Cinema com Rapadura

Colunas   terça-feira, 15 de maio de 2012

Técnica stop motion está de volta às salas de cinema com Piratas Pirados

Conheça um pouco mais sobre um dos estilos mais fascinantes do cinema.

Estreou na última sexta-feira (11) nos cinemas brasileiros o novo filme de animação em stop motion de Peter Lord (“A Fuga das Galinhas”) e Jeff Newitt (“Trainspotter”), “Piratas Pirados!”. O longa, produzido pelo estúdio inglês Aardman Animations (“Wallace & Gromit”), apresenta um diferencial comparado aos outros produzidos pela empresa de animação, pois é o primeiro  a usar a técnica no formato digital. Mesmo assim, as características técnicas desse estilo não foram deixadas de lado e foram incorporadas na realização do filme, permitindo criar figuras e personagens repletos de detalhes.

Stop motion é o nome dado à técnica de animação que consiste em manipular e fazer com que objetos inanimados pareçam se mexer por conta própria. O termo significa captura de movimento fotograma a fotograma (frame to frame), ou quadro a quadro, por meio de uma câmera de filmar, máquina fotográfica ou computador. Entre um fotograma e outro (ou entre uma captura da imagem e outra), o animador muda um pouco a posição dos objetos registrados, dessa forma causando a ilusão de movimento por parte desses mesmos objetos quando a série de fotogramas é rodada em sequência. Para filmar um único segundo em um filme stop motion é preciso capturar 24 fotogramas.

Vários materiais podem ser utilizadas para a concretização dessa técnica cinematográfica, como recortes de papel e arame, mas os mais tradicionais são a massinha de modelar e bonecos que possuam sistema de articulações móveis, o que facilita na criação dos movimentos na hora da gravação. Na realização de um longa-metragem, considerar o tipo de material a ser usado é extremamente importante, pois ele deve se mostrar resistente e maleável para durar os meses necessários na gravação do filme.

No início da história, a técnica era usada com o objetivo de impressionar o público fazendo com que ele acreditasse que objetos se moviam por pura magia. O primeiro filme  de que se tem conhecimento é um curta-metragem realizado em 1898 por Albert Smith e Stuart Blackton, chamado “The Humpty Dumpty Circus” (“O Circo de Humpty Dumpty”), em tradução livre), onde animais e acrobatas de brinquedo ganham vida. Já o segundo filme em stop motion que se tem registro, chamado Fun In A Bakery Shop (“Diversão Numa Padaria” – 1902) foi dirigido por Edwin Porter e lançado por Thomas Edison. O curta se valia do stop motion para a criação de seus efeitos especiais.

No entanto, foi o francês George Méliès, mestre dos truques cinematográficos, que acabou por desenvolver a técnica. Foi ele  quem pensou em uma forma de fazer parecer que os objetos se moviam magicamente na tela; ele descobriu que poderia pausar uma filmagem, mover e alterar os objetos registrados em estúdio e voltar a filmá-los. Méliès utilizou a técnica aperfeiçoada por nos efeitos especiais de vários filmes, incluindo o icônico “Viagem À Lua” (1902).

A partir de então, vários nomes começaram a surgir e a se conceituar no meio cinematrográfico voltado para a técnica, procurando sempre inovações. Um desses grandes cineastas foi Willis O’Brien, considerado um dos mestres do stop motion em efeitos especiais e uma das maiores fontes de inspiração de nomes importantes do cinema atual, como Steven Spielberg e George Lucas. Ele usou a técnica para fazer os efeitos especiais de “O Mundo Perdido” (1925) e marionetes na realização de “King Kong” (1933).

Com a evolução da tecnologia e dos meios de produção cinematográfica, o stop motion passou a ser cada vez mais utilizado na realização de animações, podendo ser usado também em filmes live action. Dentro do próprio estilo de animação podemos encontrar algumas subcategorias. Dentre elas se destacam:  animação com massinha (clay animation ou claymation), em que massa de modelar é usada na criação de bonecos que serão manipulados durante as gravações da animação; animação com marionetes, em que os bonecos usados possuem partes que podem ser mudadas ou substituídas dependendo da ação a ser executada ou expressão/sentimento de um personagem; e animação por célula, um dos métodos mais usados nos desenhos do século XX (Ex.: “O Rei Leão”)

Veja abaixo informações e vídeos sobre alguns filmes do gênero:

O Mundo Perdido (1925): Filme dirigido por Harry Hoyt e baseado no livro “O Mundo Perdido”, de Arthur Conan Doyle. No filme, o paleontologista Professor George Challenger acredita que ainda existem dinossauros nos lugares mais remotos da selva Amazônica. Para ajudar a provar sua teoria, ele recebe o apoio de um jornal para viajar com um grupo de pessoas até lá e ver o que pode encontrar.

King Kong (1933): Filme dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack. Uma equipe de cinema liderada por Carl Denham viaja para a Ilha da Caveira, acreditada ser apenas uma lenda, e se depara com uma civilização primitiva que oferece mulheres a Kong, um deus-gorila gigante. Quando essa civilização captura Ann Darrow, a estrela do filme, a equipe de marinheiros, agora liderada pelo imediato Jack Driscoll, parte em resgate, enfrentando inúmeros perigos tais como dinossauros e insetos gigantes.

Rudolph – A Rena do Nariz Vermelho (1964): A rena Rudolph sonha em conduzir o trenó do Papai Noel na noite de Natal, mas é discriminado pelas outras renas e os elfos que montam os brinquedos por ser diferente e ter um nariz vermelho que brilha. Ele foge de casa e faz vários amigos também considerados outcasts e acaba aprendendo que ele é especial justamente por ser diferente.

O Estranho Mundo de Jack (1993): Jack é um ser que vive na Cidade do Halloween, cercado por criaturas fantásticas, onde todos passam o ano organizando a festa de Halloween do ano seguinte. cansado da mesmo rotina ele descobre o espírito natalino e tenta convencer os demais a sequestrar Papai Noel, para fazerem uma festa de natal.

James e o Pêssego Gigante (1996): Mistura live action e stop motion. Um garoto órfão, com tias terríveis, torna-se amigo de insetos que vivem dentro de um pêssego gigante, onde ele acaba entrando e torna-se uma animação também.

A Fuga das Galinhas (2000): Em uma fazenda uma galinha tenta elaborar um plano de fuga do galinheiro para livrar todos do seu destino trágico. No entanto ela é pega e levada para a solitária e caberá ao galo resgatá-la.

Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais (2005): Wallace, um inventor, e seu cão, Gromit, estão animados com o concurso anual de legumes gigantes, mas terão que proteger sua plantação dos coelhos famintos. Wallace inventa uma máquina para capturar os coelhos sem machucá-los, mas ainda resta uma fera, o Coelho-Homem.

http://www.youtube.com/watch?v=CvC7V2xSMBM

A Noiva Cadáver (2005): Em um vilarejo europeu do século 19, vive um jovem que está de casamento marcado com uma bela moça, mas acidentalmente acaba se casando com uma noiva morta, que o leva para a Terra dos Mortos. Ele tenta desfazer o casamento, mas descobre que o mundo dos mortos pode ser mais animado do que sobre a terra.

http://www.youtube.com/watch?v=tKrAy3RgVEs

Coraline e o Mundo Secreto (2008): Uma menina muda-se com a família para uma enorme casa, onde descobre um universo paralelo, onde todos têm olhos de botões e seus pais paralelos querem mantê-la presa.

Mary & Max (2009): Uma menina australiana de oito anos, gordinha e solitária resolve escrever aleatoriamente para uma pessoa de Nova York e encontra um homem de 44 anos, obeso, judeu e com dificuldades de se relacionar. Tornam-se amigos, trocando cartas por anos, ajudando um ao outro.

O Fantástico Sr. Raposo (2009): Depois de ser pego tentando roubar um galinheiro, o Sr. Raposo decide levar uma vida honesta e cuidar de sua família. Torna-se jornalista, compra uma casa numa árvore, típica de classe média. Mas não consegue controlar seus impulsos atávicos e resolve roubar as fazendas vizinhas.

Uma Cidade Chamada Pânico (2009): Um cowboy e um índio querem surpreender seu amigo cavalo, dando a ele uma churrasqueira como presente de aniversário, mas o plano dá errado e eles agora têm 50 milhões de tijolos para se livrar.

Minhocas – O Filme (2011): Co-produção Brasil/Canadá. Conta a história de um menino-minhoca de 11 anos, que está tentando se enturmar com os garotos do seu condomínio, quando é escavado para fora da terra e vive grandes aventuras.

Adele Lazarin
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados