trabalho dos principais estúdios, atores, diretores, roteiristas, editores, maquiadores, produtores e toda a sorte de profissões afetadas por uma produção cinematográfica.

Para marcar presença neste evento tão marcante no calendário cinematográfico, o Cinema Com Rapadura realizou uma live cobrindo toda a premiação, tecendo opiniões sobre os vencedores de cada categoria e funcionando com uma verdadeira segunda tela durante toda a cerimônia. Você pode acompanhar a transmissão clicando aqui.

Com um total de treze indicações, “A Forma da Água” era o grande favorito da noite, e fez bonito. Faturou um total de quatro troféus, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor, para Guillermo del Toro. “Dunkirk” aproveitou de todo seu primor técnico para dominar as categorias deste escopo, levando três Oscars para casa.

Jimmy Kimmel, apresentador da cerimônia pela segunda vez consecutiva, começou seu monólogo de abertura brincando com a fatídica troca de envelopes ocorrida no ano passado, mencionou que a empresa responsável por isso falou que esse vai ser o único foco deles. Depois, ele perguntou “qual era o foco de vocês nos outros 80 anos?”. Além de outras brincadeiras referentes ao erro, o discurso de Kimmel estava repleto de referências aos casos de assédio em Hollywood, aos movimentos #MeToo e #TimesUp, tudo com muita sensibilidade e bom humor.

Veja a lista completa abaixo, com os vencedores das categorias em negrito:

Melhor Filme

“Algumas semanas atrás, Steven Spielberg disse que se você estiver lá no pódio, lembre-se que você faz parte do nosso legado, o nosso mundo dos cineastas, e se orgulhe dele. Estou muito orgulhoso, e quero dedicar isto a todos os jovens cineastas. Esta é uma porta, chutem-na e venham!”, disse Guillermo del Toro.

“A Forma da Água”
“Corra!”
“Trama Fantasma”
“Dunkirk”
“O Destino de Uma Nação”
“Lady Bird – A Hora de Voar”
“Me Chame pelo Seu Nome”
“The Post – A Guerra Secreta”
“Três Anúncios para um Crime”

Melhor Diretor

Depois de construir uma sólida carreira em Hollywood, Guillermo del Toro finalmente foi agraciado com um Oscar de Melhor Diretor. Em seu discurso, o mexicano destacou que é “um imigrante, como Gael, e como vários outros”. Ele ainda disse que “a realização mais maravilhosa da nossa arte e da nossa indústria é que ele apaga as linhas na areia”.


Christopher Nolan – “Dunkirk”
Greta Gerwig – “Lady Bird – A Hora de Voar”
Guillermo del Toro – “A Forma da Água”
Jordan Peele – “Corra!”
Paul Thomas Anderson – “Trama Fantasma

Melhor Atriz

Consagrando uma temporada de premiações irrepreensível, Frances McDormand venceu seu segundo Oscar de Melhor Atriz, desta vez por sua atuação em “Três Anúncios para um Crime“, além de já ter ganho em 1997 por “Fargo”. A atriz agradeceu o diretor Martin McDonagh, sua família e a todos presentes, mas o momento mais bonito foi quando ela pediu para todas as mulheres indicadas em alguma categoria ficassem de pé para receber aplausos. Ela pediu ainda que “os influentes da indústria não falem com elas na festa mas sim que as chamem para falar de negócios”.


Frances McDormand – “Três Anúncios para um Crime”
Margot Robbie – “Eu, Tonya”
Meryl Streep – “The Post – A Guerra Secreta”
Sally Hawkins – “A Forma da Água”
Saoirse Ronan – “Lady Bird – A Hora de Voar”

Melhor Ator

Depois de dominar a temporada de premiações, era de se esperar que Gary Oldman saísse da cerimônia com seu primeiro Oscar em mãos. Mesmo com uma concorrência pesada, a atuação esplêndida somada ao assombroso trabalho de maquiagem (que também levou o Oscar) foram suficientes para a vitória de Oldman. “Eu sou grato pelo amor e pelas amizades nos EUA, pelos presentes que recebi. Meu ‘ganha pão’, minha família e agora o Oscar”.


Daniel Day-Lewis – “Trama Fantasma”
Daniel Kaluuya – “Corra!”
Gary Oldman – “O Destino de uma Nação”
Timothée Chalamet – “Me Chame pelo Seu Nome”
Denzel Washington – “Roman J. Israel, Esq“.

Melhor Atriz Coadjuvante

Allison Janney era mais uma que figurava entre as favoritas de muitos para esta categoria, não só pela atuação magnífica, mas também pelas vitórias em todos os demais prêmios da temporada. Assim que subiu ao palco, a atriz brincou dizendo que “fez tudo sozinha”.


Allison Janney – “Eu, Tonya”
Lesley Manville – “Trama Fantasma”
Laurie Metcalf – “Lady Bird – A Hora de Voar”
Octavia Spencer – “A Forma da Água”
Mary J. Blige – “Mudbound”

Melhor Ator Coadjuvante

Arrebatando todos os prêmios que disputara até então, a vitória de Sam Rockwell era mais do que esperada no Oscar. Em seu discurso, o ator agradeceu nominalmente aos concorrentes na categoria, além de toda a equipe de “Três Anúncios para um Crime” e também a “qualquer um que tenha olhado para um outdoor”.


Richard Jenkins – “A Forma da Água”
Sam Rockwell – “Três Anúncios para um Crime”
Willem Dafoe – “Projeto Flórida”
Woody Harrelson – “Três Anúncios para um Crime”
Christopher Plummer – “Todo Dinheiro do Mundo

Melhor Roteiro Original

Uma vitória mais do que merecida. Isso é tudo que pode ser dito sobre Jordan Peele e seu “Corra!“. Em seu agradecimento, o diretor e roteirista disse: “isso significa muito pra mim, tentei fazer esse filme 20 vezes, achei que era impossível fazer, mas continuei tentando porque eu sei que teria alguém para assisti-lo. Eu queria dar voz a essas pessoas. Agradeço a quem comprou um ingresso, a todos que viram esse filme”. Peele também tornou-se o primeiro roteirista negro não só a a ser indicado, mas a vencer na categoria.


“A Forma da Água”
“Corra!”
“Doentes de Amor”
“Lady Bird – A Hora de Voar”
“Três Anúncios para um Crime”

Melhor Roteiro Adaptado

Ao tornar-se a pessoa mais velha a vencer um Oscar, James Ivory começou enfatizando que sua “regra número um para qualquer roteiro adaptado é que o primeiro agradecimento seja para o autor da obra original, [neste caso] André Aciman”. O veterano de 89 anos completou dizendo que “Me Chame Pelo Seu Nome” “é um filme sobre um primeiro amor, seja hétero, gay ou algo no meio disso”.


“A Grande Jogada”
“Logan”
“Me Chame pelo Seu Nome”
“Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi”
“O Artista do Desastre”

Melhor Filme Estrangeiro

“Uma Mulher Fantástica” foi responsável por passar uma mensagem poderosa sobre tolerância e identidade, além de premiar pela primeira vez uma atriz trânsgenero, a também cantora Daniela Vega.


“Uma Mulher Fantástica” (Chile)
“Sem Amor” (Rússia)
“The Square: A Arte da Discórdia” (Suécia)
“O Insulto” (Líbano)
“On Body and Soul” (Hungria)

Melhor Animação

Com muita empolgação dos latino-americanos presentes no palco, “Viva – A Vida é uma Festa” obteve uma vitória bastante esperada por todos. Visivelmente emocionado, o diretor Lee Unkrich afirmou que “marginalizados merecem se sentirem melhores” e que “representatividade importa”.


“Com Amor, Van Gogh”
“O Poderoso Chefinho”
“The Breadwinner”
“O Touro Ferdinando”
“Viva – A Vida é uma Festa”

Melhor Fotografia

Depois de 14 indicações, o brilhante Roger Deakins finalmente foi agraciado com o Oscar de Melhor Fotografia. O trabalho inacreditável mostrado em “Blade Runner 2049” mais do que gabaritou o experiente diretor de fotografia para este prêmio.


“A Forma da Água”
“Blade Runner 2049”
“Dunkirk”
“O Destino de Uma Nação”
“Mudbound”

Melhor Edição
“A Forma da Água”
“Dunkirk”
“Em Ritmo de Fuga”
“Eu, Tonya”
“Três Anúncios para um Crime”

Melhor Trilha Sonora

Mais um dos que dominaram a temporada de premiações deste ano, Alexandre Desplat garantiu seu segundo Oscar na categoria, tendo vencido também em 2014, por “O Grande Hotel Budapeste”. O compositor agradeceu especificamente ao diretor Guillermo del Toro “por deixar a música ser a voz de seus personagens e transmitir a bela melancolia do amor”.


“A Forma da Água”
“Dunkirk”
“Trama Fantasma”
“Star Wars: Os Últimos Jedi”
“Três Anúncios para um Crime”

Melhor Canção Original
Mighty River – “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi”
Mystery of Love – “Me Chame pelo Seu Nome
Remember Me – “Viva – A Vida é uma Festa”
This Is Me – “O Rei do Show”
Stand Up For Something – “Marshall”

Melhor Design de Produção
“Blade Runner 2049”
“A Bela e a Fera”
“A Forma da Água”
“Dunkirk”
“O Destino de uma Nação”

Melhor Figurino
“A Bela e a Fera”
“O Destino de uma Nação”
“Trama Fantasma”
“A Forma da Água”
“Victoria e Abdul”

Melhor Edição de Som
“A Forma da Água”
“Blade Runner 2049”
“Dunkirk”
“Em Ritmo de Fuga”
“Star Wars: Os Últimos Jedi”

Melhor Mixagem de Som

Dentre os agradecimentos, os profissionais do som destacaram a importância de Christopher Nolan em acreditar e incentivá-los a inovar.


“Dunkirk”
“Em Ritmo de Fuga”
“Star Wars: Os Últimos Jedi”
“A Forma da Água”
“Blade Runner 2049″

Melhores Efeitos Visuais
“Blade Runner 2049”
“Planeta dos Macacos: a Guerra”
“Star Wars: Os Últimos Jedi”
“Guardiões da Galáxia Vol. 2”
“Kong: A Ilha da Caveira”

Melhor Maquiagem e Penteado
“Extraordinário”
“O Destino de uma Nação”
“Victoria e Abdul”

Melhor Documentário

A vitória de “Ícaro” nesta categoria pode ser tratada como uma certa surpresa, pois era esperado que Agnés Varda fosse premiada pelo seu “Faces Places“. Felizmente para os produtores, o documentário sobre o o grande esquema de doping russo levou a melhor. O diretor destacou que espera que o longa “seja um alerta não só para a Rússia, mas para a importância de dizer a verdade, agora mais do que nunca”.


“Ícaro”
“Last Men in Aleppo”
“Strong Island”
“Abacus – Small Enough To Jail”
“Faces Places”

Melhor Documentário de Curta-Metragem
“Edith+Eddie”
“Heroin(e)”
“Heaven Is A Traffic Jam on The 405”
“Knife Skills”
“Traffic Stop”

Melhor Curta de Animação
“Garden Party”
“Dear Basketball”
“Revolting Rhymes”
“Lou”
“Negative Space”

Melhor Curta de Live-Action
“DeKalb Elementary”
“My Nephew Emmett”
“The Eleven O’Clock”
“The Silent Child”
“Watu Wote/All of Us”

Saiba Mais: , , , , , , , , , , , , , ,

Martinho Neto
@omeninomartinho

Compartilhe


Notícias Relacionadas